Little Fears: Nightmare Edition

littlefears

Sem dúvidas um dos RPGs mais aclamados e interessantes já criados, Little Fears revolucionou os jogos de horror ao apresentar uma perspectiva completamente inédita, aquela de uma criança. Com protagonistas inusitados e antagonistas muito criativos (os lordes de Closetland), o jogo escrito por Jason L Blair foi uma grande sucesso de público e crítica na época de seu debute em 2001, ganhando inclusive o prêmio Origins.

Neste ínterim de tempo, o jogo deu vazão a um pequeno sub-gênero no horror, onde até mesmo as maiores editoras do mercado participaram, como é o caso de Inocents da White Wolf. Esgotado há cinco anos, já faz muito tempo que é discutido o surgimento de uma nova edição, mas poucas informações concretas chegavam ao público. Desde o ano passado, Little Fears: Nightmare Edition está sendo anunciado, mas não se sabia nada a respeito.

Finalmente as primeiras informações começam a escoar. Em uma parceria com o site Flamesrising, Blair decidiu lançar 13 prévias, batizadas como 13 portas de acesso a nova edição de Little Fears. Esta semana, a primeira delas surgiu, e já nos traz um pouco de luz sobre o que esperar da Nightmare Edition.

Porta 1: Little Fears cresce

Se passaram seis anos desde o debute de Little Fears. O jogo rapidamente se tornou um sucesso de crítica e um clássico Cult, acumulando um grupo de fãs que manteve o jogo vivo a partir de mesas e discussões. Seu entusiasmo é parte crucial do por que a Nightmare Edition está finalmente sendo lançada.

Quando chegou o ponto de desenvolver a NE, eu sabia que os fãs estariam entre os críticos mais severos. Eu também sabia que eu não poderia simplesmente re-lançar o original com uma nova paleta de cores. O que tentei fazer foi um balanço entre o que fazia Little Fears um jogo único e entretecedor com os meus anos de experiência como game designer que adquiri após criar a versão original muitos anos atrás. Assim como todas as pessoas que crescem, Little Fears passou por muitas mudanças enquanto amadurecia.

Na primeira das treze prévias, nós iremos dar uma olhada nessas mudanças. Nas próximas prévias nós iremos até cada uma dessas mudanças e as exploraremos em detalhes.

A mudança mais óbvia está no sistema do jogo. Little Fears Nightmare Edition usa um novo sistema, chamado Top 3 engine. Equanto o sistema do jogo original era rápido e fácil, ele também requeria muitos acenos de mão e fudging na hora de lidar com coisas como criar ou batalhar com monstros. O Top 3 system engine é leve, rápido e traz familiaridade para os conflitos centrais ao jogo.

Fãs do jogo irão reconhecer alguns dos termos e conceitos que irão retornar na nova edição. Qualidades, em primeira instancia e Virtudes ainda estarão lá ainda que um pouco diferentes.

Monstros também estarão definidos de forma melhor em NE e são bem divertidos de se criar. Algum dos melhores feedbacks que recebi foram de pessoas me dizendo o quanto eles amaram criar monstros, alguns passaram sessões inteiras fazendo somente isso.

Diferente de seu predecessor, LFNE foi desenvolvido para mesas de longa-duração. Ainda que funcione como muito bem para one-shots ou uma mini-série de três ou quatro sessões, também estimula uma excitante e dramática série contínua. A tendência do jogo original para o desenvolver de personagens em direção não-jogablidade não existe mais.

Outra grande mudança é o sistema de avanço dos personagens. O que desenvolvemos irá fazer com que jogar com o mesmo personagem em todas as sessões seja divertido e recompensador.Eles irão mudar e amadurecer durante a mesa tanto com o uso de habilidades quanto pela passagem da idade.

A morte de um personagem não irá mais significar necessariamente o seu fim.

No que concerne a ficção do universo de Little Fears, a Nightmare Edition traz mas mudanças.
Aquelas que as pessoas irão notar em imediato é que não existe mais o Demagogo. Os Reis, que constituíam a espinha dorsal do mal da edição original, também se foram. Enquanto alguns Reis ainda existem em nome e em espírito, eles não possuem mais títulos e não a hierarquia de governantes.

Uma outra grande mudança é a presença da esperança. O jogo original era incrivelmente sombrio, o que era parte de seu apelo. E enquanto a NE é ainda um jogo de horror, ele é também um jogo sobre esperança.Existe uma luz em toda treva e esta luz vem dos personagens.

Existem coisas e pessoas que não são crianças que podem ajudar na luta contra os monstros. O fardo ainda repousa sob as costas dos jovens, mas eles não estão mais completamente sozinhos.

Para fãs de longa-data do jogo, algumas dessas mudanças podem parecer arbitrárias, mas nenhuma delas foi modificada sem consideração sobre o que ela significava como um todo para o jogo. Little Fears Nightmare Edition foi desenvolvido para ser um RPG de horror definitive, especialmente no sub-gênero do horror infantil.

Enquanto as prévias continuam, você terá chance ver melhor o que faz Little Fears Nightmare Edition ser tão esperada e o que iremos encontrar quando o armário se abrir no fim do ano.”

Blair

O Ambrosia irá noticiar conforme as novas portas forem se abrindo.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

U2 lança clipe de I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight

Próxima publicação

The Wolfman adiado para 2010

Comentários 5
  1. Ótima notícia!

    Jason L. Blair
    parece ter trabalhado em cima de críticas relacionadas diretamente à limitação do jogo à one-shots e ao equilíbrio de regras. Contudo, ao menos em termos de cenário, a primeira porta aberta deu a impressão de que será um pouco menos tenso do que a edição anterior, talvez justamente para permitir que os jogos tenham maior duração.

    Vamos esperar que as próximas doze portas nos tragam mais detalhes sobre os sucessores do Demagogo e dos Reis no rol dos antagonistas – e quem sabe finalmente a data de lançamento 😉

  2. Little fears é um dos jogos com temática mais interessante que conheço.

    A ambientação é um show!

    Estava em busca do livro básico, difícil pra caramba de achar, agora com essa nova edição, não vou deixar passar.

  3. Boa notícia! Agora, fiquei abismada com a quantidade de informação que ele deu logo de cara… Bom saber que nem todo mundo leva a propaganda de seu novo rpg como um grande jogo de mistério rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Ranking Cinza de Outubro

Mês passado, o Rafael Rocha do Área Cinza, um dos mais respeitados (e acessados) blogs de RPG do país, postou um…