Teatro

Crítica teatral: “Grand Théatre Pão e Circo”, um espetáculo

Compartilhe &media=" rel="nofollow"> &title=Cr%C3%ADtica%20teatral%3A%20%E2%80%9CGrand%20Th%C3%A9atre%20P%C3%A3o%20e%20Circo%E2%80%9D%2C%20um%20espet%C3%A1culo" rel="nofollow"> &name=Cr%C3%ADtica%20teatral%3A%20%E2%80%9CGrand%20Th%C3%A9atre%20P%C3%A3o%20e%20Circo%E2%80%9D%2C%20um%20espet%C3%A1culo" rel="nofollow">

Grand Théâtre Pão e Circo, peça em cartaz durante este mês de maio no aconchegante Teatro da Sede das Cias, na Escadaria do Selarón, no bairro da Lapa, é um espetáculo. E isso não apenas por ser baseada no texto crítico de Guy Debord, o clássico A Sociedade do Espetáculo.

A peça começa com um grande alarido, uma sacudidela que inaugura os primeiros momentos do espetáculo, colocando a platéia pronta para um mergulho nas imagens projetadas no palco e para o monólogo que alterna diversas vozes e perspectivas na excelente atuação da atriz Carol Kahro, que é também a diretora e roteirista. A partir daí, tudo é irreversível: o texto, forte, nos coloca o tempo inteiro em frente a nós mesmos, porque nós mesmos somos os outros, nós mesmos somos cada um de nós, nós mesmos somos aquilo que não queremos ver de nós mesmos, nós mesmos somos Madalena, Zé Felipe, Das Dores, Carol, Marcelo, Eliesér e até Sílvio Santos nos recortes audiovisuais projetados nas telas espalhadas no cenário, nós mesmos somos o que é possível e, sobretudo, somos os componentes dessa sociedade imagética que, cada vez mais, se sustenta em eventos espetaculares (e especulares) do belo e do horrível, do espantoso e do insípido. Cada vez mais, trata-se, esse “nós mesmos” dificílimo de definir e resumir, de uma trilha de selfies onde todos viram celebridades de seus próprios mundos, onde suas biografias, editadas nas redes sociais, têm todo o brilho que a lente de um filtro do instagram ajuda a conferir nessa fuga desesperada da monotonia, do tédio e da solidão.

-bAGTPC1

Cabe sublinhar que a peça é pura reflexão, mas também beleza, estética e ironia. Os espectadores, ao saírem da peça, precisam de um tempo para respirar e digerir, mas também para repetir incansavelmente os sagazes e hilários motes que o texto contém. Ninguém sairá imune a essa sátira contemporânea que é Grand Théâtre Pão e Circo

O monólogo esteve em cartaz por 6 anos na Bahia e capitais do Nordeste, estreando no Rio em 2014, no Teatro Eva Herz, para retornar à cidade agora, em curta temporada, na Sede das Cias. Carol Kahro é premiada como melhor atriz com o Prêmio Braskem Melhores do Teatro em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaTeatro

“Clara Nunes – A Tal Guerreira” chega a Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Após temporadas em São Paulo e Fortaleza, o musical “Clara Nunes –...

AgendaTeatro

“Boate das Fadas” estreia no Sesc Copacabana

Na comédia “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, a...

AgendaEntrevistasTeatro

Angela Rebello: entrevista com a indicada a melhor atriz no Prêmio APTR 2025

Angela Rebello é, sem dúvida, uma das grandes atrizes brasileiras do nosso...

AgendaTeatro

Bumba-Meu-Boi em novo espetáculo, exposição e videocast 

CClarin Cia. de Danç anuncia novas ações do projeto “Terras de Águas...

AgendaTeatro

“Sonho Encantado de Cordel” na Barra da Tijuca

“Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega à Cidade das Artes, na Barra da Tijuca,...

AgendaTeatro

O Varal da Cia Navega Jangada, em São Bernardo do Campo

No dia 11 de junho, quarta-feira, estreia o espetáculo O Varal da...

AgendaTeatro

Musical Território do Amor faz temporada popular no Rio de Janeiro 

O que une as saudosas cantoras brasileiras Elizeth Cardoso, Maysa, Dalva de...

AgendaTeatro

“Marighella – O Homem que Não Tinha Medo” em cartaz no São Paulo

Peça, protagonizada por Pietro Cadete e Fábio Neppo, está em cartaz no...

AgendaTeatro

“Édipo e Seus Duplos” no Teatro Glauce Rocha

Édipo e Seus Duplos (ou porque dois é igual três) é o...

AgendaTeatro

Claustrofobia estreia temporada paulistana no Sesc Pinheiros 

O monólogo Claustrofobia, de Rogério Corrêa, chega a São Paulo para uma...

AgendaTeatro

Musical transporta o clássico de Alice no País das Maravilhas para o contexto de uma guerra

O clássico da literatura inglesa de Lewis Carroll ganha uma nova ambientação...