em , ,

Edição 2020 do Festival Varilux do Cinema Francês vai acontecer presencialmente

A edição 2020 do Festival Varilux do Cinema Francês, que ocorre tradicionalmente em junho, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus, já tem sua data marcada: entre 19 de novembro a 3 de dezembro.

Ao anunciar a data, os curadores e diretores do evento Emmanuelle e Christian Boudier adiantam que serão respeitados todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para oferecer segurança ao público e aos envolvidos no evento.

A seleção será proposta aos 120 cinemas, presentes em 86 cidades, que também participaram do festival em 2019. As datas serão mais flexíveis dessa vez: a partir de 19 de novembro, os cinemas terão a opção de programar o festival em datas diferentes – até o final de fevereiro de 2021 – para se adaptar a eventuais situações sanitárias locais.

Essa flexibilidade da edição 2020 é que definirá o formato e as modalidades de exibição dos filmes em datas próximas à realização do evento: cinemas, projeções ao ar livre, drive-in, todas as possibilidades estão sendo analisadas. Em um cenário alternativo, parte da programação seria transferida para uma plataforma digital.

Apesar do sucesso do Festival Varilux Em Casa – em que foram apresentados gratuitamente, durante quatro meses, 50 títulos franceses, a maioria integrante de edições recentes do Festival, através da plataforma Looke – os organizadores reafirmam a importância das projeções nas salas de cinemas.

“Assistir a um filme no escuro de uma sala de cinema, com a tela grande, som e imagem de alta definição, compartilhando emoções, é uma experiência única e insubstituível”, declaram.

A produção garante que a situação não afetará a qualidade da seleção que está sendo preparada desde o festival de Berlim, em coordenação com as distribuidoras brasileiras parceiras do Festival Varilux.

A reabertura dos cinemas na França, desde o 22 de junho, permitiu o lançamento de vários longas-metragens franceses novos, que estarão disponíveis para o festival no Brasil em novembro.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0