CríticasFilmes

Mais Pesado é o Céu, um ensaio sobre as incertezas no Brasil profundo

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Mais-Pesado-e-o-Ceu-1600x900.jpg" rel="nofollow"> &title=Mais%20Pesado%20%C3%A9%20o%20C%C3%A9u%2C%20um%20ensaio%20sobre%20as%20incertezas%20no%20Brasil%20profundo" rel="nofollow"> &name=Mais%20Pesado%20%C3%A9%20o%20C%C3%A9u%2C%20um%20ensaio%20sobre%20as%20incertezas%20no%20Brasil%20profundo" rel="nofollow">

Em “Mais Pesado é o Céu” acompanhamos a jornada cheia de percalços traçada por Teresa (Ana Luiza Rios), uma mulher que decide acolher uma criança abandonada, e Antônio (Matheus Nachtergaele). Ela leva a vida difícil que muitos julgam fácil. Ele sonha com uma prosperidade de um emprego certo que lhe fora prometido e que vai se tornando cada vez mais idílica. Os dois se encontraram no caminho e em comum têm as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa.

O diretor Petrus Cariry se utiliza de uma potente fotografia barroca, executada por ele próprio, para ilustrar um ensaio sobre as incertezas tendo o Brasil profundo como cenário. Antônio vai se apegando ao Menino (nome sem batismo da criança) e na sequência à “mãe”, o que o faz se distanciar de seu objetivo inicial. Teresa precisa mudar sua sina. Ela acaba tendo como espécie de conselheira a mulher trans Letícia (Danny Barbosa luminosa), que trabalha no posto de gasolina, que é literalmente o “posto Ipiranga” do vilarejo. A funcionária não apenas diz os preços das mercadorias e outras informações como, sábia e observadora, fornece a ajuda possível, sem enfatizar as dificuldades do mundo. Já Fátima (uma impecável Silvia Buarque) se coloca como o porto seguro.

E há a estrada. Podemos dizer que a rodovia é o cenário personagem do filme. É quem observa todo o desenrolar da trama e sua aridez se coloca como uma metáfora da própria vida. Os caminhões propositalmente enquadrados pela câmera de Cariry de forma ameaçadora (que nos remete a O Encurralado de Steven Spielberg em sua estreia) são a fonte de sustento de Teresa ao mesmo tempo que lhe proporciona perigo.

Chama atenção a decupagem do filme. Nenhum plano ou enquadramento é gratuito ou meramente estilístico. Ela ajuda a contar a história estabelecendo claramente o estado de espírito da dupla de personagem, como em um momento de discussão em que ambos estão em um cômodo da casa, mas com a câmera posicionada atrás de uma parede, vemos cada um através de uma das duas portas, sugerindo estarem em lugares diferentes. A busca de água no poço por Antônio é vista por um ângulo que reforça uma dificuldade quase intransponível, mas não necessariamente em relação à ação (por mais que não seja das mais simples), mas ao contexto geral. Da mesma forma que utiliza a luz nos momentos em que Antônio com o menino no colo implora por esmola no meio da estrada.

Matheus Nachtergaele, gigante da atuação nacional, consegue, no olhar, transmitir o peso que carrega nos ombros, e Ana Luiza Rios, em plena simbiose com Matheus, o faz com a mesma competência. É impossível não ter empatia pelo drama dos personagens. Uma escolha de elenco incontestável.

Não há dúvidas que a força de “Mais Pesado é o Céu” está em seu elenco e na direção. O roteiro pode se arrastar em alguns momentos, desperdiçando alguns cortes que beneficiariam o andamento da trama. Ainda assim, é uma forma bastante eficaz de se contar uma história que não é nova, mas sempre rende bons resultados nas mãos (e atuações) certas.

Mais Pesado é o Céu

Mais Pesado é o Céu
7 10 0 1
Nota: 7/10 - Ótimo
Nota: 7/10 - Ótimo
7/10
Total Score iÓtimo

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...

CríticasFilmesLançamentos

Mostrando logo a que veio, “Entre Penas e Bicadas” não decepciona

Existe no marketing uma estratégia que se chama “pé na porta”. Trata-se...