Em 21 de maio de 1980 estreava nos Estados Unidos O Império Contra-Ataca, continuação do fenômeno de 1977 Star Wars. Nesse, que se revelou ser o quinto episódio de uma saga (e não o segundo, como parecia então, o que confundiu muita gente), a coisa foi além. Personagens ganharam desenvolvimento, o conceito da força com aprofundado, com toques de filosofia oriental e ainda houve a revelação para Luke Skywalker de que ele era filho do vilão Darth Vader, o que deu contornos de tragédia grega à space opera.
Não à toa O Império Contra-Ataca passou a ser considerado o melhor filme da série, sustentando esse status até hoje (inclusive em nossa enquete, participe aqui). Uma das várias (e merecidas) homenagens que o filme ganhou nesse 40º aniversário foi um vídeo com uma compilação do material de bastidores da época da produção.
Ainda dentro das comemorações, a Lucasfilm criou um site rico em informações sobre o filme, com galeria de imagens, artes conceituais, bastidores além de entrevistas com elenco e equipe. Ali há relatos de mudanças de última hora no roteiro do filme, fotos do arquivo pessoal da equipe durante as filmagens, e momentos engraçados.
Comente!