AcervoAstrosClássicosCríticasFilmes

É Difícil Ser Deus (1989) – uma ficção científica não reconhecida do cinema germano-soviético

Compartilhe
Compartilhe


Disfarçados de habitantes locais, os historiadores da Terra observam secretamente o povo de Arkanar,um planeta ainda que está na Idade Média. Posando como um nobre, um deles vai até o rei em busca de Mita, um dos historiadores desaparecidos que desafiou a política declarada de não envolvimento. Ao encontrá~lo, Anton acaba sendo testemunha da morte do companheiro, assassinado sob o comando de um ofensivo primeiro-ministro. Anton é então ordenado por seus superiores, que estão em um satélite em órbita, para assumir a posição de Mita. Se envolve na intriga da corte e vê o poder crescente de Reba, que inicia uma repressão brutal, prendendo e executando intelectuais e dissidentes. Entre eles, Anton fica perturbado ao descobrir que o descobridor de um telescópio e o construtor da primeira impressora deste mundo foram os alvos.

No final da década de 1980, capitais ocidentais seguiam para os países do Leste Europeu, a fim de desenvolver coproduções que extraíssem talentos do bloco comunista, enquanto se organizavam filmagens mais baratas aproveitando os valores dos locais. Fruto dessa colaboração nasceu o projeto de adaptar É Difícil ser Deus, a primeira obra de Arkadi e Boris Strugatski.

Os irmãos Strugatski foram os mais renomados escritores de ficção científica da União Soviética. Começaram em 1958 e a carreira durou até a morte de Arkady em 1991. Durante esse tempo, produziram muitos trabalhos clássicos que incluem É Difícil ser Deus (Hard to Be a God, 1964), Floresta sem fim (Snail on the Slope, 1966), The Second Martian Invasion (1967), Tale of the Troika (1968), The Dead Mountaineers’ Hotel (1970) e Roadside Picnic (1972), entre outros. Traduzido esporadicamente, alguns foram aclamados, em sua maioria, são ambientados no Noon Universe, um futuro onde a humanidade se espalhou pela galáxia e vive em harmonia benevolente de acordo com os princípios comunistas.

Hard to Be a God é um de seus primeiros romances e aborda como uma sociedade moral elevada confronta e ajuda a elevar sociedades que permanecem presas em um passado bárbaro. Esta foi a primeira de duas versões cinematográficas do livro – mais tarde foi refeita em 2013 por Alexei German (1938-2013), além de uma peça de teatro e um jogo de computador baseado no livro.

A versão de 1980 foi o resultado após discórdia entre os Strugatskis e o diretor da então Alemanha Ocidental, Peter Fleischmann (1937-2021). Os irmãos tiveram dificuldade em trabalhar com Fleischmann e repudiaram o filme após as mudanças que o diretor fez. Isso levou à versão de 2013, onde Boris Strugatski decidiu fazer a adaptação, embora isso em si fosse uma produção carregada de problemas, onde a conclusão do filme se arrastou por treze anos.

É Difícil Ser Deus (1989) é uma obra altamente ambiciosa para a época. Somos lançados em um mundo duramente não sentimental que é uma sociedade medieval bem diferente de qualquer coisa a que estamos acostumados na tela. Se fosse uma produção em inglês, teríamos aqueles figurinos-fantasias de Hollywood e teríamos toda a pompa medieval clichê, cenários de papelão e configurações de câmera padrão que obtemos sempre que os filmes querem representar esse período.

Em vez disso, Fleischmann nos dá um mundo medieval que é ao mesmo tempo familiar, mas muito diferente, menos Cavaleiros da Távola Redonda e mais parecido com o mundo sujo e agitado de algo como Jabberwocky de Terry Gilliam (1977). Os cenários são únicos e diferentes, ms o filme estraga quando abruptamente e anacronicamente um helicóptero moderno faz um sobrevôo. (Dito isso, o filme mantém suas exibições de armadilhas de ficção científica ao mínimo – alguns helicópteros e uma cena estranha voltando para o satélite em órbita. Não é um filme de ficção científica dirigido por hardware e se move principalmente pelo escopo de sua história).

Em essência, É Difícil Ser Deus (1989) é uma história que segue a Primeira Diretriz de Jornada nas Estrelas (1966/9). Teríamos uma história análoga com personagens como Anton/Rumatra reformulados como uma equipe de antropólogos da Federação. De fato, há várias semelhanças entre a história aqui e vários episódios da série.

Em suma, apesar de algumas cenas cheias de ação, a narrativa se arrasta desnecessariamente. O tema básico é rapidamente claro, com clichês, mas é um filme que estimula pela abordagem intelectual, um conto sanguinário sem falta de fundamentos filosóficos.

ONDE ASSISTIR: No Youtube (em inglês).

Homenagem Póstuma: Arnis Licitis (1946-2022)

O ator da Letônia Arnis Līcītis comemorou seu 76º aniversário em 8 de janeiro.e alguns dias depois, mais precisamente no dia 21 de janeiro faleceu. Estudou em Riga e entrou na Faculdade de Teatro do Conservatório Estadual, trabalhou em vários teatros como no Drama Theatre, Valmiera Theatre, Jaunatnes e Russian Drama Theatres. Começa a trabalhar no cinema em 1965, e atuou em cerca de 150 filmes diferentes, como este scifi que trouxemos para conhecimento.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

A Guerra dos Rohirrim confirma a vastidão a ser explorada no universo de Tolkien

Depois da monumental versão cinematográfica de “O Senhor dos Anéis” empreendida por...

FilmesNotícias

Viggo Mortensen foi convidado retornar como Aragorn no filme do Gollum

Em uma notícia que emocionou fãs da trilogia “O Senhor dos Anéis”,...

AstrosFilmesNotícias

Johnny Depp pode voltar para “Piratas do Caribe 6”

Após uma série de reviravoltas digna dos cinemas, Johnny Depp pode estar...

FestivaisFilmesPremiações

Festival de São Bernardo divulga premiados de sua segunda edição

Terminou no último fim de semana, na cidade do Grande ABC paulista,...

AgendaFilmes

Estreia exclusiva de “A Última Sessão” no CineSesc celebra o cinema indiano

O premiado longa-metragem indiano A Última Sessão, dirigido por Pan Nalin, estreia no...

FilmesVideos

Animação de O Senhor dos Anéis libera prévia de 8 minutos

“O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim”, animação da franquia, Liberou oito...

FilmesNotícias

Moana 2 quebra recordes no Brasil e no mundo

Continuação da Disney impulsiona o melhor feriado de Ação de Graças da...