Downton Abbey, uma das séries mais bem-sucedidas da TV britânica, chegará ao último capítulo em sua sexta temporada deixando milhares de fãs inconsoláveis, inclusive aqui no Brasil.
O motivo principal é o encerramento do contrato da maioria dos atores e que devem se aventurar em produções maiores, inclusive no cinema. A veterana atriz Maggie Smith já tinha divulgado a imprensa que sua personagem não teria condições de continuar na produção devido à sua idade avançada.
Aclamada também pela crítica, Downton Abbey já ganhou três Globos de Ouro (os dois primeiros para Maggie Smith e o mais recente para Joanne Froggatt), três BAFTAs e onze Emmys. Outra conquista importante de Downton Abbey é o SAG Awards 2013 (premiação do sindicato norte-americano de atores) na categoria melhor elenco em série dramática pela segunda temporada.
Escrito e criado por Julian Fellowers, o seriado começa no início do século 20 e acompanha a história da família Crawley e dos seus empregados que vivem no interior da Inglaterra. Um dos aspectos mais interessantes de Downton Abbey é que a trama mostra como era a relação da aristocracia inglesa com os criados naquela época. Downton Abbey também acompanha acontecimentos históricos importantes do século 20, como o naufrágio do Titanic, a Primeira Guerra Mundial, a conquista do direito de voto para as mulheres e o nascimento do socialismo.
A sexta e última temporada, atualmente em produção, será situada no final da década de 1920, com oito capítulos confirmados (além de um especial de Natal com a participação do ator George Clooney). A previsão é que os últimos capítulos sejam transmitidos no Reino Unido em setembro. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.
Exibida em mais de 100 países pelo mundo, Downton Abbey é transmitida no Brasil pelo canal pago GNT aos sábados, às 23 horas. A TV Cultura também passará a transmitir a série a partir de 1º de abril, às 22 horas, com exibição de quarta a sexta-feira. As três primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.
Sinopse
No início do século 20, o patriarca da família Crawley luta para manter o legado de Downton Abbey. Após a morte de um parente que estava a bordo do Titanic, Robert Crawley (Hugh Bonneville) descobre que o novo herdeiro da propriedade é um sobrinho distante, Matthew Crawley (Dan Stevens), um advogado idealista com ideias nada conservadoras. Enquanto Robert e sua esposa Cora (Elizabeth McGovern) se preocupam com o futuro de suas três filhas, Mary (Michelle Dockery), Edith (Laura Carmichael) e Sybil (Jessica Brown Findlay), os criados da mansão trabalham para manter a rotina e a tradição da família.
Curiosidades sobre a série
– Julian Fellowes foi acusado de plagiar a obra clássica Little Women, de Louisa May Alcott. Com o passar do tempo, as acusações perderam força;
– A série Downton Abbey é gravada no “Highclere Castle“, residência da família Carnarvon, no Reino Unido. Entretanto, as cenas das áreas de serviço são filmadas no estúdio em Londres;
– Os personagens de Hugh Bonneville (Robert Crawley), Maggie Smith (Lady Violet Crawley) e Brendan Coyle (John Bates) foram escritos especialmente para os atores;
– De acordo com o livro The World of Downton Abbey, cada episódio da série custa em torno de 1 milhão de libras, o que corresponde aproximadamente a 2,9 milhões de reais;
– Michelle Dockery (Lady Mary Crawley) além de atriz também é cantora de jazz. Ela e sua colega de elenco Elizabeth McGovern (Cora Crawley), que tem uma banda chamada Sadie and the Hotheads, já até se apresentaram juntas.
Me apaixonei por essa série. Gostaria muito que tivessem mais temporadas.
Amei essa série, gostaria que tivessem mais temporadas.