Filmes

“Contracorrente” espande o êxito peruano no oficio do bom cinema

Ang Lee e seu Brokeback Mountain ensinaram ao mundo que uma história de amor é universal não importando os fatores humanos a ele envolvidos. Contracorrente, candidato peruano ao Oscar de filme estrangeiro segue a cartilha e ainda dimensiona essa descentralização discursiva para patamares de realismo fantástico.

Passado numa exuberante locação do litoral norte do Peru, a produção narra a história de Miguel (Cristian Mercado), um pescador de um povoado simples que goza de certa liderança entre os locais e, apesar de ser casado e com a esposa grávida, mantém um relacionamento secreto com Santiago (Manolo Cardona), um artista plástico e fotógrafo que possui uma casa na região e tem fama de forasteiro entre os moradores. A trama evolui para uma relação sobrenatural que encontra seu ápice quando o segredo precisa confrontar as tradições religiosas e culturais daquele povo.

Dirigido com delicadeza pelo estreante Javier Fuentes-Léon, Contracorrente conta com interpretações intensas (nada que lembre as novelas latinas), em especial ao trio de protagonistas com Tatiana Astengo, como a mulher traída, sendo um dos grandes destaques do longa. O roteiro tem boas sacadas e conduz tudo com elegância (como nas cenas homo-eróticas) e segurança (como no climax final).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ra1apqSSsBM[/youtube]

Ao contrário da maioria da cinematografia latina, o filme de Fuentes-León foge ao padrão de fotografia suja e procura na beleza e placidez de suas imagens a força e (de certa forma) dureza de seu conto. E o cinema peruano ascende qualitativamente a cada ano com seu olhar às idiossincrasias culturais de seu território – como o premiadíssimo A Teta Assustada, de Claudia Llosa – sendo vertido à universalidade do bom cinema.

[xrr rating=4/5]

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

FilmesNotícias

Ancine processa produtora de cinebiografia de Bolsonaro por gravações irregulares no Brasil

A agência abriu processo administrativo contra a norte-americana Go Up Entertainment por...