Filmes

Mesmo excessivamente engenhoso, “Os Suspeitos” reflete o domínio cinematográfico e humano de Denis Villeneuve

Compartilhe
Compartilhe

Um dos filmes mais impactantes da última década, “Incêndios”, tinha por trás o preciosismo impiedoso e preciso de diretor canadense Denis Villeneuve, que faz bom uso de dois pilares de seu talento de filmar: a objetividade dramática e a força imagética do universo pretendido.
Em seu primeiro filme hollywoodiano, o diretor parece não temer a pressão de ser mainstream, mantendo com afinco sua autorialidade. “Os Suspeitos”, tradução inexplicável para o original Prisoners, é um dos grandes filmes de 2013. Sua apropriação do suspense é parecido com a apropriação que “Incêndios” fez do drama: o roteiro faz do gênero um estímulo dramatúrgico e não uma muleta estilística.
No Dia de Ação de Graças, duas famílias, os Rover e os Birch, se reúnem para passar o feriado juntas. Tudo transcorre bem até as meninas Anna Dover (Erin Gerasimovich) e Joy Birch (Kyla Drew Simmons) irem brincar sozinhas na rua. Elas desaparecem sem deixar pistas. Keller (Hugh Jackman) e Grace (Maria Bello), Franklin (Terrence Howard) e Nancy (Viola Davis),  pais de Anna e Joy, respectivamente, recorrem à polícia que envia o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) para investigar o desaparecimento. Com o passar do tempo, cada vez mais desesperado, Keller decide agir por conta própria sequestrando Alex Jones (Paul Dano, ótimo), o único suspeito.

movies-prisoners-still-2

A trama criada pelo roteirista Aaron Guzikowski é até excessivamente engenhosa, mas por outro lado é impressionante a fluência com que resolve a contento todas as pontas soltas que vai deixando ao longo de suas longas duas horas e meia de duração. A história (e seu desenvolvimento) lembra outros filmes do gênero, como a obra-prima de Clint Eastwood, “Sobre Meninos e Lobos”, principalmente no tocante a estruturação de suas importantes viradas.
Denis tem um domínio importantíssimo da forma como quer contar aquela história para que não caia nas próprias armadilhas narrativas que cria. E o faz com habilidade invejável. Todas as oportunidades de tensão são legítimas, assim como põe a câmera para expressar as ironias de seu roteiro, ora para denotar a complexa religiosidade da família, ora para abranger o desenvolvimento dos personagens. O elenco é ótimo sem exceções, mas é inevitável não falar da perturbadora performance de Jackman e da curiosa composição de Gyllenhaal, assim como Viola Davis, que sempre merece mais tempo na telona, tamanho o seu talento. O título original, Prisioneiros, é certeiro ao trazer já de cara as consequências cruciais que os personagens dessa história estarão envoltos.

Os Suspeitos é um filme duro, triste, mas de feitura cinematográfica intensa e que intriga até seu último minuto. Recomendo, com minhas unhas corroídas…

[xrr rating=4/5]

Compartilhe

1 Comentários

  • Como ler uma das suas críticas e não ter vontade de correr para o cinema mais próximo?
    Assisti Incêndios e indico a todos os amigos.
    Estou louca para ver esse filme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Parthenope: Os Amores de Nápoles

Juntas, elas têm 26 Oscars de Melhor Filme Internacional. Itália e França,...

CríticasFilmesLançamentos

“Máquina do Tempo” muda o rumo da História com narrativa ousada

Se você gosta de História tanto quanto eu, já deve ter se...

AgendaFilmes

CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe mostra gratuita da cineasta Paula Gaitán

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, entre os dias 6 e...

FilmesPremiaçõesVideocastVideos

Por que Fernanda Torres perdeu o Oscar?

O Brasil está em festa pela vitória de “Ainda Estou Aqui” no...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar com vitória inédita do Brasil leva clima de Copa do Mundo ao Carnaval

Foi uma situação atípica no último domingo (2). Um Oscar no meio...

EntrevistasFilmesNotícias

Fernanda Torres pede para mandarem “só amor a Mikey Madison”

Diretor e atores do filme brasileiro vencedor do Oscar conversaram sobre "Ainda...

CríticasFilmes

Ad Vitam: filme traz intrigas e conspirações emaranhadas

Depois de escapar de uma tentativa de assassinato, Franck Lazareff precisa encontrar...

CríticasFilmes

“Um Completo Desconhecido” adapta com fidelidade a trajetória de Bob Dylan

Se o filão das cinebiografias musicais é inevitável, nenhum grande nome da...