MúsicaVideos

Alexandre Marzullo lança “Sul”, novo clipe do EP “Primeiro Oceano”

Compartilhe
Compartilhe

Das ondas que se quebram na pedra, sobra espuma. E da viagem proporcionada pelos acordes de “Sul”, fica a calmaria. Assim é o vídeo para a faixa lançada em “Primeiro Oceano”, EP de estreia do violonista e compositor carioca Alexandre Marzullo. Essa nova parte do álbum visual traz o primeiro encontro de sua videografia com o tema principal: as águas e a renovação que proporcionam, sua intensidade e novos caminhos. O clipe, dirigido por Davi Bernard, já está disponível no YouTube, e o EP, nas principais plataformas de música.

https://youtu.be/ZA4zl6Sqlnc

“Sul” se une aos vídeos para “Opa, Bom Dia”, “Elegia Para Copacabana” e para a faixa-título em uma série de lançamentos que farão de “Primeiro Oceano” um álbum visual. O último clipe, “Ao Pescador”, será lançado também no início de 2020. Embora primordialmente instrumental, o trabalho se utiliza de texturas atmosféricas para criar seu escopo imagético, amplamente influenciado por inspirações variadas – da bossa ao folk, passando por música ambiente e jazz japoneses.

A imersão começa na faixa-título, passa por uma crise interna em “Elegia para Copacabana” (a única com letra no EP), levando à superação em “Ao Pescador” e, por fim, à libertação em “Opa, Bom Dia”. “Sul”, a segunda música, representa o descobrimento do outro, a saída do universo interno do autor. O vídeo traduz os três momentos distintos da música, abrindo com o movimento da Praia do Leme, no Rio de Janeiro, posteriormente se voltando para o instrumentista em plena ausência – de cenário, de luz, de palavras – apenas para encerrar com a calma do oceano, sua amplitude e grandiosidade que abarca sentimentos indos e vindos.

https://youtu.be/ztrpE51Fv14

“A composição começou como uma canção de amor, inspirada por um relacionamento que, não se fez possível. E assim, a canção foi pouco a pouco perdendo as palavras, se tornando puro som, bastando-se com o violão. O título, ‘Sul’, a única referência que sobrou dessa amorosa inspiração, se tornou também metaforicamente o ponto de partida para o próprio destino, o norte das bússolas… pois, apesar de doloroso, é preciso seguir em frente”, reflete Marzullo.

https://youtu.be/-VfHKzbtswo

O EP “Primeiro Oceano” foi pensado para representar o início de uma travessia pessoal, de um desbravamento de horizontes. A temática da busca guiou todo o desenvolvimento do trabalho, motivado por uma vontade de libertação e um sentido de poesia. Sem restrições de rótulos ou gêneros, Marzullo constrói uma intrínseca narrativa. O compositor busca nas raízes da história brasileira um caminho para compreender o que nos trouxe até aqui.

Crédito: Davi Bernard

Músico autodidata, Alexandre tem formação em pintura e um curso inacabado de Artes Visuais pela UERJ. A partir de 2016 ele colocou em prática a vontade de se dedicar profissionalmente à música. Ela ganhou forma no evento mensal Conversa Acústica, que somava apresentações musicais e poéticas, seguidas de bate-papos mediados sobre processo criativo entre artistas e público.

Reunindo uma experiência que passou também por trilhas de peças e curtas universitários, Marzullo passou a trabalhar em “Primeiro Oceano” no ano seguinte. Após a gravação dos violões, foram empregadas diversas técnicas de estúdio e experimentações sonoras, buscando criar uma atmosfera própria para cada música.

O projeto foi gravado no estúdio Espaço Ipiranga, no Rio de Janeiro. A produção musical foi do próprio Alexandre Marzullo, com supervisão, mixagem e masterização de Leandro Dias. Alexandre está em turnê para divulgar o projeto.

Ficha técnica:

Composição, arranjos e execução de Alexandre Marzullo.

Produzido por Alexandre Marzullo, mixado e masterizado por Leandro Dias no estúdio Espaço Ipiranga.

Clipe dirigido por Davi Bernard, produção Angkor Angu.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosLiteraturaMúsica

Noel Rosa ganha novo perfil biográfico por André Diniz com discografia comentada

Noel, um perfil biográfico” (Numa Editora), de André Diniz, com capa de...

LançamentosMúsica

Rebeca Lindsay e Banda AR15 exaltam a música paraense com single “Inaceitável”

Atendendo aos pedidos dos fãs e marcando um momento histórico para a...

Foto por EDI OLIVEIRA
AgendaDançaMúsica

Festival Nas Batalhas com programação gratuita no Sesc São Paulo

Artistas como DJ Alex Luxury, Raquel Cabaneco, Ronaldo SnoBrock, Tiago Reis e...

Foto: Taylla de Paula
AgendaFestivaisMúsica

SE Mapping ocupa o centro histórico de Aracaju com arte e tecnologia

Em sua primeira edição, festival gratuito apresenta projeções de 18 obras inéditas...

LançamentosMúsica

Metal Polonês: Archangel lança single “In the Language of Lightning”

O projeto Archangel uma iniciativa profundamente pessoal e individual, apresenta o novo...

CríticasListasMúsica

Os melhores álbuns de 2024

MELHORES DISCOS NACIONAIS “CAJU” LINIKER  MELHOR DISCO NACIONAL DE 2024!!! Porque esse...

MúsicaNotícias

“Birds of a Feather” de Billie Eilish domina o Spotify em 2024

O mais recente sucesso de Billie Eilish, “Birds of a Feather”, alçou...

AgendaMúsica

Screaming Bones lança obra psicodélica com “Rocks”

Prepare os seus sentidos para o retorno triunfante do Screaming Bones com...