AcervoCríticasFilmes

Crítica: "Trinta" e o que havia na gênese do homem e o (seu) luxo

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2014/11/conteudo_92176.jpg" rel="nofollow"> &title=Cr%C3%ADtica%3A%20%22Trinta%22%20e%20o%20que%20havia%20na%20g%C3%AAnese%20do%20homem%20e%20o%20%28seu%29%20luxo" rel="nofollow"> &name=Cr%C3%ADtica%3A%20%22Trinta%22%20e%20o%20que%20havia%20na%20g%C3%AAnese%20do%20homem%20e%20o%20%28seu%29%20luxo" rel="nofollow">

Trinta não é exatamente uma cinebiografia do incensado carnavalesco Joãozinho Trinta. É um recorte da passagem seminal do artista pelo carnaval, que definiria todo a trajetória até a sua morte, em dezembro de 2011.
O longa acompanha o carnavalesco em sua chegada ao Rio de Janeiro, e amplamente, seu primeiro desfile como titular numa escola de samba. Essa opção do diretor Paulo Machline se mostra assertiva por denotar claramente o diferencial de Trinta:  um preciosismo que visava o luxo, afinal, como bem gostava de dizer: “quem gosta de miséria é intelectual!“. Esse lema parece ter norteado toda a sua sina. E o filme se restringe a esse ponto de partida.
Matheus Nachtergaele, conhecido pela imersão que imprime em suas atuações, conheceu o carnavalesco pouco dele falecer, e empreendeu uma amizade que parece refletir na sua composição. Há uma espécie de constante perturbação artística que permeia o Joãozinho de Matheus. Essa incorporação é muito detalhada pela fotografia que o desenha de acordo com suas circunstâncias. Obscura na solidão do criador. Vivaz (com a sobriedade do sépia) diante do carnaval que o “consome”. O roteiro dinamiza essa trajetória e se exime de riscos. O que não é um problema num âmbito mais geral.
Trinta é um filme competente ao que se propõe. Entender a gênese de um mito é difícil, e o longa de Machline, consegue a contento. Sem grandes arroubos estéticos ou dramatúrgicos, mas retratando a alma inventiva e extravagante de um carnavalesco que fazia do luxo sua dignidade no cultura popular brasileira.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...