AmbrosiaEducação

Curso gratuito de gastronomia tradicional brasileira tem inscrições abertas em Bauru

Capacitação é oferecida a jovens de baixa maiores de 16 anos. As aulas estimulam os participantes a desenvolverem seu potencial criativo. Entre as disciplinas do curso, destaque para a comida como cultura e expressão social.

Compartilhe
Compartilhe

Aprender a cozinhar pode ser uma forma alternativa de empreender ou encontrar seu espaço no mercado de trabalho. Para quem está em busca de uma atividade profissional, o setor de gastronomia pode ser uma boa.

A dica é se inscrever nas aulas do projeto Núcleo de Gastronomia AB Brasil. O curso  é livre e gratuito, com foco no empreendedorismo, na qualificação e geração de emprego, renda e na sustentabilidade do alimento. As inscrições estão abertas para maiores de 16 anos preferencialmente de baixa renda, moradores de Bauru e região. O projeto conta com a realização do ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura e com o patrocínio AB Brasil, por meio da Lei de Incentivo no Ministério da Cultura.

Com ênfase na panificação, a capacitação auxilia os participantes a desenvolverem o potencial criativo individual estimulando o exercício da imaginação criadora, da descoberta e da invenção, por meio de vivências, pesquisas e experiências e também a elaborarem e construírem projetos através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas/maquinários adequados à formação específica.

Entre as disciplinas, os alunos terão Introdução à Gastronomia; A comida como cultura e expressão social; Hábitos alimentares na pré-história, na antiguidade clássica, dos povos do oriente, na Europa Medieval, árabes e bizantinos; A comida na expansão marítima e no Renascimento; O nascimento e expansão da influência francesa; A gastronomia contemporânea e suas diferentes vertentes; A construção da gastronomia brasileira; e Fundamentos para a compreensão e aplicabilidade dos estilos de cozinha: gastronomia como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Além da capacitação profissional, aprender a cozinhar pode trazer uma série de benefícios: terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.

Segundo Marcia Gliosce, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, “a ideia é apresentar a gastronomia tradicional brasileira e transferir conhecimento para os participantes na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres destas receitas que compõem o património imaterial do nosso país”.

As aulas acontecem na Praça Rodrigues de Abreu, 2 – Centro – Bauru, SP e são presenciais, expositivas, teóricas e práticas.

Ficha técnica

Núcleo de Gastronomia AB Brasil
Link de inscrição: https://forms.gle/5LXdn5bRkzkchb489
Local: Praça Rodrigues de Abreu, 2 – Centro – Bauru, SP
Patrocinador – AB Brasil, via Lei de Incentivo do Ministério da Cultura
Realização – ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura

Mais informações:
Whatsapp: (11) 99957-1817
Instagram: @cozinhapaulistasp
Facebook: Cozinha Paulista
Email:  gestao@questconsult.com.br

Compartilhe
Por
Mauricio Barreira -

Formado em Rádio e TV pela ECA-USP, pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac. Assessor de imprensa, produtor cultural e radialista.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
foto: Luciana Bertozzi
Educação

Mais de duas mil crianças recebem visitas de “idosas carismáticas”

Projeto ‘Alimentando Saberes: Conectando Gerações’ leva diálogo sobre saudade, pressão estética e...

@satojorge
AgendaEducação

Cumbia Calavera apresenta mostra do processo criativo de “La Partida” na Vila Itororó

Com entrada gratuita, performance – parte do processo criativo do novo espetáculo...

EducaçãoEntrevistas

Aldeia Literária: Camila Veloso fala sobre formar uma nova geração de escritores

A escritora e empreendedora paulista Camila Veloso criou a Aldeia Literária, um...

EducaçãoNotíciasTecnologia

Cidade maia perdida é descoberta no México

Por mais de 1.000 anos, florestas densas no estado mexicano de Campeche...

AgendaEducação

“Idosas carismáticas” levam debate sobre alimentação e artes para escolas públicas

Projeto "Alimentando Saberes: Conectando Gerações", das atrizes Carine Michelucci e Julia Montezano...

AgendaEducação

XX encontro de escritores e artistas indígenas na UFF

Dando início ao “XX Encontro de escritores e artistas indígenas”, serão realizadas,...