Game of Thrones sofreu durante muitos anos (são sete, afinal!) com problemas narrativos de sua própria complexidade. Se isso representou também um arrojamento ao desenvolvimento de seus (muitos) personagens, também diluiu muito seus esteios narrativos. Sua natureza e dimensão literárias subjugava um pouco sua adaptação televisiva.

Essa sétima e penúltima temporada representou o afunilamento de seus excessos e evolução de sua trama, o que dinamizou os conflitos. Muitos estranharam e até alegaram que o roteiro tinha se banalizado. Tolice. A evolução da história, vinda de tantas camadas e demasia de subtramas, naturalmente foi se simplificando. Jon Snow (Kit Harington) personificou um herói vacilante e isso humanizou sua curva dramática, especialmente na relação catártica com Daenerys (Emilia Clarke). O ponto realmente fraco da temporada foi a pouca representatividade de Cersei (Lena Headey), cuja importância na história em si era maior que sua participação.

Mas a (re)união da família Stark – especialmente pelo embate na linha tênue do folhetinesco, só que bem resolvido no final, entre Sansa (Sophie Turner) e Arya (Maisie Williams) – lembrou a nós que a série é construída dramaticamente, não escrita vulgarmente (mesmo que toda a trajetória de Bran (Isaac Hempstead-Wright) possa ter sido resumida em umas três temporadas apenas).

Num ano em que o número de bons episódios superou quase todas as outras temporadas, o episódio final amarrou algumas pontas soltas, porém abriu boas vertentes que preveem uma season finale tensa e trágica. Mas o que faz de Game of Thrones a potência dramatúrgica que é, está na maneira como constrói sua gama de personagens dentro de um enredo que se vale da intriga para ser a ferramenta de suas ações.

Nessa guerra dos tronos, o jogo do tabuleiro se confunde e se intensifica. Contudo ainda não conseguimos vislumbrar nenhum sinal de xeque-mate. Suas intrigas tornam intrigantes suas possibilidades. O pior é ter que esperar cerca de um ano para verter tudo isso em respostas.

Série: Game of Thrones
Criação: David Benioff, D.B. Weiss
Elenco: Emilia Clarke, Peter Dinklage, Kit Harrington
Gênero: Drama/Fantasia/Épico
País: EUA/UK                                                             Temporada: 7
Data de estreia: 16 de julho de 2017
Emissora: HBO
Duração: 57 min