em

Festival do Rio: Muscle Shoals – Um Estúdio Lendário do Rock

No coração da América profunda está escondido, literalmente, um estúdio lendário testemunha de muita história da Música. Trata-se do Muscle Shoal, tema do documentário Muscle Shoal – Um Estúdio Lendário do Rock, de Greg Freddy Camalier. Para se ter uma idéia, o estúdio, localizado na cidade homônima no interior do estado do Alabama, abrigou nomes como Wilson Pikett, Aretha Franklin, Clarence Carter, Jimmy Cliff, Allman Brothers, Rolling Stones e Lynyrd Synyrd.

ms

O documentário é um trabalho singelo, bem feito e carinhoso de reconstituição de todas as histórias curiosas que irão deleitar o espectador fã de Música. Depoimentos de artistas como Mick Jagger, Keith Richards, Bono e Steve Winwood nos conduzem na narrativa, que não foge ao tradicional feijão com arroz dos documentários (depoimentos, fotos de arquivo, música), mas é muito eficiente. Em uma época em que a Música produzia verdadeiras lendas, os estúdios possuíam um caráter mítico e místico, ganhando um papel importantíssimo na trajetória de gravação de álbuns seminais, como Sticky Finger, dos Stones.

 

images

O Muscle apresentava um interessante diferencial em relação a estúdios como Motown e Stax, dedicados somente a artistas negros; era um estúdio em que músicos negros e brancos conviviam na mais perfeita harmonia, harmonia essa que o documentário destaca muito bem. No sul dos Estados Unidos, em uma época em que a segregação ainda era uma cruel realidade, o estúdio antecipava o sonho de Martin Luther King Jr. Foi desse intercâmbio interracial que saíram pérolas como When A Man Loves A Woman, Respect, Free Bird e outras. Muscle Shoal – Um Estúdio Lendário do Rock é indubitavelmente um agradável passeio pelo processo que concepção de música de primeiríssima qualidade.

[xrr rating=3.5/5]

Participe com sua opinião!

Maestria

Publicado por Cesar Monteiro

VerificadoEscritorVideocastCinéfiloMusicólogoRepórterSuper-fãs

Festival do Rio 2013: “Night Moves”

Nova série “The Blacklist” vai te surpreender