em ,

TopTop UauUau CurtiCurti EitaEita

Duna – um clássico instantâneo de Denis Villeneuve

Duna é uma das maiores obras da literatura de ficção-científica de todos os tempos e por muito tempo vêm buscando abrir caminho em outras mídias, principalmente pela estética fantástica que o autor Frank Herbert dá ao futuro distante da humanidade.

Lançado originalmente em 1965, uma época onde de tecnologia digital limitada e abuso de substâncias psicodélicas trouxeram forte impacto para a cultura, a saga original no livro Duna é um universo extremamente complexo que mistura religião, política, fantasia épica, aventura, futurismo, filosofia e muito mais. Vale lembrar que na década de 60 a humanidade vivia um momento único no caldeirão cultural em todas suas vertentes.

“No futuro distante da humanidade, o duque Leto Atreides aceita a administração do perigoso planeta deserto Arrakis, a única fonte da substância mais valiosa do universo, “Melange”, uma droga que prolonga a vida humana, fornece níveis acelerados de pensamento e permitem o desenvolvimento de viagens intergaláticas. ”

“Embora Leto saiba que a oportunidade é uma armadilha intrincada pelo imperador e por seus inimigos, os Harkonnen, ele leva sua companheira Bene Gesserit, Lady Jessica, filho e herdeiro Paul Atreides, e os conselheiros e oficiais mais confiáveis para Arrakis, também conhecido como Duna. Leto assume o controle da operação de mineração de especiaria, que é perigosa pela presença de vermes da areia gigantes, mas uma amarga traição leva compromete toda operação da Casa Atreides e leva Paul e Jessica aos Fremen, habitantes nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo.”

David Lynch utilizou de ampla alegoria em sua adaptação em 1984, mas falhou ao conectar o público com o universo fantástico da série literária. Agora o promissor cineasta Denis Villeneuve assume o desafio de levar a aventura intergalática para uma nova geração. Villeneuve acerta em grande parte, Duna consegue se esquivar das complexidades da obra original e focar em contar uma história fantástica, que aliada a sua estética única, deixa inclusive vontade de mais – felizmente a obra cinematográfica foi dividida em duas partes.

O filme conta com um elenco também intergalático: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, David Dastmalchian, Stephen Henderson, Charlotte Rampling, Jason Momoa e Javier Bardem. Todos funcionando muito bem em seus respectivos personagens. A trilha sonora de Hans Zimmer também ficou sensacional junto do estilo de Denis Villeneuve, propiciando um clássico instantâneo para qualquer sessão da tarde.

Nota: Excelente – 4 de 5 estrelas

Duna – um clássico instantâneo de Denis Villeneuve
4 / 5 Crítico
Avaliação

Assista nos cinemas

Uma dica de amigo é assistir Duna nos cinemas, pois se trata de uma experiência realmente épica e que justifica a magia e imersão da sala de cinema. Duna é daqueles poucos filmes que fazem diferença para serem conferidos no cinema em seu lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *