AcervoFilmes

Filme russo leviatã discute com (c)alma os alicerces sociais do País

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2015/01/20150109-01-leviata-papo-de-cinema-e1420770524757-600x338-1.webp" rel="nofollow"> &title=Filme%20russo%20leviat%C3%A3%20discute%20com%20%28c%29alma%20os%20alicerces%20sociais%20do%20Pa%C3%ADs" rel="nofollow"> &name=Filme%20russo%20leviat%C3%A3%20discute%20com%20%28c%29alma%20os%20alicerces%20sociais%20do%20Pa%C3%ADs" rel="nofollow">

Há algum homem ou mulher que possa definir a alma? E ainda se pedirem mais, a alma Russa. Como um pedaço de argamassa que não deveria servir de cal para tapar um orifício onde se põe os olhos que veem o que está impedido de se ver. Mas o cal se esfarela e deixa o pó sem nenhuma serventia a não ser o de perceber a corrupção do corpo que não virará pó na Rússia.

O último filme do diretor russo Andrey Zvyagintsev, Leviatã, prêmio de melhor roteiro em Cannes no ano passado, e forte candidato a melhor filme estrangeiro no Oscar de 2015, o mesmo, do brilhante Retorno, carrega nas tintas do retrato de uma Rússia com seus desvãos entre seus alicerces sociais (ou seus estratos) para pintar com cores nada pastéis um périplo pelo qual um mecânico (Alexey Serbryakov) com sua mulher (Elena Lyadova) e o filho tem que passar quando o prefeito da cidade quer desapropriar a casa e o terreno onde mora. Um amigo advogado de longa data vai tomar conta do processo. Nas entrelinhas da lei, o diretor coloca a sua entrelinha e um poderoso sub -texto para repensar o modo de ver a política russa, muita mais a prática que o homem russo exerce quando dentro do seu meio social. As instâncias da lei se tornam inoperantes para um indivíduo que se vê alijado de seu próprio patrimônio que ele levantou. Funções de pessoas dentro desta mesma lei se tornam interdições à uma propositiva argumentação lógica de quem está sendo desabitado.

Mas o diretor não mantém sua trama presa a um molde de crítica social apenas, entra lá pelo meio do filme um ponto de virada exemplar que dará ao filme uma paixão de afecções entre o casal e o advogado levando à trama a uma confrontação entre as escolhas individuais quando motivadas por afetos controversos e a falta de norte individual nas crises afetivas do protagonista e seu filho. A relação do garoto não é boa com a madrasta, neste ponto, o cineasta faz uma curiosa coo-relação da afetividade paterna para com os filhos e como se darão elas no tecido social russo; o pai é uma camarada para o filho, e como esta relação de (não)completude pode se espelhar numa Rússia sem autoridade moral para refrear as (impulsões) à corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

“Mortal Kombat 2” ganha primeiro trailer explosivo com novos lutadores

Prepare-se para mais fatalities! A Warner Bros. lançou o aguardado trailer de...

ColunasCríticasFilmes

Capitão Fantástico: diga sim para sua família!

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização,...

CríticasFilmes

Superman inaugura com acerto a nova DC no cinema

“Superman” não é um filme de origem do primeiro super-herói da História....

FilmesVideocastVideos

Superman – Respondendo a Perguntas Com Spoilers

“Superman” está em cartaz e o Outcast responde a perguntas com spoilers...

CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

CríticasFilmes

Um ano de Mindfulness: se conhecer para se libertar dos automatismos!

Em meio a uma crise global de saúde mental, milhões de pessoas...

ClássicosCríticasFilmes

Um dia de fúria: Burnout explícito no clássico de Michael Douglas

Um dia e tudo muda, uma pessoa antes condicionada explode em uma...

AgendaFilmes

‘Betânia’ estreia no Streaming

Produzido pela Salvatore Filmes, com coprodução do Canal Brasil, “Betânia” chega ao...

CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

AgendaFilmes

‘Filhos do Mangue’ estreia nos cinemas

O violento e desregrado Pedro Chão (Felipe Camargo) aparece ferido e sem...