em

17º Fest Comix – Saiba como foi o evento em detalhes

No último domingo, dia 17/10, eu estive em um dos mais tradicionais eventos de quadrinhos em São Paulo, a Fest Comix. Relizado pela Comix Book Store, uma das maiores feiras de quadrinhos da América Latina chega a 17ª edição no ano de 2010. Mesmo sendo um eventro tradicionalíssimo, foi a primeira vez que fui. Apesar de ser uma frequentadora constante de outros eventos sobre o tema eu não sabia exatamente onde estava o diferencial deste especificamente. Alguns amigos contaram suas experiências em edições passadas, mas nada disso é o suficiente, é o tipo de coisa que você tem que ir ver com os próprios olhos. Então vamos as impressões de como foi a experiência por lá.

17a Fest Comix

Localização

O evento foi realizado no Colégio São Luiz, que fica próximo ao Metrô Consolação na rua Haddock Lobo. É um ponto mais do que positivo, pois, além de estar perto do coração da cidade, não deixa ninguém na mão em termos de transporte público. Quem foi de metrô precisou andar somente uma quadra para chegar até o local, muito fácil de achar. Já pra quem foi de carro (como no meu caso), não foi tão simples assim. Não há muitos locais de estacionamento perto, a não ser aquele ao lado do colégio que custava 18R$. É bom lembrar que você está do lado da Paulista nessa hora. A dica é deixar o carro estacionado perto de alguma estação do metrô que seja distante da Paulista e pegar a Linha Verde para chegar ao local.

Organização

Organização - Fest Comix

Em termos de organização não tenho do que reclamar. Tinham muitos staffs a disposição em todos os setores dos eventos e não vi nenhuma tipo de confusão acontecendo. Um dos únicos problemas da organização foram as atrações, assunto que vou comentar mais embaixo.

Alimentação

Um dos pontos baixos do evento por dois motivos: além de ter poucas opções eram coisas bem caras. Ouvi muitos otakus reclamando do preço do Mupy. Já em alimentação havia somente uma barraquinha na área externa e não era permitido sair do evento para comer em algum lugar próximo e retornar depois.

Atrações

Atrações - 17o Fest Comix

Aqui está um dos grandes problemas da feira, não pelas atrações em si, mas pela falta de informação. Era muito difícil mesmo saber o que estava acontecendo na sala de palestras, nas mesas de autografos e na sala de vídeo. Acho que o maior exemplo foi ter o David Lloyd do meu lado e não ter me preparado pra falar com ele – eu não sabia que ele estaria ali no Domingo. Acho que muito se deve a falta de um hotsite do evento dando orientações e fazendo o processo ser mais simples. O blog deles, onde anunciaram a maior parte das atrações do evento, é muito confuso e infelizmente não resolve essa questão.

Apesar disso a qualidade das atrações foi interessante: nos três dias houveram lançamentos de diversos comics com seus autores presentes para autografar, o concurso de cosplay, a exposição de colecionáveis e a exibição do documentário do Grant Morrison e algumas outras palestras.

Estandes

Estandes - Fest Comix

A maioria dos estandes focava no que a feira não oferecia em abundância: camisetas, toy arts, action figures, games e outras coisas que não são a especialidade da Comix Book Shop. Lá eu vi estandes das lojas Meu Cartão, Limited Edition e de alguns sebos, por exemplo. Também havia muito mais cosias pro pessoal que gosta de mangás e animes do que coisas pra quem gosta de quadrinhos tradicionais, por exemplo. Sem dúvida é o maior público de quase todas as feiras daqui de São Paulo.

Produtos e ofertas

Produtos e Ofertas - Fest Comix

Chega a ser assustador o tamanho do estoque e da variedade de produtos que existem na loja. A feira tinha bastante espaço e estava bem dividida, sendo fácil localizar o que era desejado. Entretanto as ofertas não eram tão generosas quanto eu imaginei que seriam. Encadernados com desconto de no máximo 10 reais e revistas regulares com desconto de no máximo 2 reais. Uma coisa bacana eram os combos de arcos completos separados pela própria Comix, comprei um da Mulher Gato e um do Batman e nesses sim acho que valeu a pena.

Outro detalhe que me chamou bastante a atenção foi a organização dos caixas. Além de numerosos, tinham várias opções de pagamento e havia orientação para em que caixa deveriamos seguir. Um cuidado bacana e que fez toda a diferença.

Acho que o que fica no final é que o Fest Comix é um evento tradicional e não decepciona ninguém na maioria dos seus aspectos. Sempre que houver um Fest Comix vale passear, mesmo que seja só pra dar uma olhadinha nesse paraíso de quadrinhos.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Nunca tinha pensado em ir, mas o doc do Morrison me atraiu esse ano… mas o evento parece ser bem melhor nas fotos do que eu esperava… Ano que vem eh uma boa pedida

Deixe sua opinião