em ,

Segundas de Mistério – Lie to Me

Com o final das séries que eu acompanho e escrevo sobre, me senti muito orfã de entretenimento. Eu precisava de alguma coisa para ver e curtir nesse intervalo longo até o retorno das séries em Setembro.

Foi então que eu me lembrei de Lie To Me, uma série que já tinha ouvido falar, lido a respeito e que tinha me interessado muito, mas que por algum motivo qualquer eu ainda não tinha visto. Talvez porque além das cinco que eu escrevo aqui eu acompanhe mais quatro!

Bom, mas nesse caso o mais é sempre muito bem vindo. E fiz a escolha certa.

Em Lie To Me somos apresentados a Cal Lightman (Tim Roth), um cientista especializado em descobrir se as pessoas estão mentindo através de expressões faciais, mesmo que elas não falem absolutamente nada. De acordo com Lightman, uma única pessoa pode contar três mentiras a cada 10 minutos. E usando suas habilidades especiais, ele e sua equipe conseguem desvendar os mais variados casos.

Lightman é o responsável por ter descoberto o que ele chama de microexpressões, que as pessoas apresentam em apenas 1/5 segundos. E a essas microexpressões ele atribuiu adjetivos simples como:

O mais interessante talvez seja o fato de que  a cada nova descoberta em um caso, a série mostra aquela expressão crucial em pessoas reais como Bill Clinton, Hugh Grant, Sadam Hussein, Hillary Clinton, Jessica Simpson, Mike Tyson, entre outros famosos. E isso deixa claro que ninguém  escapa de se “entregar” nas mentiras.

Lightman é um louco que tem suas próprias regras, e por conta disso é amparado por sua equipe (lembra um outro alguém não?). Sua sócia e psiquiatra, Dra. Gillian Foster (Kelli Williams) é quem o salva na maioria da vezes. Além dela nós temos Eli Locker (Brendan Hines), que sofre de honestidade radical – ou seja, ele fala o que pensa – e a nova pupila de Lightman, Ria Torres (Monica Raymund) que tem o dom natural de identificar mentiras, diferente de seu chefe que estudou muito para isso.

Após alguns episódios, um agente do FBI, Ben Reynolds (Mekhi Phifer) também se junta a equipe de Lightman. E como seria difícil encontrar alguém que bancasse toda essa loucura, Cal tem sua própria empresa, a Lightman Group. Ele pode ter seu jeito louco, mas sua relação com a filha Emily (Hayley McFarland) é muito honesta, amorosa e protetora. Por presenciar coisas algumas vezes hediondas em seu trabalho, ele cerca a filha adolescente de cuidados, o que protagoniza muitas cenas engraçadas. A cada episódio uma história diferente é contada, e aos poucos o passado de Cal vai sendo mostrado. Divorciado, sua esposa Zoe Landau (Jennifer Beals) é uma advogada que aparece apenas para tumultuar ainda mais a vida de Lightman.

O grande atrativo do seriado é, sem dúvida, a genialidade da ideia. Todos temos jeitos que mostram quando estamos mentindo, e saber que isso é uma linguagem universal assusta um pouco. Claro que o seriado aborda isso muitas vezes de um modo exagerado, mas nada preocupante.

Tim Roth é um excelente ator e o papel lhe cai muito bem, pois ele parece mesmo louco, ainda mais quando sorri. As escolhas dos novatos também foi muito bem feita, pois a química e entrosamento entre eles é o que faz o seriado ser tão bom. A atriz que faz o papel da filha, ao meu ver, realmente parece fisicamente uma mistura do Tim com Jennifer.

Lie to Me é mais um seriado que aposta na talvez infalível fórmula de elenco pequeno e muitas participações. Assim como House, The Mentalist e alguns outros, não precisamos nos ater a história de muitos personagens ao mesmo tempo e o seriado pode dar um foco maior aqueles que são os principais.

A primeira temporada conta apenas com 13 episódios muito bons. A 2° temporada conta, por enquanto, com 10 episódios, pois teve um pequeno recesso e volta a ser transmitida nos EUA na próxima segunda-feira, dia 07 de Junho. O canal FOX encomendou mais 9 episódios, então ao invés dos 13 já previstos, a série terá ao todo 22 episódios. Lie to Me é transmitido nos EUA toda segunda pelo canal FOX e começa logo após House.

Uma dica pessoal: não testem as técnicas do Lightman com seus pais… eles não vão gostar, acreditem em mim.

Melissa.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

Clint Eastwood: 80 anos

Resenha: Mario Galaxy 2