em

25 fatos de Uma Linda Mulher que você desconhecia até agora

Há 25 anos, em 23 de março de 1990, estreava nos cinemas americanos “Uma Linda Mulher”. Um inesperado sucesso no mundo todo, o filme teve um orçamento razoavelmente modesto de 14 milhões de dólares e arrecadou 178 milhões só no mercado estadunidense, se tornando um dos títulos mais lucrativos daquele ano.

A história da prostituta que ganha o coração de um milionário tinha contornos de Cinderela moderna, e catapultou Julia Roberts ao Olimpo hollywoodiano, além de sacramentar Richard Gere, já cinqüentão, como galã maduro, imagem a que o associamos até hoje.

Na lista abaixo, colocamos 25 fatos curiosos sobre esse verdadeiro clássico do gênero conhecido como chick flick (ou filme de mulherzinha em português claro). Vamos a eles:

1. A Mulher de 3.000 Dólares

O filme originalmente se chamaria “3.000 Dolars”, em referência à quantia que Edward pagou a Vivian para ser sua acompanhante por uma semana.

2. Sonho para os lusitanos

Em Portugal o título original “Pretty Woman” foi aproveitado, mas com o subtítulo “Um Sonho de Mulher”

i002364

3. Lotus dispara

A princípio o carro que Edward dirige quando conhece Vivian seria um Porsche, mas a montadora não quis ter seu nome associado a uma cena em que um cara apanha uma prostituta. A Ferrari recusou a oferta pelo mesmo motivo. No fim o carro usado foi uma Lótus. A montadora inglesa verificou que fez um bom negócio: as vendas aumentaram significativamente depois do filme

 

BBis9tY.img

4. Fomos enganados???

Julia Roberts chamou a atenção do mundo todo e virou o maior sex symbol de Hollywood na época por causa deste filme. Porém, as cenas mais calientes, em que Vivian aparece com pouca roupa, foram feitas pela dublê de corpo Shelley Michelle (repare que nessas cenas ela está de costas ou em posição que não foca o rosto). Inclusive a imagem do pôster é uma sobreposição do rosto da atriz no corpo de Shelley.

5. Bem na foto

O cabelo de Richard Gere está castanho no pôster, mas está ligeiramente grisalho no filme

6. Não às drogas

O script original tinha um tom mais sombrio e dramático e Vivian seria usuária de drogas, mas a Touchstone Pictures (que pertence à Disney) optou por uma comédia romântica e achou melhor tirar essa característica da personagem

7. Mudança de set

A ópera a que Edward leva Vivian é La Traviatta, que é sobre uma prostituta que se apaixona por um homem rico. A locação seria São Francisco, mas um terremoto fez com que se mudasse para o History Museum USC

8. Em neon

Logo no início do filme, no letreiro em neon do hotel onde Vivian morava, vemos que somente as letras H e O estão acesas, formando “Ho”, que em inglês é uma gíria para whore (prostituta)

9. Diretor mendigo

O mendigo a quem Edward pede informação é o diretor do filme, Gary Marshal

Julia--644x362

10. Todo cuidado é pouco

O colar que Julia Roberts usa na sequência da ópera valia 250.000 dólares, o que fez o dono da joalheria que emprestou a jóia enviar um segurança para ficar constantemente atrás do diretor durante a filmagem

BBish3g.img

11. Pensa rápido!

A cena em que Edward oferece o colar a Vivian, Richard Gere espontaneamente fecha a tampa do case quando Julia Roberts tenta pegá-la e ela deu uma gargalhada alta e espontânea. O diretor achou aquilo tão bom e natural que nem quis fazer outro take

BBis9GN.img

12. Cantando na banheira

Na cena em que Vivian está ouvindo seu walkman na banheira (a música é ‘Kiss’ do Prince), Julia Roberts estava tão envolvida com a música que quando ela abriu os olhos, todos os membros da equipe tinham ido embora, inclusive o câmera.

13. Habilidades no piano

A música que Edward toca no piano foi composta por Richard Gere

coat

14. Negócio da China

O casaco vermelho que Vivian usa (vários números acima do dela) foi comprado de um lanterninha que estava na porta de um cinema de rua por apenas 30 dólares, momentos antes de começar a filmagem

15. Jovens demais

Winona Ryder, Jennifer Connelly e Drew Barrymore chegaram a fazer teste para o papel de Vivian, mas, com 18, 19 e 15 anos respectivamente, foram consideradas jovens demais por Gary Marshall.

BBis6zK.img

16. Julia Roberts quase ficou de fora…

Julia Roberts não foi a primeira escolha para o papel de Vivian. A Disney queria Meg Ryan, Gary Marshall queria Karen Allen. Sandra Bullock, Sarah Jessica Parker, Molly Ringwald e até Sharon Stone (dois anos antes do estouro de “Instinto Selvagem”) eram opções, mas não aceitaram. Kristin Davis e Michelle Pfeiffer também foram consideradas. Julia, então com 21 anos, só ganhou o papel depois que todas essas recusaram. A atriz era relativamente conhecida por seu papel em Flores de Aço, de 1989, que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação ao Oscar da mesma categoria.

superman-movie

17. …E Edward quase foi o Superman

Christopher Reeve era a primeira opção para o papel de Edward. Também foram considerados Denzel Washington e Daniel Day Lewis. Al Pacino, Sylvester Stallone e Albert Brooks chegaram a ser procurados, mas recusaram

18. Quase teve Demi Moore como coadjuvante

Demi Moore foi procurada para o papel de Kit, mas recusou

19. En Español

Uma Linda Mulher é um dos filmes mais reprisados da TV espanhola até hoje

20. Resgatando a princesa da torre

Quando a fala de Vivian sobre querer se uma princesa resgatada da torre, a cena final em que Edwards a “resgata” ainda não tinha sido escrita.

21. Serenata

Na sequência final quando Edward faz uma serenata para Vivian, pedindo para que ela viva com ele, a música é uma gravação de uma ária de La Traviatta, ópera que os dois haviam assistido. A ária tem um solo vocal seguida por um tema com cordas e trompetes. Esse arranjo não consta na ópera original, foi criado para o filme.

22. Medo de altura

Edward tem medo de altura, assim como o diretor Gary Marshall. Foi um palpite dado por ele no roteiro de J. F. Lawton para dar uma particularidade sua ao personagem.

23. Shakespeariano

Quando Edward está lendo para Vivian no parque é “Soneto 29” de William Shakespeare: “When in disgrace with fortune and men’s eyes.” (“Quando, malquisto da fortuna e do homem”, na adaptação para o português)

ScreenShot3887

24. Somente aos domingos

As cenas filmadas na Rodeo Drive foram todas feitas em dia de domingo, porque a cidade tem regras estritas em relação às filmagens no local.

BBisgtQ.img

25. O reencontro

Nove anos depois, o diretor Gary Mashall reuniu Julia e Gere em sua comédia romântica “Noiva em Fuga”.

alguém opinou!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

“Simplesmente Acontece” e os dois lados dos clichês…

Veja o novo trailer internacional de Quarteto Fantástico