em ,

UauUau

Cinema e jogos como métodos lúdicos na aprendizagem

A infância e pré-adolescência de um jovem podem ser períodos extremamente delicados, onde existe um bombardeio de novas informações ano após ano, seja na escola, em casa, na televisão ou na rua.

Dentro da pedagogia, uma das grandes áreas de estudo é justamente a busca e desenvolvimento de métodos lúdicos que possam contribuir para o aprendizado de jovens.

Logo, os projetos acadêmicos dentro do desenvolvimento de metodologias lúdicas são amplos, podendo ser desde um TCC sobre literatura infantil nas séries iniciais, ou até mesmo o papel educacional que o cinema possui.

Pensando nisso, hoje iremos ver um pouco mais sobre a aplicação de filmes e jogos de maneira lúdica dentro da educação infantil.

O que é o lúdico e qual sua importância no aprendizado?

De acordo com o Wikipédia, a atividade lúdica é qualquer atividade cujo objetivo é produzir prazer enquanto se executa a atividade. Ou seja, enquanto realizada, a atividade lúdica é capaz de divertir o praticante.

Portanto, as atividades lúdicas incluem a aplicação de jogos no ensino, brincadeiras e até filmes e cinema no dia-a-dia educacional.

Pensando na definição de atividade lúdica, é clara a maneira como as metodologias lúdicas são essenciais para a educação infantil.

Segundo o website Brasil Escola, as atividades lúdicas podem promover na educação infantil uma prática de oralidade, sentido, pensamento e conhecimento de mundo.

Ainda, o lúdico será sempre um recurso metodológico para auxiliar no aprendizado de crianças da educação infantil, sobretudo para crianças com déficits educacionais das mais variadas naturezas.

O cinema e a educação

O cinema é uma das mais variadas formas de expressão artística da sociedade atual. De acordo com a plataforma InfoEscola, a relação entre cinema e educação, sendo na forma de educação informal ou educação tradicional, é parte da história do cinema em si.

Desde o início do cinema, no final do século XIX, diretores e produtores reforçavam o caráter educacional do cinema  seu potencial como ferramenta educativa.

O uso do cinema no âmbito educacional procura trazer luz sobre aspectos culturais, políticos, históricos e sociais da humanidade.

Além disso, o cinema, atuando como mídia educativa apresenta um grande potencial pedagógico, já que imagens tendem a trazer mais informações que textos, sobretudo no ensino infantil.

Portanto, recursos como vídeos e filmes não devem ser ignorados dentro de sala de aula, uma vez que instigam desenvolvimento crítico, interpretação de mundo e despertam empatia, através da capacidade da criança de se colocar na situação do filme.

Alguns filmes educacionais que podem ser passados em sala de aula são:

  • A corrente do bem
  • O pequeno Nicolau
  • Um sonho possível
  • Wall-e

Também, quando falamos de educação fundamental e ensino para adolescentes, ainda podemos citar filmes como O Dia Depois de Amanhã e Gênio Indomável.

Jogos e brincadeiras no âmbito escolar

Ainda, de acordo com o Brasil Escola, dentre as metodologias lúdicas que são mais utilizadas, temos os jogos e brincadeiras empregados no ensino infantil.

As brincadeiras e jogos irão ter um papel essencial no desenvolvimento da criança, pois têm a característica de ensinar a partir de regras e possibilitam a exploração do ambiente por parte das crianças.

Além disso, os jogos podem proporcionar um aprendizado prazeroso, agregando significado e conhecimentos para a criança.

Os jogos podem ser instrumento pedagógicos extremamente poderosos, sendo uma atividade geralmente em conjunto, livre que trará significado e alegria para os participantes.

Ademais, os jogos e brincadeiras são essenciais nesta fase, pois podem contribuir com:

  1. Desenvolvimento corporal
  2. Noção de regras
  3. Desenvolvimento psíquico
  4. Desenvolvimento intelectual
  5. Desenvolvimento cognitivo

Brincadeiras e jogos podem, também, ser uma grande fonte de aprendizado lúdico, respeito e afeto entre as crianças e são ótimas ferramentas para facilitar o aprendizado.

Portanto, os jogos e as brincadeiras coletivas terão uma importância significativa dentro do âmbito escolar, no que diz respeito ao ensino lúdico que visa o desenvolvimento não só técnico, mas humano das crianças.

Conclusão

Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar de forma direta o ensino e o aprendizado dentro do ambiente escolar.

Além de filmes, vídeos, jogos e brincadeiras, como citamos, podemos trazer também o exemplo de músicas, livros e contos que podem despertar interesse, curiosidade e desenvolvimento cognitivo em crianças!

Logo, metodologias lúdicas devem ser estudadas e consideradas na hora de realizar uma aula, principalmente dentro da educação infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *