Uma “atriz IA” chamada Tilly Norwood vem causando polêmica depois que seus criadores holandeses disseram que a artista sintética está em negociações com agências de talentos.
Norwood poderia ser confundida com uma jovem aspirante a atriz ao olhar para suas redes sociais. A morena posa para fotos e exibe um esquete de comédia totalmente gerado por IA, onde é descrita como tendo “vibrações de garota da porta ao lado”.
“Posso ser uma IA, mas estou sentindo emoções muito reais agora”, escreveram os criadores de Tilly em sua página. “Estou muito animada com o que vem por aí!”
Hollywood não está estendendo o tapete vermelho. Seu poderoso sindicato de atores condenou a criação, juntamente com estrelas de primeira linha como Emily Blunt, Natasha Lyonne e Whoopi Goldberg.
Norwood “não é um ator, é um personagem gerado por um programa de computador que foi treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais”, afirmou o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists, ou SAG-AFTRA, em um comunicado.
“Não há experiência de vida para se inspirar, nenhuma emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador desvinculado da experiência humana”, afirmou o sindicato.
O ator com inteligência artificial foi criado pela atriz e comediante holandesa Eline Van der Velden, que teria dito que queria que Norwood se tornasse a “próxima Scarlett Johansson”. A BBC entrou em contato com Van der Velden e sua empresa, a Particle6.
A página de Norwood no Instagram inclui fotos de testes de filmagem falsos e um anúncio parodiando programas da BBC, incluindo uma sobreposição no sofá frequentemente repleto de estrelas do The Graham Norton Show, da BBC.
Em meio à revolta e à reação negativa em Hollywood, o criador holandês publicou na página de Tilly no Instagram que a criação “não é um substituto para um ser humano, mas uma obra criativa – uma obra de arte”.
“Criar Tilly foi, para mim, um ato de imaginação e habilidade, não muito diferente de desenhar um personagem, escrever um papel ou moldar uma performance”, escreveu Van der Velden, acrescentando que tais criações devem ser julgadas “como parte de seu próprio gênero”, em vez de comparadas a atores humanos.
A IA tem sido uma tecnologia muito contestada em Hollywood e foi um ponto de discórdia crucial durante as greves trabalhistas que paralisaram a indústria há dois anos, enquanto roteiristas e atores exigiam proteções da tecnologia.
Em sua declaração sobre Norwood, a SAG-AFTRA lembrou às agências e estúdios que usar Norwood em projetos poderia gerar problemas para as proteções contratuais que eles garantiram após a greve de 2023.
“Isso não resolve nenhum ‘problema’ — cria o problema de usar atuações roubadas para tirar o emprego dos atores, colocando em risco o sustento dos artistas e desvalorizando a arte humana”, disse o sindicato.
A atriz e cineasta Natasha Lyonne, conhecida por seus papéis principais em Poker Face, Orange Is the New Black e Boneca Russa, disse que qualquer pessoa que trabalhe com Norwood deveria ser boicotada.
“Qualquer agência de talentos que se envolva nisso deveria ser boicotada por todas as corporações”, disse Lyonne, que atualmente trabalha com “IA ética” para criar um longa-metragem estrelado por atores reais.
“Profundamente equivocado e totalmente perturbado.”
A colega atriz Emily Blunt, falando em um podcast para a Variety, disse que a criação era aterrorizante.
“Isso é uma IA? Meu Deus, estamos ferrados”, disse a atriz indicada ao Oscar ao ver um vídeo de Norwood. “Isso é realmente assustador. Vamos lá, agências, não façam isso. Por favor, parem. Por favor, parem de tirar nossa conexão humana.”
No talk show americano The View, a comediante e atriz Whoopi Goldberg disse que o público consegue diferenciar humanos de atores artificiais. Ela se mostrou cética quanto às preocupações de que criações de IA roubariam empregos de atores humanos porque eles “se movem de forma diferente, nossos rostos se movem de forma diferente, nossos corpos se movem de forma diferente”.
Embora o Instagram de Norwood esteja ativo há meses, sua presença ganhou notoriedade em Hollywood esta semana, após a publicação especializada Deadline noticiar uma conferência em que sua criadora apresentou em Zurique no fim de semana.
Van der Velden falou sobre seu estúdio de produção de IA e sua nova agência de talentos de IA – Xicoia – no sábado, de acordo com o Deadline, e sugeriu que os estúdios e agências de Hollywood estavam adotando a IA discretamente.
Ela disse ao público que eles deveriam esperar anúncios públicos sobre projetos de alto nível que usariam a tecnologia nos próximos meses.
Com informações via BBC












