- Rei Le  o - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original
em

O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

O live action de O Rei Leão está chegando aos cinemas, porém devemos lembrar que a animação original completou, em 2019, 25 anos de seu lançamento. Aproveitando o momento, vamos colocar aqui 25 curiosidades sobre O Rei Leão de 1994.

1. Por mais incrível que pareça hoje, o estúdio não estava descartando a hipótese de O Rei Leão fracassar nas bilheterias. A menina dos olhos da Disney era “Pocahontas”. Tanto que o chamado time A de animadores estava concentrado desenvolvendo o longa da jovem índia, daí O Rei Leão ficou nas mãos do time B. O fim da história, como sabemos, a saga do leão Simba foi aclamada pela crítica e se tornou a maior bilheteria de 1994. Já “Pocahontas” teve recepção morna tanto dos críticos quanto do público em 1995.

- Pocahontas 1024x576 - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

2. A ideia de realismo não vem de agora. A primeira ideia para a animação era retratar a vida na savana africana de maneira fiel. Os animais não teriam diálogos nem expressões faciais. E muito menos cantariam.

3. Uma das primeiras ideias de mote para O Rei Leão seria uma história sobre uma guerra entre leões e babuínos.

4. ‘Can You Feel the Love Tonight’ quase ficou de fora. Elton John entregou todas as canções ao estúdio, mas quando teve sua sessão privada da animação pronta, poucas semanas antes da estreia nos cinemas, a canção romântica não estava lá. Ele convenceu a Jeffrey Katzemberg, na época manda-chuva da Disney, do potencial da música. E, de fato, ela rendeu ao longa o Oscar de canção original.

5. A cena do estouro da manada de gnus no desfiladeiro levou três anos para ser feita.

- Stamped 1024x576 - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

6. Vários nomes de personagens são baseados em palavras suaíli:

Simba – leão

Nala – presente. Apesar de Zawadi ser a palavra suaíli para presente, o nome da leoa também tem esse significado

Sarabi – miragem

Rafiki – amigo

Pumba – simplório / fraco

Shenzi – bárbaro / rude / incivilizado / selvagem

7. Além de inspirações de Hamlet de William Shakespeare (1990), também é possível observar elementos da mitologia egípcia antiga da família Osiriana. Nos mitos de Osirian, o rei (Osiris) é morto por seu irmão ciumento (Seth) e o legítimo herdeiro (Hórus) é exilado quando menino. O rei assassinado visita e orienta seu filho em visitas fantasmagóricas e quando o herdeiro atinge a maioridade, ele retorna para se vingar do assassino de seu pai.

8. Um dos insetos que Timão puxa de um buraco durante Hakuna Matata está usando orelhas de Mickey Mouse. Quando Mufasa diz a Simba sobre os Grandes Reis do Passado, se você olhar para as estrelas no enquadramento amplo, poderá ver o Mickey Mouse.

9. Vários animadores da Disney foram à África para estudar o comportamento animal e a interação na natureza. Um leão crescido e um filhote também foram levados para o estúdio de animação como modelos para anatomia e musculatura.

10. James Earl Jones (Mufasa) e Madge Sinclair (Sarabi) reprisaram o papel de casal real em O Rei Leão. Antes, eles foram os pais de Hakeem (Eddie Murphy) em Um Príncipe Em Nova York, de 1988. Jones retornou para dublar Mufasa no remake. Madge faleceu em dezembro de 1995, de leucemia. Em seu lugar no remake está Alfre Woodard.

11. Matthew Broderick, dublador de Simba, e Nathan Lane, que fez a voz de Timão, só se encontraram durante as gravações uma vez: no corredor do estúdio. As vozes eram gravadas individualmente.

12. Assim como os traços de Aladdin se baseavam no rosto de Tom Cruise, a juba de Simba teria sido inspirada no cabelo de Jon Bon Jovi.

- Simba - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

13. A voz de Simba em ‘Hakuna Matata’ e ‘Can You Feel the Love Tonight’ não é a de Matthew Broderick, embora ele tenha formação de teatro musical.

14. James Earl Jones todos sabem que também é a voz de Darth Vader. Mas ele não é o único do elenco com envolvimento com Star Wars. Joseph Williams, que faz a voz de Simba adulto nas músicas, foi compositor da música do trio de Max Reebo no palácio de Jabba em O Retorno de Jedi. No entanto, o ator não foi creditado.

15. J.D. Weaver, que assume no lugar de Jonathan Taylor Thomas a voz de Simba criança na música ‘Just Can’t Wait to Be King’, fez o papel de Michael Jackson na série The Jacksons, de 1992. Assim como a voz cantada de Simba adulto, a versão infantil não foi creditado.

16. Uma versão alternativa e cômica de “Can You Feel the Love Tonight”, cantada por Timão e Pumba chegou a ter storyboard e até foi gravada, mas nunca usada. Elton John e Tim Rice ficaram um pouco chocados quando viram que os produtores originalmente pretendiam ter sua balada romântica, futuramente ganhadora do Oscar, como um dueto entre um suricato e um javali. Isso mudou e a dupla ficou apenas com o verso final.

17. A abertura original do filme seria uma sequência silenciosa de diálogo. Quando o compositor Hans Zimmer preparou sua interpretação de “Circle of Life”, ele fez uma versão estendida para que tivesse alguma flexibilidade quanto ao que cortar para o filme. Os animadores ficaram tão impressionados com o trabalho que decidiram mudar o início para que pudessem usar todo o trabalho que Zimmer preparou. Inclusive a sequência inteira foi usada como material promocional do filme um ano antes.

18. Uma versão Reggae de Hakuna Matata foi gravada por Jimmy Cliff e Lebo M inicialmente para constar no álbum da trilha sonora do filme, no entanto, foi deixada de fora e incluída no “Rhythm of the Pride Lands”, álbum com canções inspiradas no filme lançado em fevereiro de 1995.

19. A música de hula hula que Timon canta para atrair as hienas (“LUAU!”), despistando-as da infiltração de Simba e Nala, é uma paródia do Aloha Chant, que pode ser ouvida no Enchanted Tiki Room na Disneylândia.

20. Mufasa iria cantar uma canção intitulada “To Be King”, mas não combinava com a voz de James Earl Jones.

21. Tim Curry (de “Hocky Horror Picture Show” e “A Lenda”) e Malcolm McDowell (“Laranja Mecânica” e “Calígula”) foram ambos considerados para o papel de Scar. Robert Duvall, Ray Liotta e James Caan também eram opções.

- Scar 2 1024x301 - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

22. Liam Neeson e o ex-007 Timothy Dalton foram ambos considerados para o papel de Mufasa, mas recusaram. Mais tarde Neeson fez a voz de um leão em um filme da Disney, “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (2005).

- Liam Neeson Aslam - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

23. Houve a polêmica suposição de que a Disney teria plagiado Kimba: O Leão Branco, animação japonesa de Ozamu Tezuka. O curioso é que Matthew Broderick quando assinou o contrato achou que se tratasse de uma versão americana do anime.

- Kimba 2 1024x538 - O Rei Leão – 25 curiosidades sobre a animação original

24. O desenho traz algumas referências cinematográficas que, claro, só os adultos pegaram. Quando Pumba desafia as hienas na caverna, ele exige respeito dizendo: “Me chamem de Senhor Porco”. É um aceno para a declaração de Sidney Poitier em “No Calor da Noite” (1967) quando, como detetive Virgil Tibbs, ele exige respeito. Outra cena é durante a música de Scar, ‘Be Prepared’, quando ele diz “fiquem comigo e vocês nunca sentirão fome outra vez. Essa é uma referência à clássica fala de Scarlett O’Hara em “E O Vento Levou” “Eu nunca sentirei fome outra vez”.

25. A estreita relação entre Timão e Pumba é baseada na natureza. Suricatos costumam ficar perto de javalis para comer as pulgas e carrapatos nas costas, aliviando os javalis da incômoda coceira causada pelo parasitário.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Cesar Monteiro