AcervoCríticasFilmes

Festival do Rio: “O Nome da Morte” e a relativa compreensão do homem por trás do crime

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2017/10/onomedamo_f05cor_2017131940-1.jpg" rel="nofollow"> &title=Festival%20do%20Rio%3A%20%E2%80%9CO%20Nome%20da%20Morte%E2%80%9D%20e%20a%20relativa%20compreens%C3%A3o%20do%20homem%20por%20tr%C3%A1s%20do%20crime" rel="nofollow"> &name=Festival%20do%20Rio%3A%20%E2%80%9CO%20Nome%20da%20Morte%E2%80%9D%20e%20a%20relativa%20compreens%C3%A3o%20do%20homem%20por%20tr%C3%A1s%20do%20crime" rel="nofollow">

Na apresentação de “O Nome da Morte”, mais um dos filmes da seleção Première Brasil do Festival do Rio 2017, o ator Marcos Pigossi, que vive o protagonista Julio Santana, matador de aluguel que confessou ter matado mais de 490 pessoas ao longo da “carreira”, disse que, ao entrar no projeto e dar vida a essa história, teve a exata noção que “o ser humano sem cultura e sem informação, vira bicho!“.

A frase proferida pelo ator antes das luzes apagarem e o filme começar, antevia uma ideia sobre essa impressionante história real, dirigida por Henrique Goldman (“Jean Charles”) desse pistoleiro, em ação por mais de 20 anos, que começou inocente sob a influência de um tio que o leva de casa, no interior, para cometer os crimes na cidade. A trama é adaptada do livro de Klester Cavalcanti e tem um ótimo elenco, como Fabíola Nascimento (nunca menos que ótima), André Mattos e Matheus Nachtergaele.

O roteiro de George Moura (com colaborações, inclusive do próprio diretor) acompanha essa transformação da inocência para a perturbação (Santana mantém-se muito religioso ao longo dos crimes) – algo muito bem composto por Pigossi, demonstrando versatilidade – mas a direção de Goldman, por mais que alterne bons momentos nas cenas complicadas de violência, derrapa por não dar a mesma energia ao humanizar seu protagonista. A partir de determinado ponto, a sina assassina parece torna-se mais importante que o indivíduo. Nesse ponto, Pigossi e Fabíola fazem um trabalho mais assertivo que o diretor. É pela interpretação deles que o filme cresce para além de suas limitações.

Cotação: Bom

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...