FLIP: Modos de Olhar, 04/07/09

flip-cronica-hoje

O quanto a literatura influencia nossas vidas? Ou melhor, ampliando, o quanto a arte nos influência no dia a dia? Ouvindo Sophie Calle e Grégoire Boullier, meus olhos se fixaram numa mulher à minha frente. Cabelo à La Botticelli, regata de nadador vermelha com pois rosados, shorts jeans, meu olhos fixaram em suas espáduas. Céus. Céus, que espáduas! Os ossos saltando em minha direção, a pele fina, imaculada. Comecei a ficar inclusive constrangida com meu interesse, pois estava sóbria. Olhei as centenas de pessoas à minha volta e nenhuma capturava como ela o meu olhar. Não sendo dada a mulheres (há controvérsias), não pude fugir da constatação óbvia: estava sendo firmemente influenciada por Sophie Calle. Esta francesa altamente sedutora e criativa recria o mundo à sua volta o tempo todo. Não vou discorrer sobre seu trabalho, até porque as diversas caipivodkas ingeridas no almoço não recomendam. Eu recomendo: investiguem Sophie Calle. Investiguem Grégoire Boullier! Estou apaixonada por ele. Quero me casar com ele!

Sobre gente que faz acontecer: Maurício Gouvêa. Ele tem uma ideia, tem a capacidade de perceber o quanto ela é boa, ele não hesita – ele a executa. Ele a concretiza, faz acontecer. Assim é o sebo Baratos da Ribeiro com seus Vespeiros, Clube do Vinil, Clube da Leitura, nosso livro lançado. Não só o objeto, mas tudo que o cerca: filipetas, banners, divulgação no Globo, JB, BBC de Londres… Outros projetos acontecerão. Maurício Gouvêa. Sorry, Obama. But this is my Guy!

Por Carmen Molinari, participando do lançamento do livro Clube da Leitura: Modo de Usar, Vol. 1,  direto da FLIP 2009.

Total
0
Links
Comentários 2
  1. Perdi a Sophie Calle, o Gregóire Boullier e a mulher a sua frente, mas concordo contigo: o Maurício é o cara!

    Mas o material usado pelo Maurício certamente o ajudou muito nessa empreeitada. Vocês, do clube da leitura, que fizeram também o livro acontecer, são brilhantes. Parabéns a você, Carmem, e a todos os outros.

  2. Carmen, você é ótima, ótima: ficou constrangida com seu interesse nas espáduas! Poxa, eu tava atrás de vc e não as vi, pq vc não me cutucou e perguntou: Vivian, o que acha dessas espáduas, o que acha?
    O Mauricio, como eu disse na crônica sobre o Margarida, é nosso livreiro preferido, uma das pessoas mais generosas que vi em toda a vida e, de fato, vamos pegar um pouquinhozinho dessa capacidade de operacionalizar idéias que ele tem, porque pra ele não vai fazer falta distribuir um pouco, pelo menos pra mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
FLIP: Modos de Olhar – Um Café, um Lugar

FLIP: Modos de Olhar – Um Café, um Lugar

O Margarida Café é um lugar

Prox
Fim do caso em Ouro Preto

Fim do caso em Ouro Preto

Após anos de desentendimentos e falta de informação, chega ao fim o julgamento

Sugestões para você: