The cleaning lady fox h2021
AcervoCríticasSéries

A Faxineira (2022), série com uma premissa ambiciosa, mas uma execução confusa

Uma médica se muda para os Estados Unidos buscando um tratamento para seu filho doente. Porém, o sistema norte-americano falha com ela, obrigando a moça a se esconder. Recusando-se a perder e ser marginalizada, ela se torna faxineira para a máfia, jogando com suas próprias regras.

Análise

A Faxineira até possui uma narrativa ambiciosa . Pena que não consiga desenvolvê-la a contento. Isso não quer dizer que não possa melhorar, mas sua superabundância de ideias e detalhes não classifica a série como uma história de crime ou um drama familiar, ou mesmo uma maneira de dar voz e poder para aqueles que carecem de ambos.

O efeito geral é confuso, mas pelo menos é reforçado por uma protagonista convincente, algumas dinâmicas interessantes e uma premissa madura.

A premissa, no caso, traz a protagonista Thony (Élodie Yung, Demolidor ) como a faxineira do título. Uma imigrante cambojana, clandestina no país, cujo filho, Luca (Sebastian e Valentino LaSalle), tem uma rara imunodeficiência, e sua herança cambojano-filipina, além do status de sua família, arremessa uma situação difícil de resolver por meios convencionais.

Mal paga pelos serviços e morando com a cunhada Fiona (Martha Millan), recebe uma oferta melhor na forma de Arman (Adan Canto), um mafioso bonito que imediatamente se interessa por Thony, oferecendo um emprego na limpeza de cenas de crime, festas ilícitas e qualquer outra coisa que os criminosos precisam.

Quando está sendo um drama criminal, A Faxineira (The Cleaning Lady) é interessante, mas previsível e excessivamente familiar, cheio de arquétipos e reviravoltas de enredo obrigatórios. Quando é um drama familiar, é tocante pelo design óbvio, como se estivesse relutante em desenvolver Thony ou qualquer um de seus parentes como moralmente ambíguo.

É uma pena, pois enquanto a protagonista é relativamente protegida por sua importância para a ação criminal e médica, Fiona seria uma personagem melhor para tratar sobre família e imigração.

Apesar de todas as reviravoltas que a série apresenta, em si o conceito é estranhamente contido. Ele se desenvolve e convence até bem, mas acaba em um terreno meio inóspito de muitas séries que não são tão odiáveis ​​quanto simplesmente esquecíveis.

Ainda assim, é difícil não gostar de A Faxineira. A execução da ideia definitivamente não está isenta de problemas, mas a ideia em si vale a pena: uma tentativa de abordar os problemas ​​dos desprivilegiados, apresentando um personagem que fala por eles e não tem medo de fazê-lo assertivamente na frente dos que estão no poder.

Nota: Bom – 3 de 5 estrelas

Deixe um comentário

Sugeridos
Thunder Hoop Collection (QUByte Classics)
CríticasGames

Thunder Hoop Collection: o segundo conserta o que o primeiro estragou

A QUByte Classics juntou dois arcades da Gaelco na Thunder Hoop Collection:...

5b1aad8eff4579d3ed29f194435f3f49f629f6c64373b368cb390473a6029a9e
CríticasGames

Apidya’ Special: a abelha morre, a voz repete e a paciência acaba

Apidya’ Special é a refeitura de um shmup do Amiga lançado em...

Froggy Hates Snow
CríticasGames

Froggy Hates Snow quase frita o “Switão” em nome da diversão.

Um sapo, um deserto congelado e uma bolha de calor da qual...

Manairons
CríticasGames

Manairons e sua falta de “Tompêrro”

Manairons é um platformer 3D de ação que bebe do folclore catalão...

Kitchen Wars
CríticasGames

Kitchen Wars: o restaurante pega fogo, mas o cardápio é curto

Overcooked e Moving Out ensinaram muita gente a gritar com os amigos...

City Hunter
CríticasGames

City Hunter: divertido e mal maturado.

City Hunter nasceu em 1990 no PC Engine, baseado no mangá de...

Leste do eden ambrosia critica
CríticasSériesTV

Leste do Éden constrói um linda história sob olhar cortante

Existe uma carga poética e quase inescapável na adaptação de Leste do...

The Holy Gosh Darn
CríticasGames

The Holy Gosh Darn: o roteiro salva o céu

Confesso que não me motivo muito com jogos sem muita mecânica de...

Voidwrought
CríticasGames

Voidwrought: faz o óbvio melhor que todo mundo

Às vezes basta fazer o óbvio melhor do que todo mundo, e...

Contos Paralelos
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “Contos Paralelos” e a Fronteira Difusa Entre Fato e Ficção

Asghar Farhadi constrói elaborado meta-drama parisiense inspirado em Kieślowski e Hitchcock, que...