em ,

As séries animadas do Batman de Bruce Timm

Batman_Animated-Series

Em 1992, o desenho animado Batman: The Animated Series (Batman: A Série Animada) mudou o universo do Homem-Morcego para sempre. A dinâmica da série revolucionou as animações da época por apresentar uma técnica de sombra que acabou sendo chamada de “Dark Deco“. Esta técnica deu a cada cena da cidade de Gotham um visual extraordinário, redefinindo a imagem da cidade.

A série ainda renovou personagens clássicos, mudando alguns detalhes de suas origens e captando uma perspectiva única de cada um.  A série incluía praticamente todos os personagens clássicos, incluindo alguns novos, porém a mais significante mudança foi a transformação de Dick Grayson/Robin ao colocá-lo em uma “nova” roupa da década de 90 o que resultou em uma representação muito mais adulta que jamais foi vista do personagem.

Outra mudança significativa foi a transformação da galeria de vilões., desde o popular Coringa até um obscuro Rei Relógio, a série deu a cada um dos vilões uma personalidade única e perfeita, introduzindo novos personagens, como a popular Sra. Harley Quinn, vulgo Arlequina. Como ela surgiu no seriado ainda no sétimo episódio, Harley rapidamente roubou a cena de grandes personagens femininas como a Mulher-Gato e Hera Venenosa.

batman_animatedNo outono de 1995, os 5 últimos episódios foram ao ar e assim as cortinas se fecharam para a série animada do Cruzado Encapuzado.

Felizmente após um longo hiato, Batman retorna muito mais interessante do que nunca, quando a Warner resolve criar crossover entre as séries animadas do Superman e Batman. A nova série (continuação da série antiga), mostra Batman ao lado de Asa Noturna, Robin e Batgirl na batalha contra os super vilões de Gotham.

Quando vimos Robin pela última vez, ele e Batman lutavam incansavelmente pela justiça nos becos de Gotham. Nesta nova série, as coisas mudaram um pouco: Dick Grayson não é mais o Menino-Prodígio. Na verdade, Dick já é graduado na faculdade e acabou de retornar de uma viagem ao redor do mundo, muito parecida com a que Bruce Wayne fez anos atrás. Quando chegou à cidade Grayson considerou muito seu retorno como Robin, e por ver que já era hora de seguir seu próprio caminho, assumiu a identidade de Asa Noturna.

Porém Batman sempre precisará de um Robin, e Tim Drake se torna o novo Menino-Prodígio quando Bruce Wayne o adota. O verdadeiro pai de Tim era um pequeno ladrão que roubou dinheiro do vilão Duas-Caras e deixou a cidade. Quando Tim se vê no meio de uma guerra de seu verdadeiro pai contra Duas-Caras (chegando ao ponto do vilão quase matar Tim), Batman entra em ação e salva o menino. Sabendo o quanto é duro crescer sem pais, Batman coloca Tim sob sua proteção e assim nasce o novo Robin.

Na nova série, vimos também muito mais da Batgirl, que passou a ser um membro regular da equipe do Batman. Assim como Grayson, Bárbara Gordon se formou recentemente na faculdade e leva uma vida dupla. De manhã ela é a filha do Comissário de Polícia e a noite ela é Batgirl, lutando contra a escória de Gotham. Quando Dick deixou Gotham, Batman ocasionalmente convidava Batgirl para auxiliá-lo em alguns casos, dando a ela pleno acesso a Bat-Caverna e a toda sua tecnologia. Juntos, todos esse heróis dedicam suas vidas em eliminar todo o crime da cidade de Gotham, arriscando suas vidas em busca de justiça.

A série foi produzida pela Warner Bros. Television Animation, sob a responsabilidade da equipe criativa de Alan Burnett, Paul Dini e Bruce Timm, que posteriormente iriam lançar também o desenho da Liga da Justiça.

Batman-Dark-Knight-beyond

Com o sucesso dos novos episódios da série animada do Batman, a Warner decidiu arriscar em mostrar como seria o herói no futuro. A Warner fez um trabalho tão bem feito com o desenho que até hoje em dia Terry McGuiness é lembrado como o Batman do Futuro (Batman Beyond).

Na animação, temos Bruce Wayne já ‘nos seus muitos anos de vida’ tendo que passar o bastão para alguém mais novo, assim um novo Batman – com ritmo e estilo totalmente novos – surge em uma Gotham muito mais sombria e perigosa que a de outrora. Batman do Futuro, foi a última série feita por Bruce Timm e equipe para o Batman, e até hoje em dia não há nenhuma série que consiga chegar aos pés do trabalho competente que o artista fez.

Seu estilo, seu traço e toda a filosofia que criou ao redor do personagem são usados e copiados até hoje ao se fazer uma história do Homem Morcego. E, ao comemorar os 70 anos do Batman, Bruce Timm merece muito mais do que um destaque.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação V.H. Batista