Niterói recebe a nova edição de Conexões: O Futuro, exposição em contêiners marítimos

12
0

Certificada com selo carbono neutro, mostra de fotografia e imagens reflete sobre as ações presentes que impactam o futuro. A programação inclui exibição de filmes, em parceria com o Canal Curta, uma viagem com realidade virtual, game interativo, oficinas de artes, performance audiovisual e ações para reflorestamento.

Com destaque para as paisagens da região serrana do Rio e da Baía de Guanabara, a nova edição da exposição Conexões: O Futuro – montada em contêiners marítimosreúne imagens, fotografias e pequenos documentários.  A mostra estará aberta visitação gratuita de 05/09 a 24/09, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Na Praça do Rádio Amador. Av. Quintino Bocaiúva, 1.604. São Francisco – Niterói – RJ. Depois segue para o Rio de Janeiro.

A exposição Conexões: O Futuro chega a Niterói depois de passar por Teresópolis. A mostra de fotografia e imagens que nos faz refletir sobre as ações presentes que impactam o futuro, é também certificada com selo carbono neutro e já tem ações com datas marcada para a compensação do carbono emitido pelo evento. Em parceria com a Secretaria de Clima e Meio Ambiente de Niterói e o Instituto Floresta Darcy Ribeiro, acontecerá plantio de mudas para reflorestamento de mangue na Lagoa de Piratininga e plantio para reflorestamento de Mata Atlântica no recém-inaugurado Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba.

A inauguração será no dia 05 de setembro às 10h, e contará com uma apresentação musical especialmente realizada por integrantes da Oficina das Minas, projeto também patrocinado pela Ecoponte. A exposição apresenta um olhar histórico sobre o Rio de Janeiro, reflexões sobre o futuro e o impacto de nossas ações sobre ele. “A vida cotidiana se desenrola mediada por uma multiplicidade de encontros que unem e separam cada um dos seres vivos do planeta, do mais diminuto ao mais gigantesco. Em um mundo cada vez mais interativo e acelerado, o equilíbrio e a sustentabilidade são premissas fundamentais para a qualidade de vida do planeta.” Assim, a curadora Carmen Lucia de Azevedo apresenta a exposição CONEXÕES: O Futuro uma exposição de imagens, fotografias e pequenos documentários, montada no interior de contêiners marítimos. A forma de apresentação revela a proposta de intervenção no ambiente urbano. Também assina a curadoria Eduardo de Carvalho.

Com entrada gratuita, o visitante faz uma viagem no tempo, passando pela história da fundação do Rio de Janeiro, o enredo integra a história, os ecossistemas, as interferências do homem nesses territórios e, como elas influenciam em nosso presente e futuro.  Integram a programação da mostra atividades como a oficinas de artes visuais, exibição de filmes ao ar livre (mostra em parceria com o Canal Curta), viagem com a realidade virtual (tecnologia que possibilita sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura por dentro) e o game interativo (para testar conhecimentos de uma forma muito divertida), Performance audiovisual com VJ Suave (percurso de bicicleta com projeções ao ar livre) e plantio de mudas para reflorestamento. Ver agenda ao longo deste texto.

A Mostra Curta!Educação, em parceria com o Canal Curta,  acontece de terça-feira a domingo, a partir das 17h30 e traz filmes que se relacionam com os nove Eixos Temáticos da Exposição: Modernidade, História, Paisagem, Território, Cotidiano, Ponte Rio-Niterói, Construções, Ecossistemas e Mobilidade

A exposição apresenta imagens, fotografias e pequenos documentários, montada no interior de contêiners marítimos. A forma de apresentação revela a proposta de intervenção no ambiente urbano.  Entre o material, destaque para as paisagens da Baía de Guanabara e da região serrana do Rio. No espaço expositivo o público também terá acesso a experiências imersivas, oficinas de arte e atividades interativas que proporcionarão aprendizado e entretenimento. A exposição conta com equipe educativa no local, para recepcionar o público visitante, inclusive atendimento em LIBRAS (todas as sextas-feiras) e agendamento de grupos escolares para visita. Material especialmente desenvolvido para professores e alunos, podem ser acessados de forma gratuita no site da exposição: Projeto Conexões (projetoconexoes.com.br)

Com foco educativo, Conexões: O Futuro dispõe de conteúdo cultural de qualidade, com informações históricas e memórias da cidade do Rio de Janeiro, paisagens da Baía de Guanabara, da fauna e flora presente no território, referências e símbolos culturais que marcaram a história da civilização e conexões da vida em sociedade. E, desta forma, valorizando nossa história e o conhecimento transmitido por gerações, daremos passos em direção ao futuro. A exposição busca inspirar os visitantes a se tornarem agentes de mudança, que contribuirão para um mundo mais sustentável e equilibrado.

AÇÕES EDUCATIVAS

Oficinas de artes visuais
A exposição oferece no local oficinas de artes visuais para públicos diversos. Em especial, foram elaboradas atividades para professores e alunos, disponibilizadas também em ambiente online para acesso gratuito. Professores encontrarão na exposição um local convidativo para oferecer aos seus alunos uma aula interativa, usando toda a infraestrutura da exposição. Acessando previamente no site, as fichas de atividades e sequências didáticas, professores e alunos serão convidados a interagir com a exposição mesmo antes de programar a visita, mergulhando na história e nos assuntos relevantes sobre o futuro de nosso planeta. O agendamento de visitas de grupos deve ser realizado pelo e-mail educativo@projetoconexoes.com.br, enviando os dados (nome do professor, telefone, e-mail, nome da escola, quantidade de alunos, data e horário preferencial).

Curso de Fotografia
Faz parte das atividades da exposição o curso de artes visuais Fotografando com seu celular: noções básicas de fotografia, sob a coordenação de Davilym Dourado, fotógrafo e artista visual. Online e gratuito, vai ensinar o participante como aproveitar melhor a tecnologia do seu celular para produzir melhores fotografias. O conteúdo reúne, ainda, informações sobre questões técnicas e de linguagem, além de dicas práticas para tirar o melhor proveito da máquina fotográfica e do pequeno estúdio que se tem em suas mãos.

Venha ver na Exposição:

VIAGEM COM REALIDADE VIRTUAL

Com ajuda da tecnologia de realidade virtual é possível sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura por dentro.

GAME INTERATIVO

Após visitar a exposição, você poderá participar de um game interativo e testar seus conhecimentos de uma forma muito divertida.

MOSTRA CURTA!EDUCAÇÃO

Filmes ao ar livre em parceria com Canal Curta

Todos os dias a partir das 17h30.

PERFORMANCE AUDIOVISUAL COM VJ SUAVE

Data: 09/09 às 17h30
Percurso de bicicleta até o local da exposição.

PLANTIO DE MUDAS

Data: 09/09 às 09h – plantio de mudas mangue na Lagoa de Piratininga – Niterói.
Data: 23/09 às 09h – plantio de mudas de Mata Atlântica no recém-inaugurado Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba – Niterói.


EXPOSIÇÃO CONEXÕES É UM EVENTO CARBONO NEUTRO

O que quer dizer ser uma exposição carbono neutro? Significa que todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pelo evento são compensadas, de forma que o saldo líquido de emissões seja zero.

As emissões de GEE podem ser causadas por várias atividades relacionadas ao evento, como o consumo de energia elétrica, o transporte de equipe, artistas e visitantes, a produção de materiais, o consumo e a gestão dos resíduos. E para tornar a Exposição Conexões, um evento carbono neutro, algumas etapas importantes foram seguidas. Primeiramente, foi feita a avaliação das emissões de GEE geradas pelo evento, considerando todas as fontes de energia relevantes. Em seguida, foram implementadas algumas medidas para reduzir as emissões de carbono. A reutilização de containers, por exemplo, eliminou a necessidade de utilizar novos materiais na fabricação de um espaço para instalar a exposição, poupando energia e materiais. Após a redução das emissões na medida do possível, foi desenvolvido um projeto para compensar o saldo remanescente de carbono.

Como medidas compensatórias temos o reflorestamento, a geração de energia renovável e a implementação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono. O reflorestamento foi a opção escolhida pela Exposição Conexões: a plantação de mudas de árvores nativas em uma área determinada na cidade de Niterói, em parceria com a Secretaria do Clima da cidade e com o Instituto Atitude Ambiental. Ao investir nessas ações, as emissões geradas pela exposição  são compensadas, resultando em um saldo líquido zero de emissões de GEE.

EXPOSIÇÃO CERTIFICADA COM O SELO CARBONO NEUTRO

Demonstrar o compromisso com a sustentabilidade ambiental também é um dos objetivos da Exposição. Ideias como esta ajudam a minimizar o impacto das emissões de GEE e podem inspirar outras pessoas e empresas a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades. Texto produzido em conjunto com o Instituto Atitude Ambiental, parceiro da Exposição Conexões e, organização responsável pela criação do programa “SELO IAA DE SUSTENTABILIDADE”. Este selo tem o objetivo de evidenciar empresas que atendam aos critérios de sustentabilidade descritos pela Organização das Nações Unidas – ONU em 2015 na Reunião de Nova York.

Ficha Técnica
Realização: Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura – Governo Federal. Produção: Pas de Deux Projetos. Patrocínio: ECOPONTE – ECOVIAS. 

Serviço
CONEXÕES: O FuturoExposição aberta à visitação gratuita.
Data: 05/09 a 24/09, de terça-feira a domingo. Horário: 10h às 19h. Local: Praça do Rádio Amador. Av. Quintino Bocaiúva, 1.604. São Francisco – Niterói – RJ.

Mauricio Barreira
WRITTEN BY

Mauricio Barreira

Formado em Rádio e TV pela ECA-USP, pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac.
Assessor de imprensa, produtor cultural e radialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *