AcervoCríticasLiteratura

Livro revela o banquete que marcou o início do fim da Era Cabral

Compartilhe
Compartilhe

Obra, do jornalista Sílvio Barsetti, é uma leitura envolvente e traz detalhes assustadores da festa que marcou o início do fim de uma dinastia no Rio de Janeiro

Definitivamente, Cultura não está restrita as áreas que normalmente são lembradas pela maioria das pessoas — música, teatro, cinema, poesia, prosa, romance, etc. Uma boa pesquisa pode render uma obra primordial, mesmo que seja sobre política ou quase isso.

Leitura envolvente

A Farra dos Guardanapos – O último baile da Era Cabral, é um livro envolvente e ao mesmo tempo assustador. O jornalista Silvio Barsetti apurou detalhes que deixam qualquer leitor boquiaberto, principalmente às vésperas de uma eleição.
As pouco mais de 150 páginas de texto podem ser devoradas em poucas horas e revelam momentos que não podem ser repetidos. Não importa qual a tendência dos eleitores, é deles a responsabilidade em evitar um déja vu.

O Rio era Paris

Para quem ainda não ligou os pontos, A Farra dos Guardanapos foi o nome dado a festa promovida por Sérgio Cabral Filho, então governador do Rio de Janeiro, promoveu em uma mansão na Avenida Champs-Elysées, em Paris, em 2009.
O trem da alegria promovido por Cabral & Cia é dissecado minunciosamente. Os convidados, o cardápio, os diálogos, os assessores que ajudaram na preparação do evento e até mesmo os que ficaram encarregados de encobrir tudo, são revelados.
Afinal, saber que foram gastos R$ 1,5 milhão na festa e que foram consumidas 300 garrafas de vinhos e espumantes (franceses, é claro), são dados tão relevantes quanto saber quem as bebeu.

Inimigo perigoso

Hoje, fica fácil lembrar que essa festa foi um dos estopins para a prisão do ex-governador e vários de seus colaboradores, mas será que as pessoas lembram quem acendeu o estopim disso tudo?
Acreditem, foi o também ex-governador e ex-aliado Anthony Garotinho, figura pra lá de controversa.
Foram três anos entre a festa e a divulgação das primeiras fotos, mas, como dizem, a vingança é um prato que se come frio.

Dentro do salão

Provavelmente, os dois maiores trunfos do livro são ter uma narrativa que coloca o leitor praticamente dentro do salão onde a festa acontecia e não se deixar levar pela tentação de falar sobre as inúmeras falcatruas da gangue.
Tão importante quanto saber os detalhes dos bastidores dos filmes da saga Guerra nas Estrelas ou ler a biografia de um grande astro do rock, é saber como a história aconteceu e o que fazer para impedir que ela se repita.

Serviço

A Farra dos Guardanapos – O último baile da Era Cabral
Autor: Sílvio Barsetti
Editora: Máquina de Livros
Páginas: 176
Preço: R$ 39,90

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Rebelião biotecnológica em Nano Apostle

Em meio a uma guerra cujo motivo e os envolvidos não sabemos...

Flip 2024: Myriam Scotti lança “dororidade”

Premiada com romance “Terra Úmida”, escritora lança livro que reúne 34 crônicas ...

Sobrevivência primitiva em Primal Survivors

Primal Survivors tem uma pegada old school como a própria produtora do...

Vai dar o maior trabalho abandonar a Terra

Por Rebecca Navarro Frassetto* Aos entusiastas da colonização interplanetária, trago notícias: vai...

Flip 2024: Patrícia Mannaro lança livro que dá voz a experiências de abuso

"Portas Fechadas – Quebrando o Silêncio dos Relacionamentos Amorosos Abusivos" é um...