Motel Destino, novo filme do brasileiro Karim Aïnouz, é ovacionado em Cannes

65
0

Karim Aïnouz teve seu novo longa-metragem, ‘Motel Destino’, ovacionado em Cannes por doze minutos ao fim da sessão de gala na última quarta-feira (22), realizada no icônico Grand Théâtre Lumière. O cineasta cearense contou com a companhia de mais de 20 membros da equipe e do elenco, incluindo os protagonistas Nataly RochaIago Xavier e Fabio Assunção.

“Depois de quatro anos de terror, estou muito feliz de ter podido voltar a filmar no Brasil e fazer um filme que celebra a vida, a alegria e a paz”, discursou o diretor ao término da exibição.

Essa é a segunda vez consecutiva que Karim participa da mostra competitiva. Vencedor do prêmio Un Certain Regard, em 2019, com “A Vida Invisível”, o diretor havia exibido “Firebrand”, seu primeiro projeto em língua inglesa, na mostra principal do festival no ano passado. Esse oitavo longa de ficção é seu primeiro projeto rodado inteiramente no Ceará desde ‘O Céu de Suely’ (2006).

O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao novo filme é, segundo Karim, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

No longa, que aponta as lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, o erotismo – elemento recorrente na obra de Karim – é o pano de fundo. “Eu me inspirei bastante na pornochanchada e no cinema noir. Posso resumir ‘Motel Destino’ como um thriller erótico, mas ele é, antes de tudo, uma história de amor. O amor entre um jovem periférico que vive à revelia de um sistema que o quer morto e uma mulher que resiste aos atentados do patriarcado contra a sua própria vida”, adianta o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *