AcervoCríticasFilmes

“Operação Red Sparrow” seduz, mas não desenvolve sua própria sedução

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Red-Sparrow-1.jpg" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9COpera%C3%A7%C3%A3o%20Red%20Sparrow%E2%80%9D%20seduz%2C%20mas%20n%C3%A3o%20desenvolve%20sua%20pr%C3%B3pria%20sedu%C3%A7%C3%A3o" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9COpera%C3%A7%C3%A3o%20Red%20Sparrow%E2%80%9D%20seduz%2C%20mas%20n%C3%A3o%20desenvolve%20sua%20pr%C3%B3pria%20sedu%C3%A7%C3%A3o" rel="nofollow">

A construção narrativa num thriller de espionagem é praticamente sua justificativa dramática. Mais do que qualquer outro gênero. Operação Red Sparrow é o novo filme da atriz da Jennifer Lawrence, em nova parceria com o diretor Francis Lawrence (Jogos Vorazes) e é o típico filme sobre espionagem, de dimensões geopolíticas históricas mimetizados na tensão da Guerra Fria.
Adaptado do livro homônimo de Jason Matthews, a trama se desenrola após um grave acidente com a bailarina do Bolshoi, Dominika Ergova (Lawrence), que quebra a perna em plena apresentação no palco (numa cena ótima) e tem sua promissora carreira interrompida. O trauma só aumenta com a vida desassistida que passa a levar, uma vez que sua mãe doente está em vias de perder o tratamento de saúde pago pela instituição.
Até que seu tio, influente na Inteligência russa, resolve chamá-la para um treinamento de novos espiões, mas especificamente os “Red Sparrows” que usam suas sexualidades para conquistar e dominar o inimigo; e obviamente ela passa por todo tipo de humilhação sexual e psicológica, até estar preparada para ação. Assim, ela é destacada para Budapeste onde deve se aproximar de um espião americano (Joel Edgerton), muito procurado pelos russos. Esse encontro suscita cisões da própria instituição, assim como a coloca com um dos estopins das tensas relações entre EUA e Rússia.

Descontando que a atriz faz o papel de uma russa e fala inglês com uma acentuação “czarista”, o filme tecnicamente demonstra o trabalho de conceituação de Lawrence com o uso de planos mais abertos contrastando com a rigidez dos fechados, o que delimita espertamente a própria narrativa. Mas o diretor tem um velho problema chamado ‘ritmo’ em seus filmes.
Aqui, ele o enverniza mas não dinamiza o que quer contar. Tanto que acaba se perdendo muito em cenas claramente desnecessárias, deixando muitas pontas soltas e esvaziando personagens promissores (como o de Jeremy Irons, por exemplo). Por mais que tenha um visual bem sedutor – a palheta da fotografia é bem utilizada – e uma performance sempre competente da atriz, a história parece mais preocupada em fetichizar o corpo de sua protagonista (sim, há muita nudez e algum sexo) e criar clima soturno do que se aprofundar nos personagens (o espião americano é subutilizado). Isso para não entrar no mérito da questão histórica dos americanos em “filmes russos”.
A excessiva duração de cerca de 140 minutos se faz sentir arduamente, mesmo que nos minutos finais a história tenha uma virada interessante, e consequentemente ganhe alguma credibilidade. Porém, se um filme descaradamente do gênero não enrijecer sua construção narrativa, a justifica dramática inexiste. Operação Red Sparrow não se justifica e parece usar a mesma tática que mostra na trama para tentar segurar sua atenção: seduz pela beleza e libido, mesmo não sendo exatamente o que aparenta ser.
Filme: Operação Red Sparrow (Red Sparrow)
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Shoenaerts
Gênero: Suspense/Espionagem
País: EUA
Ano de produção: 2018
Distribuidora: Fox Film do Brasil
Duração: 2h21min
Classificação: 16 anos                            

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

Primeiro Trailer de Moana Live-Action é Lançado

O primeiro teaser trailer de “Moana”, a aguardada adaptação live-action da Disney,...

FilmesNotícias

Pantera Negra 3 é confirmado com Ryan Coogler na direção

“Pantera Negra 3” está confirmado e marcará o retorno de Ryan Coogler...

CríticasFilmes

Anime “Make a Girl” traz assunto atual, a IA, em longa de estreia

Ela ganhou lugar nas nossas vidas sem pedir licença, de supetão. Virou...

FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...