AutoralColunasFilmes

O Grito, Regime Disciplinar Diferenciado: Trailer e Significados

O documentário aborda um assunto espinhoso e complexo que afeta diferentes camadas da sociedade, de quem está dentro e fora das prisões. O filme entrevista familiares de aprisionados, autoridades jurídicas e especialistas trazendo um retrato da realidade precária da terceira maior população carcerária do mundo.

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/06/o-grito-Grossi-filme.jpg" rel="nofollow"> &title=O%20Grito%2C%20Regime%20Disciplinar%20Diferenciado%3A%20Trailer%20e%20Significados" rel="nofollow"> &name=O%20Grito%2C%20Regime%20Disciplinar%20Diferenciado%3A%20Trailer%20e%20Significados" rel="nofollow">

Ao ver o trailer do controverso documentário brasileiro lançado em 2024, podemos pensar mais sobre o grito, quer dizer, o efeito de um grito e sua liberação de energia.

O alívio dos pulmões ao se inflar de ar renovado, o gritar é uma descarga física, e deve ser também incluída na normalidade e no aparente; com o intuito de desafogar e adicionar vitalidade através desse extravasar, os benefícios são sentidos no aparelho psíquico. O grito é uma explosão ao mesmo tempo psíquica e física, grande liberação de energia onde seus efeitos abrangem também a ancestralidade, algo de cunho primal assinalando sua força. Ao que vemos em Instinto Humano (Winston, 2003), “então, de onde vem essa reação física e psicológica? Não é como se tivéssemos sido ensinados quando crianças a começar a respirar mais rápido em situações ameaçadoras, nem podemos conscientemente fazer nosso coração bater muito mais rápido ou entender o vigor do nosso corpo para produzir adrenalina. O que estamos realmente vivenciando é nossa própria ligação pessoal com nossos ancestrais humanos mais antigos, uma reação que centenas de milhares de anos atrás quase certamente fez a diferença entre a vida e a morte, mas que agora, na maioria dos casos, serve simplesmente para nos lembrar do fato notável de que, embora vivendo em um mundo moderno muito avançado, todos nós o fazemos com cérebros e corpos da Idade da Pedra.”

Mas o corpo está vivo, ele pulsa de energia! É difícil controlar.

Tendo em vista tudo isso, se o indivíduo grita ele exprime algo desse primal, se alivia em si mesmo e dissipa energias excedentes. Nesse sentido, seus benefícios são evidentes, e assistimos a um alívio e clareza de percepções acerca de nós mesmos, em qual momento você está enquanto indivíduo, em quê participa, e a extensa emoção, conectividade acionada pela percepção do ambiente. Falamos dessa conectividade; podemos até mesmo citar Winnicott (1981) no livro “O processos de maturação na criança”, onde ele reflete sobre o termo “eu estou”. Seguidamente vêm as palavras “eu estou”, começa o autor, o que representa uma etapa do desenvolvimento individual da criança. Mediante essas palavras, o indivíduo não se limita a possuir uma forma, vai mais além do que isso, possui uma vida. No início do “eu estou”, o indivíduo, por assim dizer, está em estado bruto. Sem defesas, vulnerável, potencialmente paranoico. O indivíduo é capaz de chegar a fase do eu estou somente porque existe um ambiente que o protege, o que Winnicott quer dizer é que este meio, o ambiente que o protege de fato é a mãe, preocupada por seu filho e sua identificação com o mundo. A mãe se orienta pela satisfação das necessidades do ego do filho, ao menos as mães satisfatoriamente boas!

Assista ao trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFestivaisFilmes

Cloud, de Kiyoshi Kurosawa, abre a 14a edição do Olhar de Cinema

O filme de abertura da 14a edição do Festival Internacional Olhar de...

ClássicosCríticasFilmes

Boyhood e a Teoria dos Vínculos

Filmado ao longo de 12 anos, mostra a evolução de uma família...

FilmesInfantilNotícias

Pixar anuncia ‘Gatto’: nova animação dos criadores de ‘Luca’

A Pixar Animation Studios surpreendeu os fãs ao anunciar seu mais novo...

FilmesNotíciasVideos

Spaceballs 2 é oficialmente anunciado por Mel Brooks

Nesta quinta-feira (12), a Amazon MGM Studios lançou um teaser hilário com...

CríticasFilmes

Como Treinar Seu Dragão live-action copia, cola e repete a mágica

A chegada de “Como Treinar Seu Dragão” live-action, poucos dias depois de...

FilmesTrailersVideos

Superman ganha um vibrante último trailer

O que esperar do novo filme do novo filme do Homem de...

Artes VisuaisCríticasFilmesVideos

Humano: Uma Viagem pela Vida, do diretor Yann Arthus-Bertrand

Pessoas comuns falam espontaneamente o que pensam sobre amor, morte, ódio, discriminação,...

AgendaFestivaisFilmes

Curitiba recebe a 14a edição do Festival Olhar de Cinema

Está começando a 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional...

ClássicosFilmesVideos

Encontro com Lacan: Documentário

O Documentário "Encontro com Lacan" retrata a vida cotidiana e obra do...

FilmesNotícias

James Gunn anuncia oficialmente novo filme da Mulher‑Maravilha no reboot do DCU

James Gunn, cocriador do novo universo da DC, revelou que um novo filme...

AutoralLiteratura

Trechos do livro “Sete Centímetros”, de Natália Marques

Natália Marques é roteirista e comunicadora, pós-graduada em Teoria Literária e Literatura...

AutoralFilmesTrailers

From Business to Being: Entenda algo da Síndrome de Burnout

Documentário alemão dirigido pela dupla Hanna Henigin e Julian Wildgruber aborda o...