Ambrosia Agenda Edição 2019 do festival italiano Cinema Ritrovato destaca clássicos coreanos em sua programação

Edição 2019 do festival italiano Cinema Ritrovato destaca clássicos coreanos em sua programação

Do dia 22 ao dia 30 de junho de 2019, no coração da Europa, na pequena e charmosa cidade de Bologna, no norte da Itália, ocorrerá a 33a edição de um dos mais belos festivais de cinema do mundo: Il Cinema Ritrovato.

Para quem não conhece, o Cinema Ritrovato é um festival dedicado aos apaixonados pelo cinema naquilo que tange o âmago desse amor. Filmes de todas as épocas, colorido ou preto e branco, mudo ou sonoro, o Festival oferece uma oportunidade rara de podermos contemplar tesouros desconhecidos ou de revisitar filmes favoritos.

Além de retrospectivas inteiras dedicadas a diretores ou atores, de cinematografias mundiais reveladas e de muitas cópias restauradas exibidas depois de muitos anos em salas de cinema, com preciosismo na projeção e no som, uma das mais belas experiências que o público pode aguardar durante o Festival é compartilhada com milhares de outras pessoas na programação especial exibida na praça principal da cidade, La Piazza Maggiore.

Embora a programação inteira ainda não tenha sido divulgada, já se sabe algumas das jóias e preciosidades que o público terá oportunidade de assistir.

Um dos protagonistas das retrospectivas deste ano será Henry King, um dos diretores com a carreira mais longa de Hollywood. Tendo dirigido 116 filmes entre 1915 e 1962, atravessou diversas épocas e estilos e contou com a atuação de estrelas para contar histórias da velha América e dramas históricos.

A Mostra “SIAMO GLI INDIGENI DI TRIZONIA”: L’INVENZIONE DEL CINEMA DELLA GERMANIA OVEST, 1945‑49 se concentrará em exibir filmes da Alemanha ocidental durante o período pós guerra, no qual a sociedade teve que se reinventar e se reconstruir.

Um outro país que terá um setor dedicado a ele é a Coréia do Sul, na mostra “SOTTO I CIELI DI SEUL: L’EPOCA D’ORO DEL CINEMA SUDCOREANO”.

Esta é a primeira vez que o Cinema Ritrovatto se dedica ao cinema sul-coreano e será uma rara ocasião para descobrir obras fundamentais de uma das cinematografias mais essenciais da Ásia Oriental. A forte censura e a limitação à entrada de filmes estrangeiros fez com que a indústria cultural interna do país se fortalecesse, gerando filmes bastante populares mas também artisticamente audaciosos. Se o público internacional mais dedicado já conhece The Housemaid (1960) de Kim Ki-young (na imagem destacada) e Aimless Bullet (1961) de Yu Hyun-mok, neste programa não faltarão novidades de outros diretores de peso como Shin Sang-ok, Lee Man-hee e Kim Soo-yong, muitos apresentados em obras restauradas.

Para os amantes do gênero Noir, a mostra BREVE, VIOLENTO E CATTIVO: IL NOIR DI FELIX E. FEIST vai exibir quatro obras primas do diretor Felix E. Feist.

A seção do Festival dedicada ao restauro de filmes que às vezes fogem ao radar das grandes mídias e ainda dos cinéfilos vai festejar o 50° aniversário da FESPACO, Festival panafricano de cinema e de televisão de Ouagadougou, a capital de Burkina Faso, considerada também ‘a capital do cinema africano’. Fundado em 1969 para promover a difusão do cinema africano e a troca de ideias e experiências entre cineastas do continente, a FESPACO teve que superar diversos obstáculos antes de se firmar enquanto uma das mais importantes iniciativas culturais e aglutinantes da África. Sete programas, restauros “recém saídos do forno” e raros materiais de arquivo: uma ocasião única para explorar e (re)descobrir uma cinematografia tão ignorada mundialmente.

Haverá ainda uma seção dedicada a filmes com Jean Gabin, o maravilhoso e versátil ator, conhecido como a versão francesa de Humphrey Bogart, naquilo que tange ser “cool” e charmoso. Uma outra dedicada a Youssef Chahine, gigante do cinema árabe e ainda outra dedicada a filmes 16mm, apreendendo os caráteres experimental, pessoal e político que tanto definiram o uso deste meio.

Confira a programação completa e mais detalhes aqui:

Participe com sua opinião

Por favor preencha o comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação