Teen Spirit
AcervoCríticasFilmes

“Espírito Jovem”: uma corriqueira mas irresistível história de Cinderela

Histórias de luta e perseverança por um grande sonho ou conquista são irresistíveis. Trabalhá-las na ficção é um tiro certeiro, mas que pode sair pela culatra se cair na armadilha do dramalhão, do apelo para as emoções fáceis e para o lugar-comum. Curiosamente, há casos em que a estrutura desse tipo de narrativa segue com retidão uma receita de bolo sem grandes ousadias e o resultado ainda assim é satisfatório. O filme “Espírito Jovem” é um bom exemplo.

Nessa clássica história de Cinderela, Violet (Elle Fanning) é uma adolescente tímida que sonha em sair de sua pequena cidade e perseguir sua paixão por cantar. Com a ajuda de Vlad (Zlatko Buric), um mentor improvável, ela participa de uma competição de canto local, uma espécie de “The Voice”, que testará sua integridade, talento e ambição.

É possível traçar um paralelo de “Teen Spirit” (no original) com clássicos do gênero “árdua jornada rumo ao triunfo”, como “Flashdance” e principalmente “Rocky, Um Lutador” e “Karatê Kid”. O jovem diretor britânico Max Minghella (de “A Hora da Escuridão”), que também assina o roteiro, mostra a mesma verve do falecido o falecido John G. Avildsen, diretor dos dois últimos, para conduzir histórias de azarões.

É tudo bastante previsível aqui. Até mesmo a reviravolta em um determinado ponto da trama. No entanto, a sensibilidade com que são trabalhados os personagens, o desenvolvimento da trama em si e o ótimo trabalho de fotografia eclipsam a falta de originalidade. Outro ponto muito positivo é a seleção de músicas que compõem a trilha sonora. Ali há desde ‘Little Bird’ de Annie Lennox, na voz de Elle Fanning, até a pérola trash da dance farofa dos anos 90 Saturday Night, passando por The Shades, Orbital e outros.

A comovente atuação de Buric como uma espécie de sr. Myiagi dos Balcãs – em uma versão um pouco mais melancólica – merece destaque. Patinando entre a resignação e o sonho de voltar, de algum jeito, ao prestígio de outrora, o personagem é o elemento responsável por boa parte da empatia com a jornada de Violet.

“Espírito Jovem” se encaixa perfeitamente nessa atual leva de filmes musicais, na esteira de “Nasce Uma Estrela”, “Bohemian Rhapsody” e “Rocketman”. Pode não ter uma canção original marcante como ‘Shallow’, mas as músicas cantadas por Elle Fanning funcionam adequadamente. No caso aqui, é uma ficção, mas assim como o sucesso estrelado por Lady Gaga, tem toda uma estrutura de cinebiografia. Sem final trágico, mas também sem aquela incômoda exaltação do triunfo.

Deixe um comentário

Sugeridos
GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...

Ebenezer e os Fantasmas do Natal
FilmesTrailersVideos

Johnny Depp em novo trailer de ‘Ebenezer e os Fantasmas do Natal’

“Ebenezer e os Fantasmas do Natal” acaba de ganhar um trailer inédito...

Realm of Ink
CríticasGames

Realm of Ink: Em nanquim com um pet pra chamar de seu

Não dá pra falar de Realm of Ink sem lembrar de Hades....

Star Wars saga novidades Ambrosia
FilmesNotícias

O que já sabemos sobre a nova trilogia Star Wars

Lucasfilm foca em nova geração de protagonistas sob o comando do roteirista...

Pedro the lion show brasil sao paulo ambrosiacombr
CríticasMúsica

Resenha: Pedro the Lion faz seu primeiro show no Brasil

A estreia de Pedro the Lion em São Paulo e no Brasil,...

Desert Race Adventures
CríticasGames

Desert Race Adventures: bonito de ver, morno de jogar

Desert Race Adventures é daqueles jogos de corrida em que quase não...

Wlrh6mo1wusom35bnnq3
CríticasGames

Blades & Battles: o Brasil sabe distribuir porrada

Tenho uma teoria: o Brasil é uma das maiores potências dos games,...

45501d63edccb559a903d7ed697a4b4dbee5ac0ab90ac362e243eab971cdfc54
CríticasGames

Heroes of Mount Dragon: competente, mas o repertório de golpes deixa a desejar

Beat ‘em up de rolagem lateral nunca sai de moda, e Heroes...

Squel Jorgea em “Squel, Confissões de uma porta-bandeira" - crédito: Donna Features
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ ganha première no Festival do Rio

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

E304db077bc8cea27c3cf049d36c193f6f87d6889219811637db5a877d2dc0d3
CríticasGames

NetherWorld: humor ácido, mas a água-viva anda devagar demais

Nem todo jogo indie quer agradar todo mundo, e NetherWorld deixa isso...

Tales Ordakji e Cris Eifler em "Novo Atendimento" - crédito: Daniela Yoshikawa
Filmes

‘Novo Atendimento’ compete em festival português

Com sete premiações conquistadas em cinco países, o curta-metragem “Novo Atendimento”, dirigido...