Personalidade do cinema: Lea Thompson

Personalidade do cinema: Lea Thompson – AmbrosiaQuem acompanhou os filmes adolescentes dos anos 80 certamente se lembra dessa ruivinha. Lea Thompson ganhava papel de gatinha da high school justamente devido a seu charme de girl next door, não parecia uma super modelo como sua contemporânea Kelly LeBrock, Lea fazia o tipo da garota mais bonita do colégio, por quem nós nerds nutríamos uma paixão secreta, e, claro, nunca correspondida, e era isso o que a tornava mais encantadora. Nascida Lea Katherine Thompson, em 31 de maio de 1961 em Rochester no estado americano de Minesota, era a filha “temporona” entre cinco do casal Barbara e Cliff Thompson. A família vivia em um pequeno motel (que nos E.U.A tem mais função de hotel barato de beira de estrada do que a que tem aqui) onde os filhos dividiam o mesmo quarto. Tudo mudou quando Cliff arrumou um emprego em Minneapolis, levando a família junto.

Quando Lea tinha seis anos seus pais se divorciaram e sua mãe manteve a guarda dos filhos. Criar Lea e tomar conta dos outros quatro não foi fácil, pois Barbara era alcoólatra, muito devido a seu estado emocional. Ao conseguir largar a bebida, passou a trabalhar cantando e tocando piano na noite. Quando Lea tinha sete anos, Barbara se casou novamente. Por conta dessa influência artística materna, Lea desenvolveu gosto pela dança desde muito pequena, praticava balé de três a quatro horas diárias e ganhou o papel de um ratinho em uma montagem do musical natalino Quebra-Noses.

Personalidade do cinema: Lea Thompson – AmbrosiaAos quatorze já tinha feito performances em mais de 45 peças em palcos como Minnesota Dance Theater, The Pennsylvania Ballet Company e The Ballet Repertory e ganhou uma bolsa de estudos para o American Ballet Theater e o San Francisco Ballet. Aos dezenove partiu para o desafio final de todo bailarino profissional do mundo: realizou testes para o Baryshnikov, que depois lhe disse que era uma bailarina muito bonita, mas meio atarracada para o ofício. Com isso, Lea teve seu sonho de se tornar uma bailarina de fama mundial quebrado e decidiu enveredar pelo ramo da atuação.

Trabalhando como garçonete, ela foi descoberta e chamada para fazer comerciais da rede de fast food Burguer King, totalizando 22 aparições, seu jeito de menina bonita da escola ou da vizinhança facilitou para que houvesse identificação com o público, o que poderia não ocorrer se fosse colocada uma supermodel. Seu primeiro papel no cinema, como na maioria dos casos de atores iniciantes, foi em uma bomba: a terceira parte de Tubarão de 1983, em que interpretava uma gatinha da praia, mas por não saber nadar e esquiar, contou com os préstimos de Dennis Quaid, que além de dicas de atuação, tornou-se seu noivo um tempo depois. Em A Chance, também de 83, em que contracenou com Tom Cruise, teve problemas com o diretor Michael Chapman que quase a demitiu por achar seu trabalho deveras chinfrim. Depois de aparecer em vários filmes de segundo escalão como Amanhecer Violento e Vida Selvagem, ambos de 1984, Lea foi chamada para o papel que a levaria para o primeiro time de atrizes jovens dos anos 80.

Personalidade do cinema: Lea Thompson – Ambrosia

De Volta Para O Futuro de 1985 era uma combinação perfeita de comédia adolescente, aventura e ficção que, bem dirigido e com um roteiro inspiradíssimo, não tinha como dar errado, e foi a maior bilheteria daquele ano. Lea fazia o papel de Lorraine McFly, mãe do protagonista que volta para o tempo em que seus pais tinham sua idade. O grande problema é que ao conhecê-lo, sua mãe ainda jovem se apaixona por ele, e não por quem viria a ser o pai, isso coloca a existência do personagem imortalizado por Michael J. Fox em risco. Com o sucesso de De Volta Para O Futuro, as ofertas de papéis aumentaram. Seu filme seguinte já estava pronto, mas algo inesperado atrapalhou a estreia. Uma Aventura No Espaço (Spacecamp, 1986), deveria ter lançado em fevereiro de 1986, a película era sobre cinco adolescentes do programa de verão de treinamento de jovens para astronautas da NASA, que por acidente, junto com a instrutora interpretada por Kate Capshaw (A Willie de Indiana Jones e O Templo Da Perdição), são mandados para uma missão à vera. O acidente com o ônibus espacial da Challenger que explodiu no espaço matando todos os tripulantes em fevereiro de 1986,  o 11 de setembro do programa espacial americano, adiou a estreia do filme. Outra musa dos filmes adolescentes dos anos 80, Kelly Preston (de Admiradora Secreta) estava no elenco, além de Joaquim Phoenix com apenas 11 anos que na época assinava como Leaf Phoenix. Scripts continuavam chegando às mãos de Lea, mas  o roteiro seguinte não foi escolhido com a devida cautela

Personalidade do cinema: Lea Thompson – AmbrosiaHoward O Super-Herói, de 1986, adaptação infantilizada das aventuras do pato alienígena da Marvel Comics que seguia mais ou menos a linha de Fritz The Cat de Crumb, foi um fracasso retumbante, apesar da assinatura de George Lucas na produção executiva. A crítica foi implacável e a imagem de Lea um pouco prejudicada. No ano seguinte, porém, sua sorte teve uma reviravolta positiva quando fora convidada para o papel de garota cobiçada do colégio, no filme dirigido por seu futuro marido Howard Deutch e escrito por John Hughes, que atraía as atenções do protagonista vivido por Eric Stoltz, um rapaz talentoso, porém pobre e impopular no colégio, e mal  sabia ele que sua melhor amiga vivida por Mary Stuart Masterson nutria por ele uma paixão secreta. Alguém Muito Especial (Some Kind Of Wonderful 1987) era uma espécie de versão com sexo trocado e final diferente de A Garota De Rosa Shocking, também escrito por Hughes estrelado pela musa teen dos 80 Molly Ringwald. Pelo papel, Lea ganhou o Young Artist Award. Em seguida começou um relacionamento com Deutch, com que se casou logo em seguida.

Depois das sequências de De Volta Para O Futuro (de 1989 e 1990), Lea teve papéis de pouca expressividade como as versões cinematográficas de Dennis O Pimentinha (1993), Família Buscapé (1993) e Os Batutinhas (1994), além de telefilmes e episódios de seriados como Friends.

Ainda casada com Howard Deutch e mãe de duas filhas, Madelyn e Zoey Deutch de 19 e 16 anos respectivamente, Lea Thompson filma no momento The Trouble With The Truth, de Jim Hemphill com previsão de lançamento para setembro de 2011.

Total
0
Links
Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Divagando sobre a censura da bunda de Natalie Portman

Divagando sobre a censura da bunda de Natalie Portman

As implicações da censura da bunda de Natalie Portman no filme Your Highness

Prox
O que significa ‘zero pvs’

O que significa ‘zero pvs’

Esse artigo foi influenciado por uma matéria da Dragon Magazine desse mês

Sugestões para você: