AgendaLiteratura

Lançamento do livro “Améfrica” celebra resistência afroindígena e traça narrativas contra dominação colonial 

Obra organizada por Eugenio Lima e Majoí Gongora traz textos inéditos do projeto Diálogos Amefricanos, com contribuições de autores como Renata Tupinambá, Roberta Estrela D’Alva, Márcio Goldman e Cacique Babau 

Compartilhe
Livro Améfrica reúne autores e textos inéditos
Compartilhe

No dia 20 de setembro, às 19h, o Coletivo Legítima Defesa, em parceria com o pesquisador, músico e diretor Eugênio Lima, lança o livro Améfrica (editora N-1) na Livraria Ponta de Lança, em Santa Cecília, São Paulo. O evento será uma noite de celebração, com um pocket show de Luz Ribeiro e Felipe Parra, além de uma discotecagem especial do próprio autor Eugênio Lima, integrando música e poesia.

Com o conceito de “Amefricanidade” cunhado por Lélia Gonzalez, permeia toda a obra, propondo um olhar que vai além das narrativas coloniais. O livro que tem organização de Eugênio Lima e Majoí Gongorra, apresenta reflexões sobre a resistência e a luta dos povos negros e indígenas no continente, articulando suas trajetórias históricas e os legados culturais que continuam a moldar a sociedade amefricana. 

“Lançar o livro Améfrica é a realização de um desejo antigo do Coletivo, pois ele nos faz refletir sobre as diversas formas de contar a história da sociedade brasileira e do continente Amefricano”, afirma Eugênio Lima. 

Além do lançamento do livro, a noite contará com performances que dialogam diretamente com as discussões presentes na obra. Luz Ribeiro e Felipe Parra trarão um pocket show, com poesia e musicalidade, criando uma atmosfera imersiva para o público. A discotecagem de Eugênio Lima chega para manter o ritmo e a energia da celebração, ampliando o diálogo entre o texto, a música e a resistência cultural.

O livro também conta com a dramaturgia do espetáculo Améfrica: Em Três Atos, do Coletivo Legítima Defesa, que estreou em 2022 no Sesc Pompeia e recentemente passou por uma temporada no Teatro do Sesc Copacabana, de 22 de agosto a 15 de setembro de 2024, com a presença do ator Antônio Pitanga. A obra, dividida em três atos, explora as confluências entre as trajetórias negras e indígenas. No Ato 1, Cicatriz Tatuada, com dramaturgia de Claudia Schapira, há uma exibição em formato de filme. O Ato 2, A Retomada, escrito por Aldri Anunciação, é uma peça-intervenção que fala das lutas por territórios e memórias. Já o Ato 3, A Tempestade, assinado por Dione Carlos, é uma intervenção performática, trazendo videoinstalação, música, dança e mixtape.

Eugênio Lima, diretor do espetáculo, destaca a importância de abordar as tensões entre negros e indígenas: “A ideia de ‘Confluência na Retomada’ é a própria metáfora do espetáculo, nossa função é localizá-la num espaço onde se revelam as tensões da nossa sociedade, na qual negros e indígenas ainda lutam para escapar do genocídio e do racismo estrutural, procurando recuperar a dignidade e a liberdade num sistema colonial que se atualiza constantemente”, diz. 

No livro, assim como no espetáculo, essas confluências são investigadas e expandidas, resgatando narrativas silenciadas pela colonização. A obra também inclui textos inéditos do projeto Diálogos Amefricanos, com contribuições de autores como Renata Tupinambá, Roberta Estrela D’Alva, Márcio Goldman e Cacique Babau

Este lançamento é uma oportunidade única de se conectar com a produção intelectual e artística que visa recontar a história da América Latina sob a perspectiva das suas diásporas africanas e indígenas.

Serviço:

Participações: Eugênio Lima, Coletivo Legítima Defesa, Luz Ribeiro, Felipe Parra e DJ Eugênio Lima

Lançamento do livro “Améfrica”

Data: 20 de setembro

Horário: 19h

Local: Livraria Ponta de Lança – Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília, São Paulo

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaFilmesSéries

Rio2C 2025 traz grandes nomes do audiovisual mundial

Evento acontece na Cidade das Artes, de 27 de maio a 1º...

AgendaMúsicaShows

Gilberto Gil leva sua turnê Tempo Rei à Marina da Glória, no Rio de Janeiro

Gilberto Gil está se despedindo das grandes excursões, com shows lotados pelo Brasil,...

LançamentosLiteratura

Ébano Sobre Canaviais de Adriana Vieira Lomar faz um retrato sobre as origens do Brasil

O romance “Ébano sobre os canaviais”, de Adriana Vieira Lomar aborda o...

CríticasLançamentosLiteratura

Rasteiras de Talles Azigon

O livro Rasteiras, de Tales Azigon, é uma obra que se destaca...

AgendaArtes Visuais

Movimentos Miméticos no CCBB SP

De 26 de abril a 22 de junho de 2025, o Centro...

AgendaDança

“Vocabulário Flamenco” terá estreia com entrada franca em Porto Alegre

Ver Con Tus Oídos: Vocabulário Flamenco é uma performance que combina, ao mesmo...

AgendaFilmes

“O Sonho de Clarice” será exibido com ingressos populares em Porto Alegre

Para comemorar o aniversário de 17 anos do Programa de Alfabetização Audiovisual,...

AgendaInfantilTeatro

Infantil ‘Da Janela’ coloca o debate sobre acessibilidade no centro da cena

Malu, Nina e Cadu são três crianças vizinhas que se conhecem pelas...