em

Festival do Rio: A História do Cinema: Uma Odisseia

A mostra Film Docs do Festival do Rio desse ano presenteou os cinéfilos com um verdadeiro tesouro que é a série de documentários exibida pelo Channel 4 inglês sobre a história do cinema mundial de sua aurora até os tempos atuais.

Dividida em 15 episódios de 60 minutos, a série é didática sem ser cansativa, ou acadêmica demais, sem deixar de lado, porém, o embasamento técnico do que é exposto na tela. O grande mérito da produção dirigida e narrada pelo documentarista britânico Mark Cousins é justamente condensar informações importantes sobre a sétima arte em cada episódio em tempo relativamente exíguo. Contudo, apesar de cada episódio ser focado em um período da história do cinema, filmes de períodos anteriores que influenciaram determinada tendência, ou filmes posteriores que foram influenciados por tal tendência são mostrados para maior ilustração e identificação do espectador. De fato a História do cinema aqui é contada a partir do ponto de vista norte americano (da América para o mundo, e não uma coisa simultânea como de fato foi), mas isso não tira o brilho nem o valor desse programa obrigatório para os amantes inveterados dos 24 quadros por segundo neste festival.

Dos 15, cinco episódios já foram exibidos: o primeiro sobre o nascimento, o segundo sobre o nascimento de Hollywood, o terceiro sobre os anos 20, a era de ouro e as primeiras vanguardas, o quarto sobre a chegada do som e o quinto sobre sobre o cinema do pós-guerra, neorealismo italiano e Orson Welles. O próximo passa hoje às 17h45 na cinemateca do MAM e fala sobre os anos 50, sexo e melodrama nos EUA e os grandes mestres da Ásia e África.

A História do Cinema: Uma Odisseia
The Story of Film: An Odissey
País: Grã Bretanha
Ano de Produção: 2011
Diretor: Mark Cousins
No Festival do Rio 2011: Film Doc-(LEP)-12 anos
[xrr rating=4/5]

Participe com sua opinião!