CríticasTV

Saúdem Todos o Rei Julien: crítica social é o ingrediente secreto da animação

Há anos que as animações deixaram de ser apenas “coisa de criança”. A maioria dos desenhos animados não-educativos, de curta ou longa-metragem, contém elementos que só os adultos entendem, embora também agradem às crianças. Um ótimo exemplo disso é a série de animação original da Netflix Saúdem Todos o Rei Julien”.

Não seria de se espantar se um dia os executivos da Netflix confessassem que o público-alvo da produção são os jovens que eram crianças quando o primeiro filme da franquia “Madagascar” estreou, em 2005.

Os millenials que tinham entre 7 e 12 anos em 2005 são hoje os jovens que estão prestes a mudar o mundo. Enquanto zapeiam as centenas de títulos disponíveis no serviço de streaming, um misto de curiosidade e nostalgia os invade quando eles reconhecem o lêmure de calda anelada que “se remexe muito”. Quando eles dão uma chance à atração, se surpreendem com a profundidade e importância dos temas tratados. Bem, pelo menos foi isso que aconteceu comigo.

Embora não haja conformação sobre isso, é bem provável que a série seja um prequel de Madagascar. O rei Julien XIII acabou de ser coroado, precisa proteger seu reino de predadores e lidar com os compromissos reais, mas na verdade ele quer apenas se divertir. Felizmente, o inexperiente rei tem ao seu lado o conselheiro Maurice, o bajulador obcecado Mort (ou Mork) e Clover, nova personagem que é responsável pela segurança do reino.

A maturidade dessa nova atração é mostrada nas críticas sociais, devidamente adaptadas para a realidade da selva. Os episódios já trataram do poder alienador da televisão, do abuso de autoridade, da vaidade excessiva, do vício em fast-food, das mães controladoras que habitam o mundo dos concursos infantis de talento e da maneira como alguns distorcem o conteúdo de um livro para conseguir dominar as massas – em um episódio em que o caso da Bíblia é metaforizado por um livro de boas maneiras. Além disso, “Saúdem Todos o Rei Julien” já provou, em 2015, que construir um muro para impedir a entrada de forasteiros em seu território é uma ideia fadada ao desastre.

Zoando duas modas em um só frame: os cinquenta tons do rei Julien – um livro de colorir

Seja no nome do episódio ou na trama, é possível encontrar referências a diversos filmes famosos, como “O Fantasma da Ópera”, “Rocky”, “Sob o Domínio do Mal”, “Minha Bela Dama” e “A História sem Fim”. Entre os seriados mencionados ou homenageados, podemos encontrar “CSI” e até “Orange is the New Black”, também da Netflix.

Além do mais, a tradução e adaptação para o português são geniais, inserindo diversas gírias nos diálogos e aumentando o humor. É uma série aparentemente despretensiosa, e definitivamente não é voltada para o público infantil. Deixe a nostalgia falar mais alto da próxima vez que você entrar na Netflix, e se surpreenda com a sagacidade de “Saúdem Todos o Rei Julien”.

  • Eu amei essa série, as duas pq Exilados tbm foi demais! Poderia ter continuação com eles voltando pra Madagascar e assumindo novamente o reino, a Clover com filhotinhos…

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado e solar

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

CríticasSéries

Segunda temporada de “Treta” fica aquém do brilhantismo da primeira

Você sabe o que é uma série de antologia? É aquela série...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

SériesTrailersTVVideos

Ahsoka encontra Anakin no trailer da 2ª Temporada

Prévia foi revelada na D23, em que foi divulgada também a data...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

CríticasFilmes

“Homem-Aranha: Um Novo Dia” e a árdua tarefa de recomeço

Novo longa abraça a essência clássica do herói, longe das muletas do...

SériesTrailersTVVideos

“Lanternas” ganha trailer inédito na SDCC com Kyle Chandler e Aaron Pierre

Apresentando uma pegada de investigação policial sombria, a aguardada série da DC...

CríticasFilmes

‘A Odisseia’ é o mais novo espetáculo de Christopher Nolan

Com um Matt Damon impecável e um visual que resgata a densidade...

CríticasTeatro

Incondicionais, do Amok Teatro: histórias de mulheres do sistema carcerário contadas à equipe de cuidado

No espetáculo Incondicionais, do Amok Teatro, com direção e dramaturgia de Ana...