Filmes

“O voo” só decola no final

Indicado a duas estatuetas – oscar de melhor ator para Denzel Washington e melhor roteiro original para John Gatins –, “O voo” tenta tratar com leveza um tema que poderia render um bom drama protagonizado por Denzel. No entanto, o diretor Robert Zemeckis, que possui uma produção um tanto diversificada (De Volta Para o Futuro, Forrest Gump, Náufrago, entre outros), recorre a um gênero que beira a comédia “besteirol” americana. John Goodman, sempre hilário, pouco sobressai como a personagem Harling Mays, amigo de Whip e seu fornecedor direto de cocaína.

voo4

Whip é um piloto de avião viciado em drogas e bebidas. A despeito de seu constante envolvimento com cocaína e álcool, fica evidente sua competência profissional ao aterrissar um avião em pane com mais de duzentas pessoas a bordo, alcoolizado, numa cena cômico-ridícula. A partir de então, questiona-se que o acidente possa ter ocorrido por falha humana diante da possível embriaguez do piloto. Ainda que o exame toxicológico tenha sido tecnicamente invalidado, o prosseguir da investigação resulta na descoberta de duas garrafas de vodca no banheiro da cabine de comando.

voo6

Apesar do evidente desajuste social causado pela sua dependência, ele fica em “denial” a maior parte do filme em que recusa ajuda e tratamento. Sua família é afetada, amigos, emprego e, por fim, é sua própria liberdade que está em jogo, pois corre o risco de ser condenado à prisão perpétua sob a acusação de pilotar uma aeronave comercial sob efeito de drogas.

voo2

O problema da dependência química só é tratado com seriedade nos minutos finais do filme, em que o desfecho pode decepcionar muitos espectadores desejosos de ver o herói-pícaro se safando com mais uma de suas façanhas.

Denzel Washington não deixa a desejar em sua interpretação – como era de se esperar do ator, já ganhador de duas estatuetas – num filme que está muito aquém de suas capacidades dramatúrgicas.

[xxr rating=2/5]

 

 

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

FilmesNotícias

Ancine processa produtora de cinebiografia de Bolsonaro por gravações irregulares no Brasil

A agência abriu processo administrativo contra a norte-americana Go Up Entertainment por...

CríticasFilmes

“Homem-Aranha: Um Novo Dia” e a árdua tarefa de recomeço

Novo longa abraça a essência clássica do herói, longe das muletas do...

FilmesNotícias

O Futuro de Wakanda: Como a Marvel Pretende Reintroduzir o Novo Pantera Negra no MCU?

Tudo sobre a Introdução do Novo Pantera Negra no MCU O futuro...

FilmesNotíciasSéries

Netflix revela que usou Inteligência Artificial em cerca de 300 filmes e séries

Em relatório para investidores, a gigante do streaming admite o uso de...

FilmesTrailersVideos

Ainda cabe mais um! Trailer final de Homem-Aranha: Um Novo Dia antecipa estreia

Nova prévia oficial aposta forte na nostalgia da primeira trilogia e destaca...