Mônica Salmaso faz bela homenagem ao compositor Wilson Baptista

Cantora estreou no Rio a versão estendida do show Tributo a Wilson Baptista, projeto que confirma a excelência na escolha dos seus projetos.

Mônica Salmaso é, provavelmente, a dona da mais bela voz do Brasil e Wilson Baptista (3 de julho de 1913 – 7 de julho de 1968) é um compositor com uma das mais ricas obras do samba, embora muita gente, como é comum na falta de memória que aflige o país, não ligue o nome às composições. A junção do talento dos dois criou um espetáculo imperdível: Tributo a Wilson Baptista.
A apresentação deste sábado (25/8) no Teatro Rival, no Centro do Rio de Janeiro, serviu não só para celebrar as canções de Baptista como para apresentá-las ao público mais jovem.
Mônica Salmaso faz bela homenagem ao compositor Wilson Baptista – Ambrosia

Elegância acima de tudo

Obras-primas como Acertei no Milhar, Boca de Siri e Lá Vem a Mangueira, só para citar algumas, ganharam leituras delicadas e elegantes, como tudo tocado por Salmaso.
Acompanhada de Paulo Aragão (violão), Luca Raele (clarinete) e Teco Cardoso (saxofone e flauta), a cantora trouxe para o seu universo a obra de Baptista, sem desfigurar a essência de nenhuma das canções.
Outro destaque da noite foi a indisfarçável alegria da intérprete com o roteiro do espetáculo, o público presente, os arranjos das canções e a história de Wilson Baptista.
— Gostaria de ressaltar a minha felicidade com o público que foi ao show. Fomos muito bem acolhidos, isso foi muito especial pra gente! Voltei pra casa muito feliz! De verdade! — agradeceu por e-mail uma supersimpática Salmaso.

Histórias deliciosas

Além dos belíssimos sambas pinçados das mais de 600 composições de Baptista, Salmaso costurou o roteiro com deliciosas histórias tiradas da biografia Wilson Batista – O samba foi sua glória!, escrita por Rodrigo Alzuguir e lançada em 2014.
Os causos contados entre as músicas serviram como deliciosos links para contextualizar o momento histórico das composições.
Além disso, histórias onde os personagens são figuras do calibre de Moreira da Silva, Ataulfo Alves e Noel Rosa (com quem Baptista teve uma rixa histórica e que rendeu vários clássicos), jamais serão desinteressantes.

As histórias, vale o registro, dão chance de vermos uma Mônica Salmaso descontraída e engraçada como poucas vezes.
— Este projeto tem o diferencial de ser contextualizado na história do Wilson Baptista e por isso ter mais falas – o que me tira um pouco da minha zona de conforto, por um lado, mas ao mesmo tempo ajuda no aproveitamento da escuta das canções — explica a intérprete.

Respeito do público

O envolvimento dos músicos e da cantora criaram um clima mágico que se irradiou por todo o Teatro Rival, fazendo com que a plateia, durante praticamente todo o show, se mantivesse com uma atitude de reverência, difícil de descobrir se para o espetáculo, as canções de Baptista ou o conjunto da obra.
Mônica Salmaso faz bela homenagem ao compositor Wilson Baptista – Ambrosia
Os longos aplausos, a atenção ao ouvir as histórias sobre as canções apresentadas e o silêncio poderoso que permitia ouvir cada nota e cada nuance dos sons vindos do palco mostraram que o poder da (boa) música, como repito sempre, é atemporal.
— A gente agora está entrando na fase de arredondar o show. Tirar excessos (principalmente nas falas). Gosto dessa ordem e do repertório. Sinto que o show está bem amarrado — explica Mônica.
Quem puder assistir a uma apresentação desse show não deve deixar a oportunidade passar ou vai se arrepender.

Show Mônica Salmaso

Mônica Salmaso – Tributo a Wilson Baptista
Teatro Rival Petrobras – 25/8/18
Fotos: Jo Nunes e Divulgação
Vídeos: Jo Nunes

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Nova série médica para maratonar! Onde assistir The Good Doctor?

Nova série médica para maratonar! Onde assistir The Good Doctor?

Depois de indicar The Resident, vocês me pediram muito para falar sobre The Good

Prox
Sharp Objects é uma obra de arte que se prolongou demais
Sharp Objects é uma obra de arte que se prolongou demais – Ambrosia

Sharp Objects é uma obra de arte que se prolongou demais

HBO

Sugestões para você: