em

Prévia do cinema em 2011

Passada a temporada de fim de ano os estúdios não têm muito o que comemorar. A Holiday Season de 2010 teve lucros abaixo do esperado. Salvo Harry Potter e as Relíquias da Morte e Enrolados, todos decepcionaram feio nas bilheterias. Viagem de Gulliver, Zé Colméia, Crônicas de Nárnia: O Peregrino da Alvorada e até mesmo o maior lançamento 3D do ano Tron O Legado está tendo uma arrecadação pífia: 131 milhões, que seria muito para um filme de orçamento modesto, mas muito pouco para quem queria ser o Avatar de 2010.

Com isso aumenta ainda mais a expectativa em relação aos lançamentos de 2011, que promete ser um ano quente em arrecadação. Adaptações de HQ dominarão, assim como o 3D. Não é para menos, dos 10 filmes de maior arrecadação de 2010 seis eram no formato (até pelo ingresso mais caro); no pódio, apenas um 2D, o medalha de bronze A Origem de Christopher Nolan que ficou atrás de Toy Story 3 da Pixar e Alice no País das Maravilhas de Tim Burton, primeiro e segundo lugar respectivamente (lembrando que Avatar é computado como 2009, pois estreou em dezembro).

Entre bárbaros, super poderes, pequenos seres azuis, um panorama das maiores apostas de Hollywood abaixo.

Besouro Verde (14 de janeiro/18 de fevereiro no Brasil)- Finalmente saiu a adaptação da série de TV dos anos 60 claramente inspirada em Batman e Robin que marcou a estréia de Bruce Lee como ator, roubando a cena como o motorista perito em artes marciais Kato, braço direito do Besouro, que na versão 2011 é encarnado por Jay Chou. O personagem título fica a cargo de Seth Rogen e a direção de Michel Gondry (Rebobine Por Favor). Com cópias 3D (convertido)

Sucker Punch (25 de março)- Candidato a configurar na lista dos filmes mais legais de 2011. Dirigido por Zack Snyder (300) mostra a história de Babydoll (Emily Browning), garota confinada em um manicômio por seu padrasto, que deseja lobotomizá-la. Babydoll cria um mundo de fantasia como válvula de escape, e ali, com a ajuda de suas amigas, precisa reunir cinco itens imaginários para escapar de seu destino real. Provavelmente será a versão de Alice que todos achávamos que Tim Burton iria fazer.

Pânico IV(15 de abril)- Continuação/retomada da franquia que revigorou o gênero terror nos anos 90 além de criar o filão terror jovem que teve filmes como Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Lenda Urbana, Prova Final e tudo isso virou paródia nas mãos dos irmãos Wayans em Todo Mundo em Pânico, uma ironia, pois Pânico tinha como premissa justamente fazer troça em cima dos clichês de filmes de horror, sobretudo dos anos 80. O filme contará com três atores dos filmes originais: Neve Campbell, David e Courtney Cox Arquette. Wes Craven volta à direção assim como o roteirista Kevin Williamson.  A idéia é dar inicio a uma nova trilogia se o filme for sucesso.

Rio (15 de abril)- Do brasileiro Carlos Saldanha (trilogia Era Do Gelo), é a história de uma arara azul sai de uma pequena cidade do estado americano de Minnesota e ruma para o Rio de janeiro onde encontra uma fêmea de sua espécie, para sua surpresa, pois pensava ser o único exemplar vivo. Vozes de Anne Hathaway, Jesse Eisenberg e Rodrigo Santoro.

Velozes e Furiosos 5 (29 de abril)- Quinto filme da franquia, desta vez como Rio Como cenário. Mas será que alguém ainda tem saco para aqueles carros tunados e barulhentos?

Thor (6 de maio)- O deus do trovão chega às telas na pele do pouco conhecido Chris Hemsworth. O elenco ainda conta com Anthony Hopkins como Odin, Natalie Portman como Jane Foster e Tom Hiddleston que vive o inimigo do herói Loki. Kenneth Branagh dirige. Cópias 3D (convertido)

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (20 de maio)- Desnecessário prolongamento da   franquia milionária da Disney. Dessa vez sai o casal Will Turner e Elisabeth Swan e permanece Jack Sparrow reencontra sua antiga paixão (Penélope Cruz) e enfrenta o pirata Barba Negra. Geoffrey Rush volta como o pirata Barbossa. Sai Gore Verbinski da direção e entra Rob Marshall (Chicago). Cópias 3D.

Se Beber Não Case 2 (26 de maio)- Mais confusão a vista na continuação do hilariante sucesso de 2009.

Kung Fu Panda 2 (27 de maio E.U.A/10 de junho Brasil)- O urso Panda Po, já um às das artes marciais decide sair em busca de outros pandas e se vê em meio a um grupo de bandidos. Gary Oldman entra no time de dubladores junto com Jack Black. Cópias 3D.

X-Men First Class (3 de Junho)- Conta as origens do time de mutantes tutelado pelo professor Xavier. Wolverine não configura entre os personagens, pois, na mitologia mutante o canadense só aparece bem depois. O escocês James McAvoy assume o papel de Charles Xavier e Mathew Vaughn (Kick Ass) dirige.

Lanterna Verde (17 de junho)- Outra esperada adaptação de quadrinhos para a telona. Ryan Reynolds é Hal Jordan, o terráqueo que recebe o anel mágico do planeta Oa que lhe confere poderes mágicos. A solução encontrada para o raje do herói desagradou a alguns, mas foi no mínimo inventiva, fugindo da já batida roupa com enchimento de músculos. Cópias 3D (convertido).

Carros 2 (24 de junho)- Carros era o desenho mais fraquinho da Pixar justamente por ter sido concebido para ser o último do contrato com a Disney. Mas tudo mudou quando a Pixar aceitou ser comprada pela casa do Mickey desde que que fosse mantida sua autonomia criativa, o que deu bons resultados como Wall-E, Up e Toy Story 3. Desta vez Lightning McQueen (mais uma vez na voz de Owen Wilson) vai disputar o primeiro Mundial Gran Prix e se vê envolvido em uma trama de espionagem internacional. Cópias 3D.

Rise of the Apes (24 de junho E.U.A) – Prequel da série Planeta dos Macacos. Mostra a gênese do que originou a guerra entre humanos e símios que resultou no mundo visto no clássico de 1968 estrelado por Charlton Heston. Traz no elenco James Franco (série Homem Aranha), Freida Pinto (Quem Quer Ser um Milionário) e Andy Serkis (O Gollum Da Série O Senhor Dos Anéis) que empresta movimentos e feições ao macaco Caesar, o primeiro símio inteligente. Talvez esse aqui apague o gosto amargo deixado pela bomba de Tim Burton.

Transformers: Dark of the Moon (1º. de julho) – A máquina caça-niqueis de Michael Bay em ação pela terceira vez, mas sem o colírio Megan Fox. Um motivo a menos para se perder tempo com isso aqui. Cópias 3D

Harry Potter e as Relíquias da Morte: parte II (15 de julho) – Pois é, fãs de Harry Potter, agora vocês estão definitivamente órfãos. Essa é a segunda e última parte do derradeiro episódio das aventuras do bruxinho que já se despedira dos livros e agora das telonas. Quem viu a ótima e fidelíssima parte 1 da adaptação, mal pode esperar. Cópias 3D (convertido)

Capitão América (22 de julho)- Certamente o filme de super herói mais esperado do ano. Talvez o terceiro na ordem de relevância para se levar às telas, perdendo apenas para X-Men e Homem Aranha, Capitão América levou anos e vários projetos engavetados para sair do papel. Chris Evans (Quarteto Fantástico) encarna o primeiro vingador e Hugo Weaving (Matrix) seu nemesis Caveira Vermelha. Joe Johnston (O Lobisomem) dirige. Cópias 3D (convertido)

Cowboys and Aliens (29 de julho E.U.A/12 de agosto Brasil) –  Adaptação da HQ publicada pela Platinum Studios em 2006. Nesta fantasia estrelada pelo 007 Daniel Craig e Harrison Ford, uma nave alienígena aterrissa em pleno velho oeste e um grupo de cowboys organizam a resistência contra os invasores. O filme pode trazer Harrison Ford de volta ao topo, uma vez que depois de Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal o ator voltou a amargar fracassos. Quem assina a direção é Jon Freveau (Homem de Ferro 1 e 2).

Os Smurfs (3 de agosto E.U.A/12 de agosto Brasil)-  Criados em 1958 pelo belga Pierre Culliford (sob o nome de Les Schtroumpfs) as criaturinhas azuis ficaram mundialmente conhecidas pelo desenho produzido pela Hanna Barbera e que foi ao ar na Globo nos anos 80. Essa adaptação para as telonas demorou bastante a sair do papel já que a intenção de levá-los para as telonas é bem antiga. Na trama que mistura CGI com atores reais, os Smurfs vão parar em Nova York onde, claro, se metem em várias confusões. Cópias 3D

Spy Kids IV- All the Time in the World (19 de agosto E.U.A)- Reboot da série de sucesso da década passada estrelada por Alexa Vega e Daryl Sabara, que voltam apenas como coadjuvantes assim como seus pais Antonio Banderas e Carla Guccino. Neste quarto filme temos Jessica Alba como a espiã aposentada que retorna à ativa para combater um vilão que pretende congelar o tempo. Entram em ação seus enteados, os novos pequenos espiões que contam com as orientações dos já crescidinhos Carmen e Juni Cortez. Com Robert Rodriguez e sua Troublemaker a frente do projeto, promete ser no mínimo divertido. Cópias 3D.

Conan (19 de agosto) – Demoraram tanto para se decidir sobre a versão cinematográfica de Conan Rei que Arnold Schwarzenegger parou de atuar e virou governador da Califórnia. Como não queriam perder a oportunidade de ganhar mais uns trocados com a franquia, decidiram por colocar o havaiano Jason Momoa no papel do cimério. Marcus Nispel do último Sexta Feira 13 dirige. Cópias 3D (convertido)

Os Três Mosqueteiros (14 de outubro E.U.A) – A enésima adaptação para as telas da obra de Alexandre Dumas, mais focada em D’Artagnan e sua busca por se tornar um exímio mosqueteiro, para isso conta com a ajuda de Athos, Pothos e Aramis. Dirigido por Paul W. Anderson (da série Resident Evil), o filme ainda conta com sua esposa Milla Jovovich no papel da M’lady de Winter e Christopher Waltz (Bastardos Inglórios) como o cardeal Richelieu. Cópias 3D

Puss in Boots (4 de novembro E.U.A) – Filme solo do Gato de Botas que roubou a cena na série Shrek. A trama mostra as aventuras do gato de sotaque espanhol (dublado por Antonio Banderas) antes dos eventos de Shrek, às voltas com roubo dos ovos de ouro da mamãe ganso e é apresentada também Kitty (Salma Hayek), seu interesse romântico. Cópias 3D.

Tintim e o Segredo do Licorne (11 de novembro) – é um dos filmes mais esperados do ano, não só por ser a volta de Steven Spielberg à direção, mas por trazer a mesma equipe que cuidou do CGI e 3D de Avatar. Produzido por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), o filme é todo feito em computação gráfica se utilizando de motion capture (a técnica em que atores têm seus movimentos e expressões faciais capturados para os personagens digitais) e, ao mesmo tempo em que é extremamente realista, mantém os traços fiéis aos dos quadrinhos de Hervé. Com Jamie Bell (Billy Elliot) no papel título, Andy Serkis como o Capitão Haddock e Daniel Craig como Red Rackham  Cópias 3D.

Saga Crepúsculo: O Amanhecer (18 de novembro) – Capítulo final (ao menos por enquanto) da saga coqueluche adolescente da segunda metade da década 00 transposta para a tela e desta vez teve até o Rio de Janeiro como um dos cenários. A trama é aquela mesma que a gente já sabe.

Happy Feet 2 (18 de novembro) – Continuação do filme mais fofo de 2006. Cópias 3D

Mission: Impossible – Ghost Protocol (16 de dezembro E.U.A) – Depois da ridículo Matrixesque parte 2 da série, J.J. Abrams foi convocado para dar credibilidade e acrescentar um espírito de seriado de TV à parte três, uma vez que o filme se baseia em um. Deu certo. Agora o criador de Lost volta como roteirista e Brad Bird dirige.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maestria

Publicado por Cesar Monteiro

VerificadoEscritorVideocastCinéfiloMusicólogoRepórterSuper-fãsPromotor(a)

Pocket Games: Angry Birds

Axel Alonso é o novo Editor-Chefe da Marvel – o que isso muda?