CríticasFilmesModa

O documentário da HBO “Fake Famous – Uma Experiência Surreal nas Redes”

Aqui vamos falar da teatralidade cotidiana e o lugar do corpo em uma sociedade de imagem.

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Fake-Famous-Uma-Experiencia-Surreal-nas-Redes.webp" rel="nofollow"> &title=O%20document%C3%A1rio%20da%20HBO%20%E2%80%9CFake%20Famous%20%E2%80%93%20Uma%20Experi%C3%AAncia%20Surreal%20nas%20Redes%E2%80%9D" rel="nofollow"> &name=O%20document%C3%A1rio%20da%20HBO%20%E2%80%9CFake%20Famous%20%E2%80%93%20Uma%20Experi%C3%AAncia%20Surreal%20nas%20Redes%E2%80%9D" rel="nofollow">

É a espetacularização dos seres, a encenação forçada e compulsória com as mais diversas tentativas nas redes sociais, onde o que importa é a aparência, o se mostrar. Atinge passivamente muitas camadas Humanas, é o visual regendo, sendo a lei, a superioridade social do exterior. Bastaria aparecer, isso de ser visto, visualizado, não importando tanto o que o sujeito é por dentro, na verdade; isso é um modelo, ao igual que tantos outros utilizados pela Antropologia Social, colocando o personagem de si, o socialmente exibido como troféu e sucesso. O vencer na Vida não é realista nesse contexto, não convida ao pensamento, gerando assim vergonhas e medos sociais quando esse ideal não é alcançado pela fatia dos que não o atingem de forma satisfatória. E nem vão, os padrões de uma sociedade de imagem são cinematográficos, foram feitos de enfeite; usamos como referência modelos do inatingível. Esse sentir carregado de insuficiência dói, atrai para si as mais estranhadas patologias, é a culpa que recai através do conflito fundamental do medo da falta, do errar, de incentivo à autonomia e à criatividade na resolução de conflitos, a dependência do julgamento do outro, e, acima de tudo, do meio, o Ambiente envolvendo o campo físico da Existência.

Um experimento social inovador com influenciadores digitais pega três pessoas em Los Angeles com o número de seguidores relativamente pequeno para que tentem se tornar influenciadores famosos comprando seguidores falsos e um exército de bots. (2021, direção de Nick Bilton)

O corpo abarca os sintomas corporais, o que na clínica psicanalítica se observa devido à grande incidência de manifestações patológicas. Temos cada vez mais nomes, a lista só aumenta. Fato é que os sintomas se apresentam até sem as manifestações no plano psíquico, no aparente, as dignas de nota. Os sinais vazamento pelos atos e ocorrências das pessoas.
Isso se torna teatral. Essa preocupação com a estética, às vezes buscando um padrão claramente irreal, essa preocupação é capaz de existir à vontade não somente no ilusório que é o virtual, também na vida real. Pessoas ali se imaginando na melhor versão de si que será divulgada. Isso é, o que acham que cabe ao agrado do grupo, doa a quem doer. Toda essa preocupação oculta algo, em geral um vazio, falhas interiores, motivos desesperados para preencher vazios, ou pertencer a algo, seja ele o que for. É um retrato ruim de um aspecto que acaba sendo deletério, cabe ao sujeito pensar a respeito e dar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesVideocastVideos

Superman – Respondendo a Perguntas Com Spoilers

“Superman” está em cartaz e o Outcast responde a perguntas com spoilers...

CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

ClássicosCríticasFilmes

Um dia de fúria: Burnout explícito no clássico de Michael Douglas

Um dia e tudo muda, uma pessoa antes condicionada explode em uma...

CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

ClássicosCríticasFilmes

O Fugitivo Sanguinário: da perspectiva de homens e mulheres

Um suspense de estrada co-escrito e dirigido por Pasquale Festa Campanile. Estrelado...

FilmesNotícias

“A Odisseia” de Christopher Nolan ganha trailer exibido apenas nos cinemas

Prévia pode ser vista também no Brasil “A Odisseia”, nova empreitada do diretor Christopher...

AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

CríticasFilmes

“Jurassic World: Recomeço” expõe o desgaste da franquia

Quando Steven Spielberg adaptou para os cinemas o livro de Michael Crichton...

CríticasFilmes

M3gan 2.0 é pura galhofa trash

Quando “M3gan 2.0” foi anunciado, era previsível, e ainda assim preocupante, já...

FilmesNotícias

Rachel Brosnahan admite semelhança com Lois Lane em Superman

O diretor James Gunn veio ao Brasil juntamente com o ator David Corenswet, a...