Têm início o Festival do Rio 2013

Ambrosia Filmes Têm início o Festival do Rio 2013

Aos amantes de Cinema, chegou aquela época do ano em que todos ficarão loucos. Em mais uma edição do Festival do Rio 2013, são centenas de títulos interessantes vindos de mais de 60 países. Procurando sempre fugir do convencional, os filmes não ficarão só restritos as salas de cinema, indo se espalhar por toda a cidade. Neste ano, a Alemanha é uma convidada especial com a sua mostra  da Escola de Berlim e retrospectivas de Ulrike Ottinger, Paul Schrader, Alain Guiraudie e Claire Simon. Como sempre, o Festival trará mostras para todos os gostos, veja aqui algumas:

Première Brasil

A Première Brasil apresenta ao público e ao mercado internacional a multiplicidade da produção audiovisual brasileira recente. Em 2013, são 72 títulos, entre longas e curtas, ficções e documentários, distribuídos nas categorias Competitiva, Retratos, Hors Concours e Novos Rumos. Os filmes Première Brasil concorrem ao Troféu Redentor, eleito por voto popular (melhores longa-metragem e curta-metragem) e pelo júri oficial, composto por expoentes da cinematografia nacional e internacional.
Terá filmes como: Cidade de Deus – 10 anos depois, Entre Nós, Jessy, Mar Negro, entre outros.

Expectativas 2013

Diretores revelações e as novas apostas do Cinema Mundial têm seu espaço na Mostra Expectativa.  A seleção de filmes investe em novas linguagens e apresenta novos caminhos para o Cinema, reunindo o que de mais vibrante acontece mundo afora.
Terá filmes como: As Delícias da Tarde, Boteco, Fruitvale Station, O Verão da Minhda Vida, Tirem o Sorriso do Rosto, entre outros.

Filmes DOC

A mostra Film Doc tem o próprio Cinema como matéria-prima. Detalhes sobre bastidores, cinebiografias de diretores, roteiristas e outros profissionais envolvidos na produção de filmes históricos integram a mostra.
Terá filmes como: Seduzido e Abandonado – os bastidores de Cannes, Invadindo Bergman, entre outros.

Midnight Movies

Diferente, insólito, curioso, surpreendente, bizarro: qualquer um desses adjetivos se encaixa perfeitamente nas atrações que integram a mostra Midnight Movies, uma seleção de fortes candidatos à categoria de filmes cult deste e dos próximos anos.
Terá filmes como: O Lado Sombrio, Uma Noite de Crime, A Dança da Realidade, entre outros.

Mundo Gay

Uma das mostras mais tradicionais do Festival do Rio cresce em quantidade e qualidade. O público adora e lota as sessões da mostra Mundo Gay, para ver as mais recentes produções de cinematografias com temática homossexual.
Terá filmes como: Eu sou Divine, Mr.Angel, O Comediante, entre outros.

Panorama do Cinema Mundial

A produção recente dos quatro cantos do mundo, os novos filmes de cineastas consagrados pela crítica e pelo público estão na mostra Panorama do Cinema Mundial.
Terá filmes como: Blue Jasmine, A Filha de Ninguém, Terra Prometida, entre outros.

Première Latina

Entre as cinematografias regionais, a latino-americana é das que mais tem crescido, em quantidade e qualidade. A Première Latina traz filmes da Argentina e México, mercados tradicionais, ao lado de títulos de países em que o audiovisual começa a crescer, como Venezuela e Paraguai.
Terá filmes como: Algumas Garotas, Halley, Crônica do Fim do Mundo, O Futuro, entre outros.

TEC: Antes do Mundo Virtual, Era a Privacidade

A nova mostra TEC se debruça sobre o impacto da Internet, mídia e novas tecnologias de informação e interação nas relações entre indivíduos, grupos sociais, povos e governos, além de seus inevitáveis desdobramentos na contemporaneidade.

O RioMarket, vem para estimular o mercado cinematográfico com 11 workshops e 40 painéis com roteiristas, fotógrafos, diretores e técnicos, que irão debater o mercado atual, assim como apresentar seus trabalhos e projetos. Teremos também presenças ilustres, como não poderia deixar de ser como Dakota Fanning, Paul Schrader, Claire Denis, Juan José Campanella, para citar alguns. 

O Festival do Rio 2013 começa amanhã, 26 de Setembro, e vai até o dia 10 de Outubro. Não fique de fora!

Para uma programação completa, você pode conferir a revista online do Festival: http://revista.festivaldorio.com.br/

#Novidades