“Mad Men” resiste ao tempo com seu refinamento e perfeita apropriação de sua época

"Mad Men" resiste ao tempo com seu refinamento e perfeita apropriação de sua época – Ambrosia

Tem que ser mesmo uma série muito brilhante para, após cinco temporadas, ainda ser considerada um programa excelente. E hoje quem carrega essa “fama” é Mad Men, último suspiro de substancialidade narrativa da TV americana.

A trajetória de Don Drapper (Jon Hann) continua a ser a grande força narrativa da série, que espelha o mundo pelo cinismo de uma agência de publicidade nos anos 60. Nessa quinta temporada, Mad Men foi solidificando algumas espaças viradas que a trama foi galgando ao longo dos últimos quatro anos. E o que de mais orgânico ela resulta é o casamento perfeito com que a evolução dos personagem passam conjuntamente com as transformações sociais vigentes. Daí, “eventos sociais” como a participação mais ativa do negro no mercado de trabalho, o reposicionamento da mulher e até o acirramento político da época, renderam bons ganchos de episódios.

"Mad Men" resiste ao tempo com seu refinamento e perfeita apropriação de sua época – Ambrosia

Essa também foi a temporada em que a série solidificou sua audiência (heroica, para os padrões da relativamente pequena AMC) e ainda em que tivemos uma narrativa bem mais leve, ainda que com episódios sombrios do ponto de vista humano de seus personagens. Um dos episódios mais marcantes foi o que a filha de Drapper, Sally (Kiernan Shipka) aponta sua percepção sobre o “mundo dos adultos”: genial. No finzinho, ainda tivemos algumas viradas na agência, um suicídio e um ultimo episódio que relativiza a aparente paz na vida pessoal de Drapper. Tudo embalado pela eficiência plástica e pela ousadia de desconstruir os vício da dramaturgia televisiva que nada acrescenta ao audiovisual adulto e contemporâneo.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
De Woody, com amor

De Woody, com amor

Confesso que uma opinião sobre um filme que se passa na Itália, no meu caso,

Prox
“A Era do Gelo 4” apresenta novos personagens mas não inova

“A Era do Gelo 4” apresenta novos personagens mas não inova

  Quando anunciam que um filme ganhará uma continuidade ficamos receosos e

Sugestões para você: