em ,

Movie Tunes: Game of Thrones

Bem vindos a Westeros, Essos e Sothoryos. Quem leu os livros das Crônicas do Gelo e do Fogo, conhecidos aqui no Brasil como a série da Guerra dos Tronos, sabe que há diversas músicas inseridas em todos os cinco livros já publicados. No seriado, poucas delas foram apresentadas ao público sendo a mais famosa, “Rains of Castamere”, usada na segunda temporada, especificamente no episódio relativo a batalha de Água Negra, durante a chegada de Tywin Lannister para salvar Porto Real da invasão dos homens de Stannis Baratheon.

game-of-thrones-season-3-0017

Há uma série de vídeos de fãs cantando a música, bem como a música cantada pelo conjunto The Nationals, que aparece na trilha do episódio. Porém, esta versão em voz e harpa de Natalya Zarraga é a que mais chama atenção.

A música narra o que acontece com aqueles que querem se atrever a lutar contra os Lannisters. No caso, o cerco a cidade de Castamere, onde a casa Reyne tentava se rebelar e onde o capítulo final de sua rebelião foi traçado, com a total aniquilação dos Reyne e seus descendentes e apoiadores.

Um fato interessante é que Tyrion (Peter Dinklage) aparece murmurando a música durante a série e até então ninguém havia ouvido a versão que seria usada naquele episódio acima citado.

Na próxima temporada, que estréia neste domingo, dia 31 de março de 2013, esta música será cantada mais vezes e, em duas vezes muito especiais, se o livro for seguido, irá gerar espanto e surpresa aqueles que acompanharm apenas a série, sem ler os livros.

A proxima é bem legal: “A Bear and the Maiden Fair”, que é basicamente uma música de tavernas contando a história de um urso, três garotos e um cabrito que vão até uma feira e encontram uma dama que está esperando pra ser resgatada por seu cavaleiro e resolvem resgata-la eles mesmos. Ela tem uma conotação mais humorada e normalmente é cantada em celebrações ou eventos mais leves.

Ainda, um usuário do youtube compilou em um vídeo de 30 minutos os temas de cada uma das casas, usadas durante o seriado. É muito bom de se ouvir os temas separadamente, vendo a qual casa eles remetem e a tristeza dos temas da casa Stark já denotam os fatos que ocorrem com eles.

Para um seriado que é baseado em um livro tão rico em canções, Game of Thrones peca levemente em não inserir, seja ao fundo, seja apenas subjetivamente, as músicas criadas por George RR Martin em seus livros. Alguns iriam dizer que a inserção de tantas músicas tornaria a série um musical, mas ninguém reclama quando colocam sem muita razão, as cenas de sexo e de bordel, acusando o seriado de se tornar um filme pornô!

Arya

A segunda temporada ainda mostrou Gentle Mother, Font of Mercy, que é um hino da igreja dos Sete, uma das religiões que existem no mundo de Game of Thrones, mas que na série foi apenas rezada em sua forma crua enquanto as cenas da batalha de Água Negra eram mostradas.

A usuária LetomiUndercover do Youtube converteu a reza em canto e ficou bem mais legal. Há uma outra versão, também feita por fãs, nesse link e eu sinceramente não sei qual a mais bonita.

Ainda há dezenas de músicas nos livros que não ganharam vídeos na internet, mas com certeza a próxima temporada da série irá trazer mais músicas, especialmente aquelas cantadas fora de Westeros. Seria interessante de ver novos estilos de música que não o de taverna medieval, especialmente os de celebração e mais cantos das igrejas.

Jon Snow

A nova temporada de Guerra dos Tronos estréia dia 31 de março, próximo domingo, em transmissão simultânea no Brasil pela HBO. Se você assina HBO, vale a pena acompanhar esta que promete ser a mais tensa de todas as temporadas até o momento.

Participe com sua opinião!

Pró Player

Publicado por J.R. Dib

GamerCinéfiloMusicólogo

The Strokes soam acomodados em Comedown Machine

Robert Redford confirma sua participação no novo ‘Capitão América’