em , ,

O Mau Exemplo de Cameron Post e Uma Verdade Anulada – Dobradinha crítica sobre cura gay

Resenha Dobradinha fala sobre dois filmes que recentemente trataram sobre a cura gay no cinema

Nesta Resenha Dobradinha falo um pouco sobre minhas impressões em torno de dois filmes que abordam o tema da cura gay, um centrado no ponto de vista masculino e o outro no ponto de vista feminino.
“O Mau Exemplo de Cameron Post” me surpreendeu pela atuação madura e consistente de Chloë Grace Moretz e pela direção delicada ainda que assertiva de Desiree Akhavan. O filme traz a história de uma jovem que, depois de ser descoberta numa relação amorosa/sexual com a melhor amiga, é enviada para um acampamento de cura para pessoas com atração a outros do mesmo sexo. Neste local, Cameron passa por um turbilhão de emoções e sensações, desde enxergar sua sexualidade como uma doença ou um defeito até se aceitar em meio a tanto discurso contrário.
“Uma Verdade Anulada” fala de um rapaz, filho de pastor, que é também enviado a um programa de cura para pessoas com atração ao mesmo sexo. Este possui um olhar ainda mais duro em relação àqueles que oferecem “tratamento”.
Ambos são extremamente sensíveis e delicados e se aproximam da temática por um olhar inovador. Não caem em generalizações nem idealizações nem redundâncias nem clichês. Não se destacam por serem filmes de temática gay, nem se encaixam em um gênero diferenciado. Apesar de passarem uma mensagem que eventualmente fala de uma questão mais específica de uma minoria, abordam tudo de forma muito mais abrangente e muito mais humano. São dramas, pura e simplesmente. E dramas extremamente bem construídos, com um peso ainda maior ao filme de Desiree.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Raquel Gandra