Música

Yamí lança faixa em parceria com Rita Benneditto

Um encontro de cânticos e ritmos percussivos marca “Yamí”, novo single do duo formado pelo italiano Federico Puppi e o baiano Marco Lobo em parceria com a cantora maranhense Rita Benneditto. A faixa, que dá título ao projeto, antecipa seu primeiro álbum, a ser lançado em breve. O single já está disponível nas principais plataformas de música digital.

Nada mais justo que a composição batizasse o projeto. Ela surgiu com a letra escrita por Rita após assistir um show de Puppi e Lobo, quando o duo já havia ganhado forma. Antes disso, porém, os músicos se encontraram no palco da turnê da própria Benneditto, que excursionava com o álbum “Som e Fúria”, gravado com Jussara Silveira. De lá, surgiu a mescla de percussão brasileira e tons eruditos com o cello e a música eletrônica.

Após viajar pelas areias do deserto e pelos sons africanos nos singles anteriores, com passagem por Salvador de Bahia no clipe “Baião da Onça”, agora Yamí embarca em uma viagem pelos sons maranhenses.

Veja o clipe “Baião da Onça”:

“A música contém ritmos típicos do Maranhão, terra da Rita, que juntamos com a nossa sonoridade. O resultado foi muito impactante para gente. Essa música resume bem a alma do projeto, seja pelo próprio nome, seja pela junção de ritmos ancestrais com beats eletrônicos. Essa união criou um mantra muito forte e emocionante. A voz da Rita trouxe uma magia e uma espiritualidade que ficou marcante”, analisa Puppi.

Italiano radicado no Brasil, ele é violoncelista e lançou em 2018 o disco “Marinheiro de Terra Firme”, seu segundo trabalho autoral – sucessor da estreia, “Canto da Madeira” – e que já flertava com a música eletrônica. Como produtor, trabalhou ao lado de Maria Gadú no disco “Guelã”, indicado ao Grammy Latino, entre outros nomes da cena brasileira. 

Já Lobo é um dos grandes nomes da percussão no Brasil, com três álbuns solo e tendo trabalhado com artistas importantes, tais como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Virginia Rodrigues, Lenine, João Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Além disso, ele tem desenvolvido projetos com músicos de todo o mundo, como o baterista Billy Cobham e o trio Elf, e ainda participa do grupo World Percussion Ensemble. A percussão de Lobo em Yamí inclui, além dos atabaques, instrumentos do folclore brasileiro como berimbau, gungas e tambor de onça, além de pads eletrônicos  e outros instrumentos experimentais como hang drum, tubos e sucatas. 

Essa potência de batuque se encontra com Rita Benneditto. Artista polivalente, ela é conhecida por trabalhos como “Tecnomacumba”, onde explora a versatilidade de seu caminho na música que já foi coroado com uma indicação ao Grammy, com o Prêmio da Música Brasileira, entre outros reconhecimentos. A discografia de Rita Benneditto possui oito álbuns e um single, “7Marias”, que faz uma reverência ao poder feminino através do universo das pombagiras, entidades cultuadas nos terreiros de candomblé e umbanda brasileiros. 

Da rica troca com Puppi e Lobo ao longo da turnê “Som e Fúria”, Rita desenvolveu uma sintonia com o projeto que ganhou forma ao compor “Yamí”. “Fiz a canção conduzida pela força da emoção ao ver no palco esses dois queridos e talentosos amigos. Fui arrebatada em cheio pela magia que eles emanavam tocando numa grande festa na Ilha da Gigóia. A melodia e a letra de Yamí fluíram como os ventos que sopravam naquela noite. Quando percebi, ela estava pronta dentro de mim”, relembra ela.

“Yamí é uma grande fogueira ancestral queimando na mata sagrada em noite de lua cheia, acesa pelos ventos trazidos do mar. Yamí é um encontro de almas ligadas pelo cordão sagrado da deusa música. Yamí é um canto de luz aos nossos ancestrais para que eles nos devolvam a consciência cósmica do que perdemos”, completa a artista.

A faixa integrará o primeiro disco de Yamí, ao lado dos já revelados singles “Siroco”, “Bah’li” (com o músico camaronês Njamy Sitson) e “Baião da Onça” e outras músicas inéditas. 

Ficha técnica

Marco Lobo: percussão + eletrônica

Federico Puppi: Cello +  eletrônica

Rita Benneditto: Voz e percussão

 

Produzido por Marco Lobo e Federico Puppi

Gravado no estúdio Ouvido em Pé (Rio de Janeiro) por Federico Puppi e Marco Lobo

Mixado por Diogo Guedes no estúdio Toca do Mendigo (Rio de Janeiro)

Masterizado por Giovanni Versari no estudio “La Maestá” (Itália)

Foto de capa: Pico Garcez

Arte de capa: Gualtiero Terrealte

 

Autora: Rita Benneditto

Contém trecho de “Índia Guerreira” (DP/ Adapt: Rita Benneditto/Yamí) 

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

MúsicaNotícias

Led Zeppelin – mais de 80 minutos de show histórico de 1970 surgem na internet

Gravado em 16mm durante o Festival de Bath, registro cru e inédito...

LançamentosMúsica

Josh Beauchamp apresenta pop maduro no início da carreira solo

Com os singles “Love You Again” e “Give It Back!”,  ex-membro do...

LançamentosMúsica

Luella une eletrônico, rock e métrica incomum na psicodélica “Serpente Caranguejo”

Com compasso raro e narrativa inspirada na força do signo de Câncer,...

LançamentosMúsica

Snow Patrol e Kylie Minogue unem forças no single “These Alarms”

Escrita especialmente para a estrela pop, a faixa marca a estreia da...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

LançamentosMúsica

saudade inicia nova fase com o single “desculpa eu ser um trem desgovernado”

Composição intimista e confessional antecipa o conceito do próximo álbum, marcando o...

LançamentosMúsica

Com “Grande Gostosa”, MARIANNA abre fase de maturidade, humor ácido e amor-próprio

Escrita em parceria com Arthur Marques e Jenni Mosello, faixa ganha um...

AstrosMúsicaNotícias

Morre Jennifer Finch, baixista do L7

Óbito ocorre apenas cinco dias após o anúncio de sua luta contra...