em

Clássicos Cinemark: “Touro Indomável” (1980)

Depois da tempestade, vem a bonança. Isso foi verdade na carreira de dois monstros do Cinema Americano: o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro. Logo após o fracasso de “New York, New York” nas bilheterias, Scorsese chegou ao fundo do poço do mundo das drogas, e coube ao seu amigo (e co-protagonista do recente fracasso) De Niro vir resgatá-lo com a proposta de um filme sobre um boxeador. Dois anos depois, quando “Touro Indomável” chegou aos cinemas, o esforço se mostrou recompensador: a cinebiografia de Jake LaMotta garantiu o Oscar de Melhor Ator a De Niro e representou o início de uma nova fase áurea para Scorsese.
Clássicos Cinemark Touro Indomável 1980 2
A história do boxeador começa em 1964 e é contada em flashback. É uma vida de altos e baixos, de desafios e perdas, de conexões com a Máfia, problemas familiares e brigas conjugais. Scorsese recusou o projeto por quatro anos até que sua overdose quase fatal o fez aceitar fazer o filme que ele imaginava ser seu último, com uma simbologia extra: o ringue de boxe como uma alegoria da vida.
A fotografia em preto e branco tem aqui o mesmo efeito suavizante que possui em “Psicose” (1960): impede que o público seja bombardeado com mares de sangue ultrarrealista, mas permite que a sensação de desespero e desumanidade seja passada com a mesma eficácia. Scorsese usou algumas técnicas de “Psicose” para efeitos especiais, como substituir sangue cenográfico por chocolate e criar efeitos sonoros na casca oca de frutas variadas (por exemplo, esfaqueando um melão para imitar o barulho dos socos).
Clássicos Cinemark Touro Indomável 1980
Se você prestar bastante atenção, verá como Scorsese trabalhou duro para criar os melhores truques de câmera de sua carreira. Nas cenas com boxeadores, ele inovou colocando a câmera dentro do ringue e ensaiando uma coreografia entre os dois pugilistas e o aparelho cinematográfico. Nunca o público havia chegado tão perto da ação. O diretor também usou um perspicaz estímulo visual: filmou em ringues de tamanhos diferentes de acordo com o que o protagonista sentia na cena. Assim, se Jake LaMotta estivesse angustiado e sufocado, Scorsese filmaria a cena em um ringue pequeno.
Clássicos Cinemark Touro Indomável 1980 3
Martin Scorsese não foi o único que fez um esforço titânico nas gravações: Robert De Niro passou por uma transformação física até então inédita no Cinema, engordando quase 30 quilos para o papel. Desde então a Academia passou a recompensar quem se sujeita a sacrifícios como este em nome da arte cinematográfica. Matthew McConaughey que o diga.
O tempo foi o maior benfeitor para “Touro Indomável”. Teve uma estreia fraca e recepção morna pela crítica e pelo público. Em 1989, entretanto, foi escolhido o melhor filme da década. Joe Pescik, que interpreta Joey LaMotta, estava para desistir da carreira de ator, e com esta chance conseguiu uma indicação ao Oscar e uma carreira novinha em folha. Porque todo mundo merece uma segunda chance. Até o diretor mais louco e genial da Hollywood pós anos 70.
“Touro Indomável” é a atração dos dias 25, 26 e 29 de outubro nas salas Cinemark.

Participe com sua opinião!