AcervoCríticasMúsica

Mahmundi sofistica e reafirma seu status em novo disco

Marcela Vale, que usa o nome artístico Mahmundi, é uma jovem cantora que despontou em 2014 com seu álbum “Efeito das Cores” e logo após lançou o EP “Setembro”. Depois de ser apontada como uma das grandes promessas da música brasileira, tendo seu trabalho divulgado no festival de música pop/eletrônica Polos, no ano passado, chega o terceiro trabalho, que leva seu pseudônimo com título. “Mahmundi” (Stereomono/Skol Music) é um disco sofisticado, classudo, que pode perfeitamente configurar entre os melhores lançamentos nacionais do primeiro semestre de 2016. Constituído de uma sonoridade etérea permeando as 10 faixas, a cantora traz nítidas influências da MPB jovem dos anos 1980 que flertava com o pop/rock, mas não chegava a ser classificada como BRock, além da música eletrônica.

As faixas ‘Hit’ (que abre o álbum) e ‘Eterno Verão’ e ‘Desaguar’ são as que colocam essa característica mais em evidência. Mahmundi celebra o amor e as doçuras e agruras do relacionamento a dois, mas emoldurando com um clima solar, que evoca o verão carioca. É música para tocar na rádio, mas sem nenhum demérito nisso. É a afirmação de que música pop e palatável não precisa ser, necessariamente, ruim ou medíocre. Uma das faixas mais interessantes do disco é ‘Meu Amor’, que vai ganhando camadas em seu decorrer, culminando em um belo mosaico sonoro. A seguinte, ‘Calor do Amor’, é um eficiente synth pop, com muita batida e teclado como se estivéssemos em 1985. Nesse ponto, sua nostalgia se assemelha bastante à da banda Chvrches.

É curioso notar a forte influência do estilo da cantora Marina sobre a performance vocal de Mahmundi. Nas faixas ‘Leve’ e ‘Quase Sempre’ ela reproduz até alguns maneirismos vocais da grande hit maker brasileira dos anos 80. Curioso porque Marina era uma cantora branca que emulava a voz de uma negra, enquanto Mahmundi é negra, e tem genuinamente a modulação vocal que a primeira reproduzia.

‘Wild’, a penúltima música, chama atenção por acrescentar elementos de percussão afro intensos logo na abertura, e pontuando o refrão intermediário, dando um clima jungle à música, oferecendo um contraste com o singelo piano, que se destaca da metade para o final da canção. A última faixa, ‘Sentimento’ talvez seja a que mais se desgarre da nostalgia oitentista que dá o tom ao álbum. Nela há até, de certa forma, uma remissão a Marisa Monte, mas não chega a soar como cópia.

Mahmoud tem uma bela voz, além disso conta com uma eficiente produção, que, apesar de não ter sido caríssima, consegue atingir o resultado desejado e muito satisfatório. E esse resgate da música popular radiofônica de três décadas atrás não é falta de personalidade ou aposta em uma fórmula já testada, e sim uma clara identificação com um estilo, que pode perfeitamente ser abandonado no próximo trabalho. Por enquanto, temos um belo exemplar de uma cantora nacional que tem tudo para ganhar ainda mais destaques na cena musical.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

MúsicaNotícias

Led Zeppelin – mais de 80 minutos de show histórico de 1970 surgem na internet

Gravado em 16mm durante o Festival de Bath, registro cru e inédito...

LançamentosMúsica

Josh Beauchamp apresenta pop maduro no início da carreira solo

Com os singles “Love You Again” e “Give It Back!”,  ex-membro do...

LançamentosMúsica

Luella une eletrônico, rock e métrica incomum na psicodélica “Serpente Caranguejo”

Com compasso raro e narrativa inspirada na força do signo de Câncer,...

LançamentosMúsica

Snow Patrol e Kylie Minogue unem forças no single “These Alarms”

Escrita especialmente para a estrela pop, a faixa marca a estreia da...

CríticasFilmes

“Homem-Aranha: Um Novo Dia” e a árdua tarefa de recomeço

Novo longa abraça a essência clássica do herói, longe das muletas do...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

LançamentosMúsica

saudade inicia nova fase com o single “desculpa eu ser um trem desgovernado”

Composição intimista e confessional antecipa o conceito do próximo álbum, marcando o...

LançamentosMúsica

Com “Grande Gostosa”, MARIANNA abre fase de maturidade, humor ácido e amor-próprio

Escrita em parceria com Arthur Marques e Jenni Mosello, faixa ganha um...