AcervoAgenda

Clássicos Cinemark: “Touro Indomável” (1980)

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2014/10/touro.jpg" rel="nofollow"> &title=Cl%C3%A1ssicos%20Cinemark%3A%20%E2%80%9CTouro%20Indom%C3%A1vel%E2%80%9D%20%281980%29" rel="nofollow"> &name=Cl%C3%A1ssicos%20Cinemark%3A%20%E2%80%9CTouro%20Indom%C3%A1vel%E2%80%9D%20%281980%29" rel="nofollow">

Depois da tempestade, vem a bonança. Isso foi verdade na carreira de dois monstros do Cinema Americano: o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro. Logo após o fracasso de “New York, New York” nas bilheterias, Scorsese chegou ao fundo do poço do mundo das drogas, e coube ao seu amigo (e co-protagonista do recente fracasso) De Niro vir resgatá-lo com a proposta de um filme sobre um boxeador. Dois anos depois, quando “Touro Indomável” chegou aos cinemas, o esforço se mostrou recompensador: a cinebiografia de Jake LaMotta garantiu o Oscar de Melhor Ator a De Niro e representou o início de uma nova fase áurea para Scorsese.

A história do boxeador começa em 1964 e é contada em flashback. É uma vida de altos e baixos, de desafios e perdas, de conexões com a Máfia, problemas familiares e brigas conjugais. Scorsese recusou o projeto por quatro anos até que sua overdose quase fatal o fez aceitar fazer o filme que ele imaginava ser seu último, com uma simbologia extra: o ringue de boxe como uma alegoria da vida.
A fotografia em preto e branco tem aqui o mesmo efeito suavizante que possui em “Psicose” (1960): impede que o público seja bombardeado com mares de sangue ultrarrealista, mas permite que a sensação de desespero e desumanidade seja passada com a mesma eficácia. Scorsese usou algumas técnicas de “Psicose” para efeitos especiais, como substituir sangue cenográfico por chocolate e criar efeitos sonoros na casca oca de frutas variadas (por exemplo, esfaqueando um melão para imitar o barulho dos socos).

Se você prestar bastante atenção, verá como Scorsese trabalhou duro para criar os melhores truques de câmera de sua carreira. Nas cenas com boxeadores, ele inovou colocando a câmera dentro do ringue e ensaiando uma coreografia entre os dois pugilistas e o aparelho cinematográfico. Nunca o público havia chegado tão perto da ação. O diretor também usou um perspicaz estímulo visual: filmou em ringues de tamanhos diferentes de acordo com o que o protagonista sentia na cena. Assim, se Jake LaMotta estivesse angustiado e sufocado, Scorsese filmaria a cena em um ringue pequeno.

Martin Scorsese não foi o único que fez um esforço titânico nas gravações: Robert De Niro passou por uma transformação física até então inédita no Cinema, engordando quase 30 quilos para o papel. Desde então a Academia passou a recompensar quem se sujeita a sacrifícios como este em nome da arte cinematográfica. Matthew McConaughey que o diga.
O tempo foi o maior benfeitor para “Touro Indomável”. Teve uma estreia fraca e recepção morna pela crítica e pelo público. Em 1989, entretanto, foi escolhido o melhor filme da década. Joe Pescik, que interpreta Joey LaMotta, estava para desistir da carreira de ator, e com esta chance conseguiu uma indicação ao Oscar e uma carreira novinha em folha. Porque todo mundo merece uma segunda chance. Até o diretor mais louco e genial da Hollywood pós anos 70.
“Touro Indomável” é a atração dos dias 25, 26 e 29 de outubro nas salas Cinemark.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaMúsicaNotíciasShows

Planet Hemp anuncia seu fim com turnê de despedida

Chega ao fim a jornada dos homens-fumaça. O Planet Hemp anunciou nessa terça-feira (17)...

@7e8prod
AgendaDança

Coletivo Soul Dip leva dança urbana às ruas com o espetáculo “Da Quebra Brada: Uma Carta Aberta”

Criado pelo Coletivo Soul Dip, o espetáculo de dança “Da Quebra Brada:...

Divulgação
AgendaFilmes

Festival Mulheres no Cinema abre inscrições gratuitas para curtas-metragens

Estão abertas, até 4 de julho de 2025, as inscrições para a...

AgendaFotografiaTecnologia

Exposição “Baixa Tecnologia”, de Pedro Stephan, ocupa o CCJF

As pessoas já se acostumaram a utilizar tecnologias de ponta, na palma...

AgendaShows

Rodolfo Abrantes se apresenta no Teatro Clara Nunes

Seis meses após se apresentar no Rio de Janeiro com a Microfonia...

Banda Los Pablos revisita clássicos da música latina
AgendaShows

Banda Los Pablos revisita clássicos da música Latina

A banda Los Pablos apresentará clássicos da música latina neste domingo (15/06),...

Marku Musical por Pablo Bernardo
AgendaMúsicaTeatro

No CCBB SP, Marku Musical revisita obra de Marku Ribas

Após temporadas marcantes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o...

Foto por Bruna Sussekind
AgendaMúsica

Mari Jasca leva turnê “Disparada” a cidades do Rio de Janeiro e São Paulo

A cantora, compositora e artista cênica Mari Jasca está em circulação com...

AgendaTeatro

“Sem registro – Uma performance paterna” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Mesclando autoficção, depoimentos reais e dados estatísticos sobre ausência paterna, o espetáculo...

AgendaLiteratura

Karina Galindo lança obra na Feira do Livro

Após 13 anos atuando como produtora cultural, curadora e roteirista, a recifense...

AgendaFestivais

“Poemaria” concorre no Festival Curta! Documentários  

De 2 de junho a 2 de julho, o documentário “Poemaria” de...

AgendaTeatro

“Clara Nunes – A Tal Guerreira” chega a Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Após temporadas em São Paulo e Fortaleza, o musical “Clara Nunes –...